Acadêmica de Fisioterapia da Unioeste conquista quarta posição na Olimpíada Brasileira de Neurociências

A formanda do curso de Fisioterapia, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Gabrielle Batista Aguiar, ficou entre os cinco melhores colocados na V Olimpíada Brasileira de Neurociências para Graduandos (OBNG). A competição reuniu mais de 220 participantes de Instituições de Ensino Superior privadas, estaduais e federais do Brasil inteiro.

Pela primeira vez, houve uma integração entre duas olimpíadas, a III Olimpíada Brasileira de Fisiologia (OBFis) e a OBNG. Ambas realizadas com o apoio da Federação das Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), da Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFis), da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) e da Organização Ciências e Cognição.

Gabrielle é formanda do ano letivo de 2023 e participou das duas olimpíadas ao mesmo tempo, mas ficou entre as melhores colocações na de Neurociências. As competições têm o intuito de estimular os estudantes e desafiá-los a colocar o conhecimento sobre as ciências do cérebro e fisiologia em prática.

Segundo a formanda, as provas realmente exigiram um bom preparo. Porém, as orientações dos professores a ajudaram a conquistar a quarta posição no ranking. “Eu me preparei por meio das anotações das aulas ministradas pelos docentes da Unioeste. Em todas as aulas, aprendi conteúdos que foram essenciais para responder a prova. Além disso, estudei por flashcards antes de cada prova para melhor memorização”, relata Gabrielle.

Gabrielle conta, ainda, que, desde o primeiro ano de graduação, participa de um grupo de pesquisa na área de neurociência e se familiariza com o assunto. De acordo com ela, muitos professores vieram à sua mente enquanto participava das Olimpíadas, pois todos abordavam os assuntos que caíram na prova de uma forma muito didática e completa. “Essa conquista reflete o nível de excelência que a Unioeste nos proporciona, no ensino, na pesquisa e na extensão. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa universidade”, diz.

A formanda recebeu menção honrosa por estar entre os dez primeiros colocados na OBNG e outra menção por chegar na final da Olimpíada Brasileira de Fisiologia, ficando entre os 20 melhores do país.

As Olimpíadas

As Olimpíadas foram divididas em três fases. A primeira foi uma Prova Quiz, na qual os participantes tiveram, no máximo, 120 minutos para responder um teste de múltipla escolha, com 50 questões, abrangendo conhecimentos básicos de neurociências e fisiologia.

Os 50% melhores classificados avançaram para a próxima etapa: a Prova de Conhecimentos Avançados com 60 minutos para responder 25 questões de múltipla escolha sobre temas mais avançados de cada área de estudo.

Os 20 melhores classificados avançaram para a próxima etapa, a Prova Live Questions. Nesta última fase, os participantes responderam a perguntas ao vivo, demonstrando suas habilidades de pensamento rápido e conhecimento em tempo real. Foram 25 questões e os participantes tiveram 90 segundos para dar respostas a cada uma

Fonte: Unioeste