Os espaços de divulgação científica são essenciais para a popularização da ciência mundo afora, pois tornam o saber produzido dentro de instituições de pesquisa acessível para a população, de modo a contribuir para uma maior valorização dessa esfera social. Museus de ciência, jardins botânicos, parques, herbários, planetários, observatórios, zoológicos e aquários são espaços científicos do Paraná que merecem ser conhecidos. É lá que o turista curioso, que gosta do saber pode explorar diversos aspectos da ciência, aprender muito sobre plantas, animais, o próprio ser humano e o planeta.
Muito além das belas paisagens, esses espaços são divulgadores da ciência, de cientistas e têm a responsabilidade de transformar o conteúdo científico de linguagem específica em informações de fácil entendimento para democratizar o acesso ao conhecimento entre jovens, crianças e para as pessoas em geral. Os locais de interação pública com conteúdos relacionados à ciência são primordiais para a preservação, a popularização, o ensino e a valorização do patrimônio científico, tecnológico e inovador do nosso estado.
Por meio deles, é possível compreender a infinidade de conhecimentos que são obtidos pela comunidade científica, mostrando, por exemplo, desde o momento em que foram descobertos, os seus processos de estudo e análise, até quando chegam a ser realmente colocados em prática.
Esses conhecimentos já vêm fazendo a diferença em nosso dia a dia há muito tempo e, com certeza, as descobertas que estão por acontecer também farão. Assim, temos a ciência como um dos pilares primordiais para o desenvolvimento da sociedade.