Paraná Faz Ciência 2023:
inovação marca encontro pós-pandemia

Milhares de pessoas, entre elas autoridades, representantes de universidades, alunos, professores e especialistas, estiveram reunidas nos dias 6 a 10 de novembro de 2023, no Campus da Universidade Estadual de Londrina, para realizar trocas e aprendizados sobre a ciência e tecnologia produzidas em solo paranaense, no evento Paraná Faz Ciência (PrFC).

 

Em seu terceiro ano de existência, a Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná – Paraná Faz Ciência foi realizada, pela primeira vez, presencialmente. As duas primeiras edições do evento, em 2021 e 2022, foram organizadas de maneira remota, devido à pandemia da COVID-19, e os arquivos do evento podem ser acessados aqui no site do Paraná Faz Ciência.

 

O evento foi dividido em seis eixos temáticos, com ações integrativas e interativas de divulgação científica, que possibilitaram ao público – presencial e remotamente – centenas de horas de atividade. Com uma programação diversa, damos destaque à Mostra dos NAPIs (Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação), instituídos pela Fundação Araucária e ICT parceiras, e que fez parte parte do Eixo Temático 2 (Mostra Interativa de Ciência, Tecnologia e Inovação).

Quem tornou isso possível

A Semana do PrFC é promovida pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FA), Secretaria Estadual de Modernização, Transformação e Inovação (SEI) e Universidade Estadual de Londrina (UEL). Além disso, contou com o apoio de universidades estaduais, federais e privadas do Estado do Paraná.

 

Para que a semana do evento pudesse acontecer de maneira dinâmica e com qualidade, uma equipe de peso esteve envolvida. A organização contou com a colaboração de 397 estudantes de graduação e pós-graduação como monitores e guias. Além disso, 1500 expositores, 300 oficineiros, 20 palestrantes, 30 membros da comissão organizadora e cerca de 100 servidores e professores da UEL deram suporte ao evento. Desta forma, cerca de 2.300 pessoas deram as mãos para que o Paraná Faz Ciência 2023 acontecesse e para que as 1.346 horas de programação se desenrolassem com excelência.

 

A abertura do evento ocorreu no dia 6 de novembro, no Cine Teatro Universitário Ouro Verde e contou com a apresentação do Concerto da Orquestra Sinfônica da UEL (OSUEL), a Premiação do Programa de Propriedade Intelectual com Foco no Mercado (Prime) e discursos de autoridades promotoras do evento e parceiros. Uma das novidades anunciadas pelo secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), Aldo Nelson Bona, foi a liberação de R$ 28,9 milhões para projetos desenvolvidos nas Universidades que integram a Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável e de Inovação (Ageuni), em 2024.

 

Se você quer assistir a cerimônia de abertura, confira no canal da UVPR no YouTube.

 

FONTES: PrFC UEL, FAPPR, O Perobal UEL.

Eixos Temáticos:

diferentes formatos para falar
de Ciência e Tecnologia

A Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná – Paraná Faz Ciência 2023 foi organizada em seis Eixos Temáticos de atividades integrativas e interativas.

 

Eixo 1 de Ensino Superior do Futuro.

Eixo 2 de Mostra Interativa de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Eixo 3 de Visitas Técnicas

Eixo 4 de Oficinas

Eixo 5 de Cultura e Arte

Eixo 6 de Eventos Acadêmicos.

Houve um número expressivo de atividades propostas, pesquisadores e visitantes. Ao todo, o evento reuniu mais de 20 mil participantes presenciais e milhares de internautas nos canais de transmissão. Cerca de 2.300 pessoas trabalharam para que as mais de 1.346 horas de programação pudessem acontecer, dentre elas monitores e guias, oficineiros, palestrantes, expositores, servidores e professores. Os seis eixos temáticos aconteceram de maneira concomitante, nos períodos da manhã, tarde e noite.

