Divulgação científica: uma rede para chamar de nossa

Painel 6 – Experiências em comunicação pública na ciência

Você conhece ou já ouviu falar da Rede de Popularização da Ciência do Paraná? Provavelmente, não. E por que não? Porque esse ainda é o sonho de consumo de dez entre dez professores, pesquisadores e gestores que entendem a importância da divulgação científica como estratégia de valorização da ciência.

A ideia é termos uma organização que reuna, em um único ambiente virtual, toda a produção científica feita nas instituições de ensino superior, públicas e privadas do nosso Estado, para troca de conhecimento entre pesquisadores. E mais: comunicar à sociedade todo o processo que constitui esses saberes. Afinal, muitas pessoas não se dão conta de que, em nosso dia a dia, estamos envolvidos e tendo o suporte da ciência, da tecnologia e todas as inovações que, diariamente, saem das universidades.

Enquanto não temos uma rede estadual formal e oficialmente constituída para a divulgação científica, é possível ver que, em muitas instituições, já há iniciativas bem sucedidas que atestam a viabilidade da proposta. Felizmente, através da ação política de pesquisadores, gestores e agências de fomento, várias universidades já aderiram à ideia e apoiam projetos de extensão que criam redes de comunicação da ciência.

Durante os painéis e palestras do evento on-line Paraná Faz Ciência, realizado em outubro de 2021, durante a 18ª Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, disponível na íntegra, abaixo, vimos a riqueza da produção científica paranaense, onde a transversalidade e a interdisciplinaridade pautam o trabalho dos nossos pesquisadores.

Por isso a proposta de uma Rede de Popularização da Ciência do Paraná nunca foi tão necessária e urgente para mostrarmos que, aqui, fazemos ciência da melhor qualidade, com capacidade técnica e inovação científica, tendo o reconhecimento dos pares e desempenho ranqueado entre as melhores instituições de ensino superior da América Latina.

Intérpretes de LIBRAS: Thalyta Cristina D’avila dos Santos (UEM) e Helóra dos Santos Carloto (UEM)

Painel 6: Experiências em comunicação pública da ciência
Intérpretes de Libras: Thalyta Cristina D’avila dos Santos (UEM) e Helóra dos Santos Carloto (UEM)

Painelistas

Ana Paula Machado Velho

UEM

Graduada em Comunicação Social, pela Faculdade da Cidade (UNIVERCIDADE/RJ), é mestre e doutora em Comunicação e Semiótica, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e pós-doutora em Arte e Tecnologia (LArt), pela Universidade de Brasília (UnB). Atua como professora do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia – Mestrado Profissional e como jornalista, na Assessoria de Comunicação e Divulgação Científica, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Estadual de Maringá (PEC/UEM), e na Assessoria de Comunicação Social da UEM.

André Azevedo da Fonseca

UEL

Possui graduação em Comunicação Social, pela Universidade de Uberaba (UNIUBE), especialização em História do Brasil, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), doutorado em História, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), e pós-doutorado no Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC/UFRJ). É professor Associado no Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Maurini de Souza

UTFPR

Possui graduação em Letras Português, em Letras Alemão e em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); mestrado em Letras, sobre Estudos Literários – Dialética no Teatro de Bertolt Brecht; e doutorado em Letras: Sociolinguística – comparativo do texto publicitário em revistas brasileiras e alemãs no século XX, também pela UFPR. É professora no mestrado em Linguagens e nas graduações em Comunicação Organizacional e Letras, e atua como diretora de Comunicação, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Regiane Regina Ribeiro

UFPR

Graduada em Comunicação Social, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), é diretora do Setor de Artes, Comunicação e Design, coordena a Agência Escola de Comunicação Pública da UFPR e é líder do grupo de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no Núcleo de Estudos em Ficção Seriada (NEFICS).

Mediadora

Vanessa Barazzetti

Fundação Araucária

Graduada em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR); pós-graduação em Gestão Empresarial com ênfase em Marketing. É doutoranda do Programa de Integração Latino-Americana, na linha de pesquisa Comunicação e Cultura, da Universidade de São Paulo (USP). Trabalha no setor de comunicação, da Fundação Araucária, vinculada à Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti-PR).

Silvia Calciolari

Jornalista e mestre em Sociologia das Organizações pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).