Incentivo à Ciência e Tecnologia

As políticas públicas de fomento à ciência, tecnologia e inovação estão cada vez mais presentes na agenda dos municípios paranaenses. O objetivo é fortalecer as atividades, proporcionar mais independência tecnológica e maior desenvolvimento econômico. Veja algumas cidades e suas leis, prêmios e meios de divulgação científica. 

Meios de divulgação

SHEência

Com o apoio cultural da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, o podcast SHEência dá voz a histórias de vida de mulheres cientistas, evidencia suas formações, divulga as pesquisas e incentiva outras mulheres a escolherem e persistirem nas carreiras ligadas às ciências. A publicação dos episódios é quinzenal.

Todos pela educação

O tema da série de podcast Lições, do projeto Todos Pela Educação, retrata histórias de personagens das redes públicas de ensino, que sofreram os impactos da pandemia no processo de aprendizagem.

Agência Escola

O projeto de extensão Agência Escola, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), reúne, em um só espaço, podcast, rádio e jornal on-line para conectar a sociedade ao universo científico.

Sucom

A Superintendência de Comunicação e Marketing (Sucom), responsável pela comunicação social da Universidade Federal do Paraná (UFPR), disponibiliza vários canais de informações entre a comunidade interna e externa sobre diversos temas de interesse.

Ciência UFPR

A revista eletrônica Ciência, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), divulga a produção científica brasileira e dissemina o conhecimento produzido pela UFPR.

UFPR TV

O canal de televisão da Universidade Federal do Paraná (UFPR) apresenta notícias, pesquisas, ações culturais e tudo que acontece dentro da Universidade. Ao manter o conteúdo disponível em um site, o público fica bem informado e tem acesso a novos conhecimentos. 

Solo na Escola

No site do programa de extensão Solo na Escola, do Departamento de Solos e Engenharia Agrícola, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), encontram-se publicações, exposições, videoteca, experiências sobre solos, entre outras informações, para professores e estudantes do ensino fundamental e médio interessados no tema.

Meninas e Mulheres nas Ciências

Este blog divulga ações e publicações do projeto de extensão que tem o mesmo nome e é produzido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). O objetivo é discutir igualdade de gênero na Academia e incentivar o interesse de meninas pela ciência.

Leis

Curitiba

A Semana de Divulgação Científica de Curitiba foi instituída pela Lei nº 20752/2021 (Projeto de Lei nº 153/2021), a ser comemorada anualmente, na semana do dia 16 de outubro, com ações de divulgação e popularização da produção científica. Neste período, pesquisadores, professores, alunos e funcionários de instituições de ensino públicas, privadas e comunitárias, devem ser incentivados a realizar diversas atividades tais como feiras de ciências, palestras, apresentações de sessões de vídeos e arte, panfletagem e exposições voltadas à população.

Maringá

A Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação foi instituída por meio da Lei Ordinária nº 10987/2019. Com o tema ‘Maringá, inovação, transparência e qualidade de vida’, o último evento aconteceu de 25 a 29 de outubro de 2021.

Londrina

A Lei Londrinense de Inovação nº 12.334, de 29/09/2015, estabelece medidas de incentivo à inovação, à pesquisa e ao desenvolvimento científico e tecnológico, visando alcançar a capacitação para a pesquisa científica, tecnológica, a inovação e a autonomia tecnológica no ambiente econômico e social em geral, e no ambiente produtivo em particular, do Município de Londrina, do Estado do Paraná, nos termos dos artigos 173 a 177 da Lei Orgânica do Município.

Pato Branco

A Lei nº 20.363, de 27 de outubro de 2020, comemora o título Capital Tecnológica e Inovadora do Estado do Paraná, durante a Semana Estadual da Tecnologia e Inovação, celebrada, anualmente, entre os dias 16 a 22 de outubro. Neste período, é realizada a Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco (Inventum).

Prêmios

Prêmio de incentivo à ciência e tecnologia

Criado em 1986, o Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia reconhece e estimula a produção científica, tecnológica e de extensão e dá visibilidade à inovação individual de temas científicos relevantes para a sociedade.