PROJETOS

Projetos Parceiros

NOSSAS
PRODUÇÕES

MULTIMÍDIA

EVENTOS

NAPI PRFC vai ao Smart City Expo Curitiba 2025

Por: Ana Paula Machado Velho


Turismo científico e Clubes de Ciências nas escolas públicas são os temas da contribuição do Arranjo para o evento

O Smart City Expo Curitiba 2025 chega à sexta edição. Este ano, além de um novo cenário, tem como temática principal “Transformando cidades: construindo felicidade”. As atividades ocorrem de 25 a 27 de março, na Ligga Arena. O Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Paraná Faz Ciência estará presente, interagindo com gestores de municípios de todo o Paraná e do país.

O maior evento de cidades inteligentes das américas é inspirado na mega iniciativa global, o Smart City Expo World Congress. O congresso e a feira na versão brasileira reúnem conhecimento, inovação e networking para impulsionar soluções urbanas mais sustentáveis, conectadas e humanas.

“O objetivo do evento é expor e promover ações, programas e serviços voltados para técnicos e gestores municipais, e o NAPI Paraná Faz Ciência oferece oportunidades importantes para as áreas de educação e turismo científico. Queremos mostrar a importância da ciência aplicada para a solução de desafios estratégicos do Paraná, fortalecendo a conexão entre Academia, setor produtivo e poder público”, apontou o articulador do Arranjo, Rodrigo Reis.

Site de Turismo Científico

A equipe do NAPI vai mostrar o site Turismo Científico, que disponibiliza uma parte do conteúdo do Guia de Espaços de Divulgação Científica do Estado do Paraná. A publicação, disponível tanto na versão on-line quanto em brochura, apresenta um panorama detalhado dos principais espaços científicos do estado, permitindo que os participantes do evento conheçam mais sobre as iniciativas locais.

Os articuladores Débora Sant’ Ana e Rodrigo Reis apresentando o Guia na Semana dos NAPIs


No site, é possível localizar museus e centros de ciências, jardins botânicos e herbários, bosques, parques e reservas, planetários, zoológicos e aquários. Esses são atrativos que vêm colocando ‘combustível’ no chamado turismo científico, uma oportunidade para municípios de todos os tamanhos.

“Além disso, vamos apresentar a Rede de Clubes Paraná Faz Ciência, um investimento público que tem visa fomentar a cultura científica nas escola; isto é, uma estratégia de fortalecimento da área da educação na rede pública de ensino do Paraná”, explicou Débora Sant’ Ana, articuladora do NAPI junto com Reis.

Conheça o site de Turismo Científico em: paranafazciencia.uvpr.pr.gov.br/turismocientifico