Paraná Faz Ciência: Mês da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Lançamento oficial do Paraná Faz Ciência

Há quase duas décadas, outubro foi instituído o Mês Nacional da Ciência e Tecnologia, quando professores, pesquisadores e gestores das instituições públicas de ensino superior, órgãos governamentais e de fomento realizam diversos eventos e atividades para propagar e promover a divulgação científica no país. Com a pandemia, a 18ª Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCT) adotou o formato remoto, mas não perdeu a essência.

No Paraná, dez instituições públicas de ensino superior estiveram diretamente envolvidas na realização da edição on-line da SNCT, com o evento Paraná faz Ciência: Mês da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Nesta edição de 2021, a Semana Nacional teve como eixo central “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”. O objetivo foi mostrar que o Paraná também faz ciência de qualidade, com transversalidade e transdisciplinaridade, volume e qualidade.

Foram mais de 21 horas de programação ao vivo, transmitindo painéis, debates e lançamentos de projetos envolvendo 78 participantes das mais diferentes áreas do conhecimento, que contou com intérpretes de Libras para aumentar o alcance dos conteúdos a todos os públicos.  Coordenado pela Superintendência Geral de Ciências, Tecnologia e Ensino Superior (Seti-PR), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Universidade Virtual do Paraná (UVPR), o evento contou com o apoio da Fundação Araucária.

A Araucária é uma das 26 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) do Brasil, faz parte do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap) e busca o desenvolvimento social, econômico e ambiental do estado do Paraná, por meio de investimentos em ciência, tecnologia e inovação.

Participaram do lançamento oficial o reitor da UEM, Julio César Damasceno; o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig; e Aldo Nelson Bona, superintendente da Seti, com mediação da professora Débora de Mello Sant’Ana, pró-reitora de Extensão e Cultura da UEM. Assista à cerimônia de abertura no vídeo disponível abaixo.

Intérprete de LIBRAS:  Suellen Fernanda de Quadros Soares (TILS) (Unicentro)

Lançamento oficial do Paraná Faz Ciência
Intérprete de Libras: Suellen Fernanda de Quadros Soares (TILS) (Unicentro)

Julio César Damasceno

UEM

Formado em Zootecnia, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), é mestre em Zootecnia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e doutor em Agronomia (Energia na Agricultura), pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Atualmente, é professor do Departamento de Zootecnia da UEM e cumpre mandato de reitor.

Ramiro Wahrhaftig

Fundação Araucária

É engenheiro civil formado pela UFPR, com mestrado em Planejamento Energético, pela UFRJ, e doutorando em Tecnologia e Inovação, na Universidade de Tecnologia de Compiègne – UTC, França. Interrompeu seus estudos em 1995 para assumir a pasta de secretário de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR). É pesquisador visitante na Universidade do Texas, em Austin, EUA, onde é Research Fellow do IC2 Institute. Atualmente, é presidente da Fundação Araucária.

Aldo Nelson Bona

Seti-PR

Graduado em Filosofia, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); mestrado em Educação, pela Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), em Convênio com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); e doutorado em História, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É professor da Unicentro e, atualmente, exerce a função de Superintendente Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná (Seti-PR).

Mediadora

Débora de Mello G. Sant’Ana

UEM

Graduada em Farmácia e Pedagogia, com mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Celular), pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Possui especialização em Bioética Clínica, pela Cátedra da UNESCO.  É professora da UEM e pró-reitora de Extensão e Cultura (PEC/UEM). Foi coordenadora do evento Paraná Faz Ciência.

Silvia Calciolari

Jornalista e mestre em Sociologia das Organizações pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).