Pacto Global: universidades comprometidas com a sustentabilidade

Painel 5 – Contribuições da ciência para os ODS da ONU

Estamos a menos de uma década para a revisão das 169 metas para o desenvolvimento sustentável, estabelecidas, em 2015, pelos países que aderiram ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Neste contexto, as instituições de ensino superior paranaenses estão fazendo a lição de casa e incorporando, em suas práticas, projetos de pesquisa e extensão coordenados com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

É o que podemos constatar no Painel 5 – Contribuições da ciência para os ODS/ONU, do Paraná Faz Ciência, que reuniu painelistas de diversas universidades para explanarem as iniciativas desenvolvidas pelos alunos, professores e pesquisadores, dentro e fora da instituição (acesse o vídeo, na íntegra, abaixo). Entre todos os temas que envolvem os ODS, é possível perceber que o meio ambiente e sua preservação dominam a produção científica, seguidos das questões relacionadas à saúde humana, qualidade de vida, equidade de gênero, entre outros.

No Paraná, assim como em outros lugares do planeta, vemos que o grande desafio colocado por todos é elaborar estratégias para divulgar o conhecimento produzido pelos cientistas. A ideia de um agir local para mudanças globais é a base para as atuais e futuras gerações adotarem novas formas de consumo e adquirirem consciência para a importância da preservação ambiental.

Trabalhando em rede, os cientistas paranaenses, com o apoio dos órgãos de fomento à ciência e tecnologia comprometidos com a Agenda 2030, buscam agir em sintonia para colocar o conhecimento a serviço do desenvolvimento regional. Outro desafio é formar novas lideranças que coloquem em ação as metas estabelecidas pelo Pacto Global.

Isto porque a ciência sempre foi, e será, uma importante aliada na construção de um mundo sustentável, com justiça e saúde ambiental, priorizando a igualdade de gênero, econômica e social. Não é modéstia afirmar que as universidades são a grande arena onde os objetivos da Agenda 2030 estão sendo discutidos sob a batuta da ciência, reverberando para toda a sociedade.

Intérprete de LIBRAS: Alan Marlon de Mattos (Unicentro)

Painel 5: Contribuições da Ciência para os ODS/ONU
Intérprete de Libras: Alan Marlon de Mattos (Unicentro)

Painelistas

Sandra Mara de Alencar Schiavi

UEM

Economista pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), tem doutorado em Engenharia de Produção, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com doutorado sanduíche no Université de Nantes (ENITIAA), na França, e pós-doutorado na Kansas State University, no Department of Agricultural Economics. É professora do Departamento de Administração, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), e atualmente é Pró-Reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PLD/UEM).

Márcio Fernandes

Unicentro

Graduado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), possui mestrado em Comunicação e Linguagens, pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), e doutorado em Comunicação e Cultura, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com período sanduíche na Universidade de Lisboa, Portugal. É professor do Departamento de Comunicação Social, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e é diretor da Central de Relações Institucionais, Inovação, Empreendedorismo e Empregabilidade (CRIE), da Unicentro.

Sebastião Cavalcanti Neto

Unespar

Graduado em Administração/Comércio Exterior, pela Universidade Paranaense (Unipar); mestrado em Administração, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL); e doutorado em Administração, pela Universidade do Grande Rio (Unigranrio). É professor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), onde coordena o Núcleo de Inovação Tecnológica e lidera o Grupo de Pesquisa em Ensino de Administração.

Romário Augusto Rodrigues dos Santos

YAH Curitiba

Possui graduação em Design Gráfico, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Programação Visual. Integra o Youth Action Hub – Curitiba (YAH/CWB) para a formação de lideranças e o desenvolvimento de boas práticas.

Mediador

Luis Paulo Gomes Mascarenhas

Seti-PR

É graduado em Educação Física, pela Universidade de Formação e Educação e Cultural do ABC (UFABC) e possui mestrado em Atividade Física e Saúde, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É doutor em Saúde da Criança e do Adolescente, área de concentração em Endocrinologia Pediátrica, pela UFPR. É professor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), câmpus Irati, e coordenador do Escritório de Relações Internacionais e Institucionais da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná (Seti-PR).

Silvia Calciolari

Jornalista e mestre em Sociologia das Organizações pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).