II Semana Geral dos NAPIs:

as centenas contribuições da
pesquisa paraense

A II Semana Geral dos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs) movimentou a Universidade Estadual de Londrina (UEL). Dos 62 NAPIs já implantados ou em construção, 38 expuseram as atividades no evento, dos dias 7 ao 10 de setembro de 2023. A atividade fez parte do Eixo 3, de Mostras Interativas, da Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná – Paraná Faz Ciência.

 

Os NAPIs são uma iniciativa da Fundação Araucária com apoio da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) que têm como objetivo conduzir a produção de conhecimento de forma colaborativa entre os pesquisadores paranaenses. A ideia é estimular os grupos a proporem soluções para demandas reais de desenvolvimento de setores estratégicos do Paraná, mediante financiamento do Estado.

 

Participaram da abertura da II Semana Geral dos NAPIs autoridades como a reitora da UEL, Marta Regina Gimenez Favaro; o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Aldo Bona; o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig; e o presidente da Tecpar, Celso Kloss. O diretor de CT&I da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa, também presente na abertura, destacou que “os resultados que os NAPIs estão entregando contribuem para os avanços de ciência e tecnologia do Estado. Isso nos leva a reforçar a estratégia de apoio, ampliando os recursos que podemos obter. Estamos em um momento de celebração”.

 

A semana dos NAPIs foi distribuída em quatro dias, ao longo da semana, no período da manhã e da tarde, e aconteceu simultaneamente em duas salas. De terça à sexta diversos resultados, propostas e ideias foram divididas entre pesquisadores, professores e estudantes de várias universidades paranaenses.

 

Confira a programação da II Semana Geral dos NAPIs nos links abaixo:

Paraná Faz Ciência 2022 – Podcast

A partir do conteúdo dos vídeos produzidos durante a realização do Paraná Faz Ciência, foi possível organizar um podcast para de cada um e, assim, desenvolver uma ideia que conecta, ou não, todos os participantes. Os créditos da produção dos podcasts vão para:

Paraná Faz Ciência 2021 – Podcast

A partir do conteúdo dos vídeos produzidos durante a realização do Paraná Faz Ciência, foi possível organizar um podcast para de cada um e, assim, desenvolver uma ideia que conecta, ou não, todos os participantes. Os créditos da produção dos podcasts vão para: pesquisa e roteiro – Silvia Calciolari; revisão e apresentação – Ana Paula Machado Velho; edição – Milena Plahtyn; arte – Pedro Henrique Crespo e Carolina Palhares dos Santos; e edição digital – Mariana Casaroto.

Segunda-Feira

Terça-Feira

Quarta-Feira

Quinta-Feira

Sexta-Feira

Paraná Faz Ciência 2022 – Vídeos

Paraná: aqui se faz ciência

O homem e suas invenções: ganhos e perdas

Pré-sal: patrimônio geológico e cultural

Ciência, Arte e Cotidiano: uma relação sem fronteiras
Divulgação Científica – Como e por quê?
Paraná: um estado de diversidade étnica e produtiva

Mares: urgências e emergências

Terça-Feira

Painel 3:  Mulheres cientistas, a diversidade em ação
Intérprete de Libras: Josiane Sant’Ana Bandeira (Unicentro)

 

Painel 4: Ciência na escola
Intérprete de Libras: Jaqueline Araújo (Unespar) 

 

Painel 5: Contribuições da ciência para os ODS/ONU
Intérprete de Libras: Alan Marlon de Mattos (Unicentro) 

 

Quarta-Feira

Painel 6: Experiências em Comunicação Pública da Ciência
Intérprete de Libras: Thalyta Cristina D’avila dos Santos (UEM) e Helóra dos Santos Carloto (UEM)

 

 

Painel 7: Ciência e tecnologia no enfrentamento da Covid-19.
Intérprete de Libras: Ana Paula Fontoura Slompo da Silva (SEED Maringá) 

