Coca-cola e farmácia

O que será que uma tem a ver com a outra? Bora descobrir!

O ano era 1886. Um farmacêutico americano inventou uma mistura líquida de cor caramelo e água com gás, e vendia o remédio como “tônico para o cérebro” indicado, na época, para curar dor de cabeça.

A história do refri super famoso tem mais babado, mas o foco aqui é falar sobre a profissão de farmacêutico, que muita gente acha que é só para vender remédio.

Se você gosta de ajudar as pessoas a ficarem bem e não desmaia ao ver sangue, considere essa diversificada área da saúde, que tem muita coisa bacana para se fazer, inclusive ser um CSI. Isso mesmo, com o curso de Farmácia na mão, você pode até ser um perito criminal. Sabia?

Pois é. E para conhecer o que mais se pode fazer, escuta o que a “profe” Patrícia Bonfim, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), fala no Hora da Ciência . Ela conta em detalhes o que é, o que executa e como se faz para ser “profissa” desse território gigante chamado Farmácia.

Quer um spoiler de atuação na área? Indústria alimentícia, análises clínicas, análises ambientais, análises toxicológicas, perícia criminal, atendimento hospitalar, farmácia industrial (cosmética, higiene, fármacos entre outros). A lista tem fim, mas é grande pra caramba. Confere no Hora da Ciência, do Conexão Ciência.

Se gosta de surpresa pule esse parágrafo! Mas… no final da apresentação, a “profe” faz um convite muito legal. Para quem curte essa vibe, ela convida a fazer parte do grupo de pesquisa de fungos que ela coordena. Entra lá pra conhecer o Micotec.

Explicando melhor o que é o Conexão Ciência, ou C², saiba que é um projeto de extensão da UEM, que mostra tudo o que os cientistas de lá estão fazendo.

O Hora da Ciência é uma série de lives que foram gravadas, bem legais, fáceis de entender, produzidas pelo C², para crianças e jovens curiosos em descobrir como a ciência é bacana e como o cientista é importante para a vida das pessoas.

Outra coisa legal é saber que todo mês de outubro o Paraná comemora a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia. Na última edição, em 2021, o Hora da Ciência apresentou essas lives sobre várias áreas. Se esperta que esse ano tem mais.

Confere o vídeo da professora e dá uma espiada no insta prof.dra.patríciabonfim que tem dicas super legais e é aberto a perguntas. Veja como é show e grita pra galera. Não sem antes stalkear o C², o Hora da Ciência. Simples assim.

Confira aqui o vídeo do Hora da Ciência e saiba mais sobre o mundo farmacêutico

Papo sério sobre a “profe”

Analista clínica, mestre e doutora em Ciências da Saúde, pós-doutora em Biociências e Fisiopatologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) . Docente da UEM, no Ddepartamento de Análises Clínicas e Biomedicina, é pesquisadora no grupo de Micologia Médica – Grupo de Pesquisas em Tecnologias Aplicadas às Infecções Fúngicas (Micotec). Atua, ainda, em terapia fotodinâmica como alternativa para terapia antifúngica. É coordenadora do Grupo de Pesquisa em Evidências Científicas sobre Covid-19, da UEM, e divulgadora científica.

Noth Camarão

Jornalista, Fotojornalista, Relações Públicas e Publicitária graduada pela Universidade Estácio de Sá (RJ).