Feiras e Mostras de Ciências

As mostras e feiras de ciências se configuram como um espaço pedagógico não-formal, interdisciplinar e de incentivo ao desenvolvimento da cultura científica. Confira alguns desses eventos no nosso Estado.

Fitec

A Feira Interativa de Ciências e Tecnologia Brasil (Fitec) é uma feira de ciências nacional, realizada pelo Instituto Trilhar Interativa, de Londrina, com o objetivo de estimular a criatividade, a curiosidade e o conhecimento de estudantes da educação básica, das diversas regiões do Brasil. 

Feira de Ciências Jr

Como o tema saúde e sustentabilidade andam juntos, a 6ª Feira de Ciências Júnior da PUCPR aconteceu de 26 a 28 de outubro de 2021, totalmente virtual, alinhada a uma das cinco áreas estratégicas da PUC-PR, e em simetria com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Fecitec

A Feira de Ciência e Tecnologia de Palotina (Fecitec) incentiva a produção científica nas escolas com a apresentação de propostas e experimentos como projeto de extensão, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A 11ª edição foi virtual e ocorreu de 18 a 22 de outubro de 2021.

FIciências

A Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (FIciencias), de Foz do Iguaçu, é um espaço para estudantes apresentarem ideias criativas e inovadoras, contribuindo com o conhecimento e a evolução no mundo das ciências. Totalmente on-line, a 10ª edição foi realizada entre de 8 a 12 de novembro de 2021.

Mobipe

A Mostra Brasileira de Inovação Pesquisa Cientifica e Empreendedorismo (Mobipe), de Curitiba, é uma feira que adota uma postura científico-exploratória e investigativa, norteada por metodologias internacionais de pesquisa, organizada pelo Colégio Positivo. A última edição aconteceu de 30 de novembro a 4 de dezembro de 2021, de forma remota.

Feccilon

A Feira Cultural e Experimentos Científicos (Feccilon), do Colégio Londrinense e do Anglo Londrinense, desenvolve, anualmente, projetos científicos nas mais diversas áreas do conhecimento.  

Feira de Ciências do Litoral

A Feira Regional de Ciências do Litoral do Paraná incentiva a busca pelo conhecimento e a integração entre os vários níveis de ensino, mobilizando o interesse para as áreas das ciências e a sua divulgação. A 10ª edição foi virtual e aconteceu de 15 de outubro a 18 de novembro de 2021.

Inventum

A Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação (Inventum), de Pato Branco, incentiva o surgimento de ideias inovadoras, expõe e divulga a produção científica e tecnológica. A quarta e última edição foi em 2019, entre os dias 8 e 13 de novembro.

Iftech

A Feira de Inovação Tecnológica (Iftech), do Instituto Federal, Câmpus Ivaiporã, apresenta ideias, invenções, expõe protótipos e modelos inéditos desenvolvidos por meio de projetos que apresentam tipos de inovação como produtos, serviços, processos, marketing, e negócio em geral. De forma virtual, a 8ª edição foi realizada de 7 a 9 de dezembro de 2021.