Milhares de pessoas, entre elas autoridades, representantes de universidades, alunos, professores e especialistas, estiveram reunidas nos dias 6 a 10 de novembro de 2023, no Campus da Universidade Estadual de Londrina, para realizar trocas e aprendizados sobre a ciência e tecnologia produzidas em solo paranaense, no evento Paraná Faz Ciência (PrFC).
Em seu terceiro ano de existência, a Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná – Paraná Faz Ciência foi realizada, pela primeira vez, presencialmente. As duas primeiras edições do evento, em 2021 e 2022, foram organizadas de maneira remota, devido à pandemia da COVID-19, e os arquivos do evento podem ser acessados aqui no site do Paraná Faz Ciência.
O evento foi dividido em seis eixos temáticos, com ações integrativas e interativas de divulgação científica, que possibilitaram ao público – presencial e remotamente – centenas de horas de atividade. Com uma programação diversa, damos destaque à Mostra dos NAPIs (Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação), instituídos pela Fundação Araucária e ICT parceiras, e que fez parte parte do Eixo Temático 2 (Mostra Interativa de Ciência, Tecnologia e Inovação).
A Semana do PrFC é promovida pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FA), Secretaria Estadual de Modernização, Transformação e Inovação (SEI) e Universidade Estadual de Londrina (UEL). Além disso, contou com o apoio de universidades estaduais, federais e privadas do Estado do Paraná.
Para que a semana do evento pudesse acontecer de maneira dinâmica e com qualidade, uma equipe de peso esteve envolvida. A organização contou com a colaboração de 397 estudantes de graduação e pós-graduação como monitores e guias. Além disso, 1500 expositores, 300 oficineiros, 20 palestrantes, 30 membros da comissão organizadora e cerca de 100 servidores e professores da UEL deram suporte ao evento. Desta forma, cerca de 2.300 pessoas deram as mãos para que o Paraná Faz Ciência 2023 acontecesse e para que as 1.346 horas de programação se desenrolassem com excelência.
A abertura do evento ocorreu no dia 6 de novembro, no Cine Teatro Universitário Ouro Verde e contou com a apresentação do Concerto da Orquestra Sinfônica da UEL (OSUEL), a Premiação do Programa de Propriedade Intelectual com Foco no Mercado (Prime) e discursos de autoridades promotoras do evento e parceiros. Uma das novidades anunciadas pelo secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), Aldo Nelson Bona, foi a liberação de R$ 28,9 milhões para projetos desenvolvidos nas Universidades que integram a Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável e de Inovação (Ageuni), em 2024.
Se você quer assistir a cerimônia de abertura, confira no canal da UVPR no YouTube.
FONTES: PrFC UEL, FAPPR, O Perobal UEL.
Eixos Temáticos:
diferentes formatos para falar
de Ciência e Tecnologia
A Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná – Paraná Faz Ciência 2023 foi organizada em seis Eixos Temáticos de atividades integrativas e interativas.
Eixo 1 de Ensino Superior do Futuro.
Eixo 2 de Mostra Interativa de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Eixo 3 de Visitas Técnicas
Eixo 4 de Oficinas
Eixo 5 de Cultura e Arte
Eixo 6 de Eventos Acadêmicos.
Houve um número expressivo de atividades propostas, pesquisadores e visitantes. Ao todo, o evento reuniu mais de 20 mil participantes presenciais e milhares de internautas nos canais de transmissão. Cerca de 2.300 pessoas trabalharam para que as mais de 1.346 horas de programação pudessem acontecer, dentre elas monitores e guias, oficineiros, palestrantes, expositores, servidores e professores. Os seis eixos temáticos aconteceram de maneira concomitante, nos períodos da manhã, tarde e noite.
II Semana Geral dos NAPIs:
as centenas contribuições da
pesquisa paraense
A II Semana Geral dos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs) movimentou a Universidade Estadual de Londrina (UEL). Dos 62 NAPIs já implantados ou em construção, 38 expuseram as atividades no evento, dos dias 7 ao 10 de setembro de 2023. A atividade fez parte do Eixo 3, de Mostras Interativas, da Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná – Paraná Faz Ciência.
Os NAPIs são uma iniciativa da Fundação Araucária com apoio da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) que têm como objetivo conduzir a produção de conhecimento de forma colaborativa entre os pesquisadores paranaenses. A ideia é estimular os grupos a proporem soluções para demandas reais de desenvolvimento de setores estratégicos do Paraná, mediante financiamento do Estado.
Participaram da abertura da II Semana Geral dos NAPIs autoridades como a reitora da UEL, Marta Regina Gimenez Favaro; o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Aldo Bona; o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig; e o presidente da Tecpar, Celso Kloss. O diretor de CT&I da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa, também presente na abertura, destacou que “os resultados que os NAPIs estão entregando contribuem para os avanços de ciência e tecnologia do Estado. Isso nos leva a reforçar a estratégia de apoio, ampliando os recursos que podemos obter. Estamos em um momento de celebração”.
A semana dos NAPIs foi distribuída em quatro dias, ao longo da semana, no período da manhã e da tarde, e aconteceu simultaneamente em duas salas. De terça à sexta diversos resultados, propostas e ideias foram divididas entre pesquisadores, professores e estudantes de várias universidades paranaenses.
Confira a programação da II Semana Geral dos NAPIs nos links abaixo:
Paraná Faz Cência - O conhecimento perto de você!
Copyright © 2023 Paraná Faz Ciência. | Desenvolvido pela equipe UVPR