Sobre

A plataforma digital Paraná Faz Ciência (PrFC) foi criada, em 2022, para divulgar as atividades realizadas no evento online com o mesmo nome, que ocorreu em outubro de 2021. O espaço foi idealizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti-PR), em parceria com a Universidade Virtual do Paraná (UVPR) e a Universidade Estadual de Maringá (UEM), com o apoio da Fundação Araucária e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Com o tempo, no entanto, a plataforma se transformou em um espaço que tem como objetivo reunir informações sobre a ciência e seus atores de todo o estado do Paraná.

 

Em uma seção, o site armazena os diversos painéis do PrFC. O evento é o braço paranaense da Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A memória da programação do evento, que anualmente reúne pesquisadores das instituições estaduais de ensino superior para apresentar a produção científica do Estado e discutir novos caminhos para o desenvolvimento tecnológico e sustentável, pode ser vista na plataforma em arquivos de texto, imagens, vídeos e podcasts. Tudo está disponível para ser compartilhado com o maior número de pessoas.

 

Por outro lado, o PrFC também divulga informações quase diárias sobre nossas universidades, ações de agências de fomento, centros de ciência, museus, editais, eventos e muito mais.

 

Enfim, o site é uma forma de guardar conteúdos que fazem parte da história da ciência paranaense, de criar uma memória do que foi produzido até então, mas também de divulgar o que temos e estamos fazendo para fortalecer e fazer circular o conhecimento.

O Paraná Faz Ciência é um legado do povo de nosso estado.

 

Divulgue-o para seus pares!