Em vez de negar, vamos ouvir a ciência

Painel 10 – Mudanças climáticas: o que a ciência tem a dizer?

Desde a década de 1960, os cientistas do clima e organizações internacionais estão fazendo reiterados alertas para os impactos devastadores à saúde humana e ambiental das contínuas emissões de dióxido de carbono (CO²) e outros gases de efeito estufa. E mais: com o aquecimento global, a acidificação dos oceanos, os eventos extremos do clima e a devastação das florestas farão da terra um lugar inóspito para todos os seres vivos. Isso graças à ação humana na exploração e queima dos combustíveis fósseis como petróleo, carvão e gás.

Em outras palavras, os modelos climáticos do futuro são aterrorizantes. E os cientistas paranaenses que se dedicam à pesquisa dos impactos das mudanças climáticas para a produção de alimentos, a conservação da biodiversidade e a sobrevivência humana e de outros seres vivos fazem coro aos alertas emitidos por cientistas do mundo inteiro. Nosso tempo está acabando!

Estamos vivenciando sucessivas crises hídricas e de geração de energia, que estão na rasteira da emergência climática. Isto porque a face mais perversa do caos climático é o fato de que aqueles que menos contribuem para o aquecimento do planeta serão os primeiros e maiores afetados por seus impactos. Ou seja, estamos falando das populações mais vulneráveis no campo e nas cidades, que vivem em situação de extrema pobreza e insegurança alimentar, moram em áreas de risco suscetíveis a enchentes e desmoronamentos e não têm alternativa para se proteger.

O que mais a ciência deve fazer para provar às pessoas que a emergência climática é uma realidade e o ponto de não retorno está mais próximo do que nós, leigos, podemos supor? Como cada humano neste planeta pode contribuir para termos efetivamente uma política de transição para uma economia sustentável, com respeito ao meio ambiente e preservação da biodiversidade? Para essas e outras questões, a ciência já deu as respostas. Em vez de negá-la, temos que ouvir a voz da razão e tomar consciência. E tudo pra anteontem. É isso que podemos assistir no painel que discutiu esse tema, no Paraná Faz Ciência de 2021. Acesse abaixo!

Intérprete de LIBRAS: Jaqueline Araújo (Unespar)

Painel 10: Mudanças climáticas: o que a ciência tem a dizer?
Intérprete de Libras: Jaqueline Araújo (Unespar)

Painelistas

Dayani Bailly

UEM

Possui graduação em Ciências Biológicas, mestrado e doutorado em Ciências Ambientais, pelo Curso de Pós-graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais, todos da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Pós-doutorado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e UEM, onde é professora do Departamento de Biologia (DBI) e integra o Programa em Ecologia de Ambientes Aquáticos e Continentais (PEA).

Irene Carniatto

Unioeste

Graduada em Ciências com habilitação em Matemática, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste); mestrado em Educação em Ciências, pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep); doutorado em Engenharia Florestal, pela Universidade Federal do Paraná; e pós-doutorado em Ciências Biológicas, pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). É pesquisadora e docente da Unioeste e coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Bacia Hidrográfica e Educação Ambiental.

Carlos Roberto Sanquetta

UFPR

Graduado em Engenharia Florestal e com dois mestrados: em Manejo Florestal, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), e em Silvicultura e Ecologia, pela Ehime University, no Japão. Doutorado em Ecologia e Manejo de Recursos Florestais, pela United Graduate School of Agricultural Sciences; pós-doutorado pela Japan Society for the Promotion of Science, os dois no Japão; e pós-doutorado em Manejo de Ecossistemas e Manejo Florestal e Mudanças Climáticas, na Universidade de Lisboa, Portugal.

Halley Caixeta

UEL

Possui graduação em Ciências Biológicas, doutorado em Biologia Funcional e Molecular, e pós-doutorado em Fisiologia Vegetal, todos pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Trabalha como professor na Universidade Estadual de Londrina (UEL), orientando nos programas de Pós-Graduação em Ciências Biológicas e em Agronomia.

Mediador

Francisco de Assis Mendonça

UFPR

Graduado em Geografia, pela Universidade Federal de Goiás (UFG); mestrado em Geografia Física/Meio ambiente; e doutorado em Clima e Planejamento Urbano, pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutorado em Epistemologia da Geografia, pela Université Sorbonne/Paris I, na França, e Estudo do Ambiente Urbano, pela Universidad de Chile, todos em Geografia. É docente da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Geografia, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Silvia Calciolari

Jornalista e mestre em Sociologia das Organizações pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).