Evento inédito no Paraná e no MUDI/UEM, o V Encontro de Nacional dos Centros e Museus de Ciências já está com a programação definida
Entre 12 e 14 de agosto, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) será sede do V Encontro Nacional de Centros e Museus de Ciências, que, este ano, terá como tema “O papel dos Centros e Museus de Ciências na consolidação da interiorização da divulgação e popularização científica”. Com promoção da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências (ABCMC) em parceria com o Museu Dinâmico Interdisciplinar (MUDI) e o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação – NAPI Paraná Faz Ciência, conta ainda com o apoio de diversas instituições.
É a primeira vez que o evento acontece no interior do Brasil e reunirá gestores, profissionais e colaboradores de centros e museus de ciência, professores, pesquisadores, estudantes, formuladores de políticas públicas e demais interessados em fortalecer sua atuação na popularização da ciência.
Para esta edição, foram submetidos 143 trabalhos, sendo 60 resumos simples e 83 expandidos. O resultado final será divulgado no dia 7 de julho, a pouco mais de um mês da realização do encontro nacional. Será uma valiosa oportunidade para reflexões, debates e ações inovadoras no campo da popularização da ciência em sua interface com os museus de ciências. Para quem for aprovado, os materiais para apresentação dos trabalhos já estão disponíveis no site do evento, tanto para resumos simples, apresentação na forma de banners, como para os resumos expandidos para a apresentação oral.
A programação está estruturada para oferecer uma vivência ampla e qualificada aos participantes, com palestras magnas, mesas temáticas com representantes das diferentes regiões do país, oficinas práticas, atividades culturais, apresentação de trabalhos científicos e visitas técnicas a espaços de ciência e cultura da cidade de Maringá, Noroeste do Paraná.
Diversidade de resumos
“Temos excelentes expectativas para o encontro nacional da ABCMC, já que nós tivemos um número significativo de trabalhos submetidos para a avaliação. Este grande volume de trabalhos vai certamente enriquecer a qualidade científica do evento, contribuindo para além das palestras, mesas redondas e atividades já propostas para a realização do evento”, afirma a articuladora do NAPI PRFC, professora da UEM Débora de Mello Sant’Ana.
Como integrante da Comissão Organizadora do V Encontro Nacional da BCMC, Débora ressalta a diversidade de abordagens. “As apresentações de trabalho trazem temáticas diferenciadas, representatividade regional, experiências, relatos de casos de sucesso, de enfrentamentos também, de dificuldades, e isso é um grande ganho para o nosso evento”, justifica.
Serão duas sessões de apresentação de trabalhos em que haverá aquelas orais e de banners estarão divididos para que haja um público significativo possa assistir a essas apresentações e trocar experiências. “Com a diversidade de origens destes resumos, ou seja, os autores proponentes são de diferentes estados do país, poderemos compartilhar experiências de museus, de jardins botânicos, de planetários, de universidades, de centros de ciências, de estudos sobre divulgação científica em museus de todas as regiões do Brasil”, destaca Débora.
Divulgação científica
Para o articulador do NAPI PRFC e coordenador do Programa Laboratório Móvel de Educação Científica (LabMóvel), da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Litoral, professor Rodrigo Reis, esta edição em Maringá mostra a relevância da divulgação científica no Paraná, em especial os centros e museus de ciência, atuando no cenário nacional.
“O movimento que o [NAPI] Paraná Faz Ciência está desenvolvendo, de trazer uma discussão forte sobre a área da divulgação e popularização da ciência no Brasil e aqui, nesse capítulo, a sua relação e o papel dos museus de ciência nessa discussão é muito relevante e mostra esse protagonismo do Paraná em trazer um evento desse porte, com esse perfil para o nosso estado com a organização do Paraná Faz Ciência”, resume Reis
Outro ponto enfatizado por Rodrigo é o fato dos participantes do V Encontro Nacional da ABCMC vão poder conhecer a Rede de Museus Paraná Faz Ciência. “A gente está super orgulhoso, super feliz de poder contar com a organização desse evento e trazer esse público dos museus de ciência do país para conhecer um pouco mais a nossa rede, do desenho que está sendo desenvolvido e da atuação parceira da rede de centros e museus de ciência”.
O coordenador conclui: “eu tenho certeza que essas discussões sobre o papel dos museus de ciência para a divulgação científica no Brasil vão ser super relevantes até para orientar e discutir os movimentos que a gente vem organizando no Paraná Faz Ciência”.
Histórico
A Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência foi criada em 1999, com o objetivo de compartilhar experiências, projetos e possibilitar intercâmbio de recursos e informações que acontecem nos centros e museus de ciência em todo o Brasil. Atualmente, a entidade possui representação em 20 estados brasileiros.
O primeiro encontro da Associação de Centros e Museus de Ciências aconteceu na cidade do Rio de Janeiro, em 2011, realizado no Museu Histórico Nacional com a temática “A popularização da ciência no Brasil, avanços e desafios”. O evento contou com mais de 250 pessoas em participação e nas palestras do evento.
Somente em 2016 aconteceu o segundo Encontro, em Olinda, Pernambuco. Nesta edição, o MUDI foi representado pela professora Ana Paula Vidotti, docente do Departamento de Ciências Morfológicas da UEM e coordenadora de projetos de extensão no museu.
“Naquela edição, o tema foi ‘Os dilemas atuais, os desafios e futuro dos centros e museus de ciência’ e teve uma representação muito grande. Mais de 65% dos estados brasileiros estiveram presentes, com centenas de participantes e foi bem legal”, relembra Ana Paula.
A partir daí, o evento passou a ser realizado a cada dois anos. O terceiro encontro aconteceu no espaço do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, em 2018.
“Para a quarta edição em 2020, nós fizemos a proposição para a realização no MUDI, em Maringá, que foi aprovada durante a reunião na plenária da ABCMC na reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 2019. Quando estávamos começando a trabalhar as parcerias, fomos surpreendidos pela pandemia”, conta.
Neste contexto, o quarto encontro foi realizado de forma remota em 2021 e, somente agora, em 2025, a quinta edição se concretiza. As inscrições para apresentação de trabalhos já estão encerradas, mas é possível se inscrever para participar do evento a qualquer tempo pelo site.
SERVIÇO:
Data – 12 e 14 de agosto de 2025
Evento – V Encontro Nacional da Associação de Centros e Museus de Ciências
Local – Museu Dinâmico Interdisciplinar MUDI na Universidade Estadual de Maringá (UEM) – Maringá-Paraná
Contato e mais informações: vencontroabcmc@gmail.com