 

Lançamento Res Tec 

 

Quinta-Feira

Painel 8: CT&I na produção de energia verde
Intérprete de Libras: Thalyta Cristina D’avila dos Santos (UEM) e Helóra dos Santos Carloto (UEM) 

 

 

Painel 9: Crimes ambientais e a ciência forense
Intérprete de Libras: Roseli Capelário (Unicentro) 

Painel 10: Mudanças climáticas: o que a ciência tem a dizer?
Intérprete de Libras: Jaqueline Araújo (Unespar) 

 

 

Sexta-Feira

Painel 11: Inovação tecnológica nas visitas aos museus universitários
Intérprete de Libras: Roseli Capelário (Unicentro)

Paraná Faz Ciência 2021

O Paraná Faz Ciência foi idealizado e realizado em plena pandemia da Covid-19, momento em que a internet serviu de abrigo para que os cientistas pudessem continuar a divulgação da produção acadêmica, amplificando o alcance para os mais variados públicos. 

No formato integralmente digital, o conteúdo dos painéis, palestras e eventos que fizeram parte da 18ª Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação podem ser acessados a qualquer tempo e lugar. 

Aqui você assiste à íntegra dos vídeos organizados pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), em parceria com a Universidade Virtual do Paraná (UVPR) e Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti-PR), com o apoio da Fundação Araucária. Também pode conferir os podcasts produzidos a partir dos debates realizados em outubro de 2021, que destacam várias ideias contidas nas discussões entre os participantes do Paraná Faz Ciência.

Segunda-Feira

Caos climático: relevância e urgência
Palestra - Mudanças climáticas globais Todos concordam que a emergência da crise sanitária causada pelo coronavírus, desde o final de 2019, deve mobilizar os diversos campos da ciência e tecnologia…
Arte: simbiose entre ciência e tecnologia
Painel 2 - A transversalidade da ciência e tecnologia nos espaços culturais universitários Enquanto você navega neste site, lê esse texto e consome os conteúdos aqui inseridos, saiba que muitas pes…

Terça-Feira

Quarta-Feira

Quinta-Feira

Em vez de negar, vamos ouvir a ciência
Painel 10 - Mudanças climáticas: o que a ciência tem a dizer? Desde a década de 1960, os cientistas do clima e organizações internacionais estão fazendo reiterados alertas para os impactos devastad…
A ciência como aliada da justiça
Painel 9 - Crimes ambientais e a ciência forense A maioria das pessoas não sabe, mas boa parte das perícias criminais é realizada por cientistas nos laboratórios instalados nas universidades. As pr…

Sexta-Feira

Hora da Ciência

Hey, chips é de comer ou o quê?
Vamos descobrir o que é e saber se você já comeu ou usou  Você sabe dizer o que é ou o que são chips? Olha isso! Até nessa hora o português faz diferença. “Chips é, chips são...” Na real, o…
Você se liga nesse papo de seres vivos?
Olha essa parada e depois decide se é deus me livre ou quem me dera  Sabe aquela matéria que fala de todos os tipos de seres vivos, como funcionam... desenrola sobre metabolismo, reprodução, e…
Coca-cola e farmácia
O que será que uma tem a ver com a outra? Bora descobrir! O ano era 1886. Um farmacêutico americano inventou uma mistura líquida de cor caramelo e água com gás, e vendia o remédio como “tônico para…
Agro é tech, é top e muito mais
Plantas e bichos são sua praia, então... considere as Agrárias Fala aí. Se você gosta do campo, se liga na natureza e curte os animais, as Ciências Agrárias têm tudo a ver com seu jeito de ser. A á…

Paraná Faz Ciência 2022

Em 2022, a Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, realizada entre os dias 29 de novembro a 01 de dezembro, mês Nacional da Ciência Tecnologia e Inovação, teve como tema o “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”. Seguindo essa proposta, o Paraná Faz Ciência celebra o Bicentenário da Ciência no nosso Estado.

