A Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná – Paraná Faz Ciência 2023 foi organizada em seis Eixos Temáticos de atividades integrativas e interativas.
O Eixo 1 promoveu discussões sobre o futuro do Ensino Superior buscando compreender o papel de novas tecnologias no cenário da educação pós-pandemia da COVID-19.
Entre os dias 7 e 9, ocorreram três mesas de discussão: ‘O Primeiro Ano da Inserção da Extensão nos Currículos – desafios práticos’, ‘Competências e Formação Docente para o Novo Paradigma de Educação Digital’ e ‘Evasão no Ensino Superior – O que muda no cenário pós-pandêmico?’. Ao todo foram doze horas de programação que contaram com a companhia de cerca de 1200 participantes, entre os que estiveram presencialmente e os que assistiram pelo YouTube. O conteúdo das mesas pode ser assistido na íntegra no canal da UVPR.
O Eixo 2 foi subdividido em outros três: a Mostra Interativa de Projetos, Exposição de Startups e a Mostra dos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs).
A Mostra Interativa de Projetos teve dois eixos: os projetos de instituições parceiras e os projetos da Universidade Estadual de Londrina. As instituições parceiras movimentaram cerca de 650 expositores com 240 projetos, o que resultou em cerca de 500 horas de exposição para o público. Já na mostra da UEL, sede do evento, foram 242 projetos apresentados por cerca de 500 expositores que resultaram em 540 horas de atividades ao longo da semana. A movimentação da mostra contou com um número expressivo de 12 mil estudantes da rede básica de ensino que participaram de ações experimentais das universidades.
Paralelamente, durante a semana, foram apresentados 38 dos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação na II Semana Geral dos NAPIs, promovida pela Fundação Araucária. Uma programação de cerca 30 horas de duração contou com 200 participantes presencialmente e 1150 participantes pelo YouTube.
O Eixo 3 possibilitou aos visitantes conhecer diferentes espaços fundamentais para a produção científica na Universidade Estadual de Londrina e outros ambientes fora dela, mas que pertencem e se relacionam à Instituição. Ao todo, foram 65 locais que proporcionaram experiências imersivas aos visitantes, entre laboratórios e projetos, em diferentes períodos do dia totalizando mais de 180 visitas técnicas. Aproximadamente 1400 visitantes puderam conhecer melhor os espaços da universidade, o que correspondeu a 360 horas de operação. Entre atendimento e recepção, cerca de 450 pessoas estiveram envolvidas na organização do Eixo 3 do Paraná Faz Ciência.
O Eixo 5 promoveu 25 ações culturais e artísticas que proporcionaram encontro e trocas entre grupos, projetos, coletivos e iniciativas da área artística e cultural. A Mostra de Cultura e Arte reuniu grupos e companhias artísticas, como a 38º Mostra Afro-Brasileira Palmares, Mostra GRUVi – Grupo de Videoclipes e o espetáculo teatral “Fagulha”, da Companhia Núcleo Às de Paus.
O Eixo 6 contemplou o XXXII Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC 2023), o VI Encontro Anual de Extensão Universitária e o XII Seminário de Extensão (Por Extenso 2023). Ainda foram realizados a V Mostra Anual de Atividades de Ensino da UEL (Pró-Ensino 2023), o Encontro Paranaense de Comitês de Suporte à Pesquisa Científica e Tecnológica e o Encontro Paranaense de Editores e Jornalistas Científicos. Os números foram expressivos, em se tratando dos eventos acadêmicos. Ao todo, o Por Extenso, o EAIC, o EAIC Jr e o Pró-Ensino reuniram 2225 trabalhos, apresentados ao longo da semana
FONTES: PrFC UEL, FAPPR, SETI, AEN PR.
Houve um número expressivo de atividades propostas, pesquisadores e visitantes. Ao todo, o evento reuniu mais de 20 mil participantes presenciais e milhares de internautas nos canais de transmissão. Cerca de 2.300 pessoas trabalharam para que as mais de 1.346 horas de programação pudessem acontecer, dentre elas monitores e guias, oficineiros, palestrantes, expositores, servidores e professores. Os seis eixos temáticos aconteceram de maneira concomitante, nos períodos da manhã, tarde e noite.