As políticas públicas de fomento à ciência, tecnologia e inovação estão cada vez mais presentes na agenda dos municípios paranaenses. O objetivo é fortalecer as atividades, proporcionar mais independência tecnológica e maior desenvolvimento econômico. Veja algumas cidades e suas leis, prêmios e meios de divulgação científica.
Com o apoio cultural da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, o podcast SHEência dá voz a histórias de vida de mulheres cientistas, evidencia suas formações, divulga as pesquisas e incentiva outras mulheres a escolherem e persistirem nas carreiras ligadas às ciências. A publicação dos episódios é quinzenal.
O tema da série de podcast Lições, do projeto Todos Pela Educação, retrata histórias de personagens das redes públicas de ensino, que sofreram os impactos da pandemia no processo de aprendizagem.
O projeto de extensão Agência Escola, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), reúne, em um só espaço, podcast, rádio e jornal on-line para conectar a sociedade ao universo científico.
A Superintendência de Comunicação e Marketing (Sucom), responsável pela comunicação social da Universidade Federal do Paraná (UFPR), disponibiliza vários canais de informações entre a comunidade interna e externa sobre diversos temas de interesse.
A revista eletrônica Ciência, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), divulga a produção científica brasileira e dissemina o conhecimento produzido pela UFPR.
O canal de televisão da Universidade Federal do Paraná (UFPR) apresenta notícias, pesquisas, ações culturais e tudo que acontece dentro da Universidade. Ao manter o conteúdo disponível em um site, o público fica bem informado e tem acesso a novos conhecimentos.
No site do programa de extensão Solo na Escola, do Departamento de Solos e Engenharia Agrícola, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), encontram-se publicações, exposições, videoteca, experiências sobre solos, entre outras informações, para professores e estudantes do ensino fundamental e médio interessados no tema.
Este blog divulga ações e publicações do projeto de extensão que tem o mesmo nome e é produzido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). O objetivo é discutir igualdade de gênero na Academia e incentivar o interesse de meninas pela ciência.
A Semana de Divulgação Científica de Curitiba foi instituída pela Lei nº 20752/2021 (Projeto de Lei nº 153/2021), a ser comemorada anualmente, na semana do dia 16 de outubro, com ações de divulgação e popularização da produção científica. Neste período, pesquisadores, professores, alunos e funcionários de instituições de ensino públicas, privadas e comunitárias, devem ser incentivados a realizar diversas atividades tais como feiras de ciências, palestras, apresentações de sessões de vídeos e arte, panfletagem e exposições voltadas à população.
A Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação foi instituída por meio da Lei Ordinária nº 10987/2019. Com o tema ‘Maringá, inovação, transparência e qualidade de vida’, o último evento aconteceu de 25 a 29 de outubro de 2021.
A Lei Londrinense de Inovação nº 12.334, de 29/09/2015, estabelece medidas de incentivo à inovação, à pesquisa e ao desenvolvimento científico e tecnológico, visando alcançar a capacitação para a pesquisa científica, tecnológica, a inovação e a autonomia tecnológica no ambiente econômico e social em geral, e no ambiente produtivo em particular, do Município de Londrina, do Estado do Paraná, nos termos dos artigos 173 a 177 da Lei Orgânica do Município.
A Lei nº 20.363, de 27 de outubro de 2020, comemora o título Capital Tecnológica e Inovadora do Estado do Paraná, durante a Semana Estadual da Tecnologia e Inovação, celebrada, anualmente, entre os dias 16 a 22 de outubro. Neste período, é realizada a Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco (Inventum).
Criado em 1986, o Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia reconhece e estimula a produção científica, tecnológica e de extensão e dá visibilidade à inovação individual de temas científicos relevantes para a sociedade.