Paraná Faz Ciência 2021

O Paraná Faz Ciência foi idealizado e realizado em plena pandemia da Covid-19, momento em que a internet serviu de abrigo para que os cientistas pudessem continuar a divulgação da produção acadêmica, amplificando o alcance para os mais variados públicos. 

No formato integralmente digital, o conteúdo dos painéis, palestras e eventos que fizeram parte da 18ª Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação podem ser acessados a qualquer tempo e lugar. 

Aqui você assiste à íntegra dos vídeos organizados pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), em parceria com a Universidade Virtual do Paraná (UVPR) e Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti-PR), com o apoio da Fundação Araucária. Também pode conferir os podcasts produzidos a partir dos debates realizados em outubro de 2021, que destacam várias ideias contidas nas discussões entre os participantes do Paraná Faz Ciência.

Segunda-Feira

Caos climático: relevância e urgência
Palestra - Mudanças climáticas globais Todos concordam que a emergência da crise sanitária causada pelo coronavírus, desde o final de 2019, deve mobilizar os diversos campos da ciência e tecnologia…
Arte: simbiose entre ciência e tecnologia
Painel 2 - A transversalidade da ciência e tecnologia nos espaços culturais universitários Enquanto você navega neste site, lê esse texto e consome os conteúdos aqui inseridos, saiba que muitas pes…

Terça-Feira

Quarta-Feira

Quinta-Feira

Em vez de negar, vamos ouvir a ciência
Painel 10 - Mudanças climáticas: o que a ciência tem a dizer? Desde a década de 1960, os cientistas do clima e organizações internacionais estão fazendo reiterados alertas para os impactos devastad…
A ciência como aliada da justiça
Painel 9 - Crimes ambientais e a ciência forense A maioria das pessoas não sabe, mas boa parte das perícias criminais é realizada por cientistas nos laboratórios instalados nas universidades. As pr…

Sexta-Feira

Hora da Ciência

Hey, chips é de comer ou o quê?
Vamos descobrir o que é e saber se você já comeu ou usou  Você sabe dizer o que é ou o que são chips? Olha isso! Até nessa hora o português faz diferença. “Chips é, chips são...” Na real, o…
Você se liga nesse papo de seres vivos?
Olha essa parada e depois decide se é deus me livre ou quem me dera  Sabe aquela matéria que fala de todos os tipos de seres vivos, como funcionam... desenrola sobre metabolismo, reprodução, e…
Coca-cola e farmácia
O que será que uma tem a ver com a outra? Bora descobrir! O ano era 1886. Um farmacêutico americano inventou uma mistura líquida de cor caramelo e água com gás, e vendia o remédio como “tônico para…
Agro é tech, é top e muito mais
Plantas e bichos são sua praia, então... considere as Agrárias Fala aí. Se você gosta do campo, se liga na natureza e curte os animais, as Ciências Agrárias têm tudo a ver com seu jeito de ser. A á…