Paraná: aqui se faz ciência
Abertura: A Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação começou com boas novas No ar o Paraná Faz Ciência 2022. Em comemoração aos dois séculos de soberania do Brasil, a Superintendência de C…
Pré-sal: patrimônio geológico e cultural
Talk show: A Descoberta do pré-sal e os avanços da ciência na área geológica Sem inovação tecnológica, o Brasil não teria o cobiçado ouro preto. A enorme reserva de petróleo e de gás natural encont…
Mares: urgências e emergências
Talk Show: Década do Oceano  A saúde oceânica precisa de ajuda. Desafios e soluções globais para restaurar e conservar a biodiversidade marinha e costeira fazem parte da Agenda 2030 das Organi…

Paraná Faz Ciência 2021 – Vídeos

O Paraná Faz Ciência foi idealizado e realizado em plena pandemia da Covid-19, momento em que a internet serviu de abrigo para que os cientistas pudessem continuar a divulgação da produção acadêmica, amplificando o alcance para os mais variados públicos. 

No formato integralmente digital, o conteúdo dos painéis, palestras e eventos que fizeram parte da 18ª Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação podem ser acessados a qualquer tempo e lugar. 

Aqui você assiste à íntegra dos vídeos organizados pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), em parceria com a Universidade Virtual do Paraná (UVPR) e Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti-PR), com o apoio da Fundação Araucária. Também pode conferir os podcasts produzidos a partir dos debates realizados em outubro de 2021, que destacam várias ideias contidas nas discussões entre os participantes do Paraná Faz Ciência.

Segunda-Feira

Painel de Abertura: Política e estratégia de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Intérprete de Libras: Soliane Moreira  (Unicentro) 

 

Palestra: Mudanças climáticas globais
Intérpretes de Libras: Rosalba Delanora (Unicentro); Elenir Guerra (Unicentro)

 Painel 1: Oportunidades e os desafios dos museus e centros de  ciências

Intérprete de Libras: Josiane Sant’Ana Bandeira (Unicentro) 

 

 Painel 2: A transversalidade da ciência e tecnologia nos espaços culturais universitários
Intérprete de Libras: Luana Cardoso (Unicentro)

 

Painel de Abertura: Política e estratégia de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Intérprete de Libras: Soliane Moreira  (Unicentro) 

 

Terça-Feira

Painel 3:  Mulheres cientistas, a diversidade em ação
Intérprete de Libras: Josiane Sant’Ana Bandeira (Unicentro)

 

Painel 4: Ciência na escola
Intérprete de Libras: Jaqueline Araújo (Unespar) 

 

Painel 5: Contribuições da ciência para os ODS/ONU
Intérprete de Libras: Alan Marlon de Mattos (Unicentro) 

 

Quarta-Feira

Painel 6: Experiências em Comunicação Pública da Ciência
Intérprete de Libras: Thalyta Cristina D’avila dos Santos (UEM) e Helóra dos Santos Carloto (UEM)

 

 

Painel 7: Ciência e tecnologia no enfrentamento da Covid-19.
Intérprete de Libras: Ana Paula Fontoura Slompo da Silva (SEED Maringá) 

 

Lançamento Res Tec 

 

Quinta-Feira

Painel 8: CT&I na produção de energia verde
Intérprete de Libras: Thalyta Cristina D’avila dos Santos (UEM) e Helóra dos Santos Carloto (UEM) 

 

 

Painel 9: Crimes ambientais e a ciência forense
Intérprete de Libras: Roseli Capelário (Unicentro) 

Painel 10: Mudanças climáticas: o que a ciência tem a dizer?
Intérprete de Libras: Jaqueline Araújo (Unespar) 

 

 

Sexta-Feira

Painel 11: Inovação tecnológica nas visitas aos museus universitários
Intérprete de Libras: Roseli Capelário (Unicentro)