Ciência e tecnologia a serviço das energias renováveis

Painel 8 – CT&I na produção de energia verde

No contexto da crise hídrica causada pelos efeitos das mudanças climáticas, é impossível não pensar no que falta para termos uma efetiva transição para uma economia de baixo carbono, baseada na produção de energias a partir de fontes renováveis. Uns podem dizer que é a ausência de vontade política dos legisladores e gestores; outros diriam que os investimentos públicos e privados são insuficientes. Porém, ninguém pode apontar a responsabilidade pelo caos que se anuncia no horizonte climático para a ciência e tecnologia, ou mesmo a falta de projetos inovadores para mitigarmos os efeitos do antropoceno.

É isso mesmo. Sabe por quê? São os cientistas e seu saber acumulado durante décadas de estudos que vêm nos alertando para os perigos do aquecimento do planeta como efeito da exploração de carvão, petróleo e gás e os eventos cada vez mais radicais. Assim como em todos os grandes centros globais que se debruçam sobre as alternativas aos combustíveis fósseis, as instituições estaduais e federais de ensino superior do Paraná também produzem e compartilham seus estudos e projetos para a geração do que chamam de “energia verde”.

Quando ouvimos cientistas e gestores públicos tratarem de ciência, tecnologia e inovação na produção de energias verdes, nos damos conta que, mais uma vez, o Paraná tem um trabalho de relevância e prestígio. Exemplos é que não faltam, como mostra o painel realizado no evento Paraná Faz Ciência, em 2021, que pode ser acessado, na íntegra, abaixo. Reconhecido por ser um pioneiro na geração de energia hídrica, o nosso Estado busca, há décadas, diversificar a geração de energia, voltada, principalmente, para a agricultura, indústria e consumo urbano.

Estudos sobre as potencialidades para energia solar, biogás e até eólica já têm seus resultados consolidados, faltando apenas investimentos para a adoção de políticas públicas que combinem renováveis com preservação ambiental, o que com certeza refletirá na saúde humana e do planeta. Tudo para tornar nossas cidades sustentáveis, eficientes energeticamente, e melhorar a vida das pessoas.

Intérpretes de LIBRAS: Thalyta Cristina D’avila dos Santos (UEM) e Helóra dos Santos Carloto (UEM)

Painel 8: CT&I na produção de energia verde
Intérpretes de Libras: Thalyta Cristina D’avila dos Santos (UEM) e Helóra dos Santos Carloto (UEM)

Painelistas

Gustavo R. Collere Possetti

Sanepar

Possui graduação em Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica e Telecomunicações, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É mestre e doutor em Ciências na área de Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), com especialização em Fotônica em Engenharia e em Automação em Processos de Petróleo e Gás Natural. É gerente de pesquisa e inovação da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).

Luiz Pereira Ramos

UFPR

É graduado em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), mestrado pelo Departamento de Bioquímica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e doutorado junto ao Ottawa-Carleton Institute of Biology The University of Ottawa, no Canadá. Atualmente é professor nos programas de Química e Engenharia Química da UFPR e tem experiência na área de aproveitamento tecnológico de recursos renováveis, com ênfase em química da madeira, biocatálise e na produção de biocombustíveis líquidos de primeira, segunda e terceira gerações.

Gerson Máximo Tiepolo

UTFPR

Com bacharelado em Engenharia Elétrica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), possui mestrado e doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), na área de Energia Solar e Sistemas Fotovoltaicos. É pós-graduado em Gestão da Qualidade e Produtividade pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e em Gerência de Manutenção (UTFPR). Professor da UTFPR, é coordenador do Laboratório de Energia Solar (LABENS) e líder do Grupo de Pesquisa em Energia Solar e Sistemas Fotovoltaicos.

João da Silva Dias

UFPR

É Engenheiro Eletricista, mestre em Engenharia Elétrica e doutor em Engenharia Elétrica (Sistemas de Informação) no Grupo de Engenharia Biomédica, todos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor no Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Paraná (UFPR), atualmente ocupa o cargo de superintendente da Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar) desde 2017.

Mediador

Paulo Afonso Schmidt

Seti-PR

Possui graduação em Engenharia Mecânica e em Farmácia e Bioquímica, além de doutorado em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Fez dois pós-doutorados: Université de Genève (Unige), Suiça e na University of Sussex (Sussex), Inglaterra. Atualmente é engenheiro mecânico do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). Professor titular da UFPR, tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Biologia Molecular. Possui vasta experiência como gestor público nas áreas da Educação, Mobilidade Urbana, Recursos Humanos e Energias Renováveis.

Silvia Calciolari

Jornalista e mestre em Sociologia das Organizações pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).