Os estudantes conquistaram o 1º lugar na competição com projeto sobre combate ao desperdício de água
O Clube 14, do Colégio Estadual 14 de Dezembro, em Alvorada do Sul, tem motivos de sobra para se orgulhar. No dia 5 de julho, alguns membros venceram o 1º lugar do ThackathOn 2025, uma jornada pedagógica idealizada pelo grupo Tata Consultancy Services (TCS), empresa de Londrina. O prêmio foi conquistado com o projeto “Olho na Gota”, voltado para o combate ao desperdício de água.
Segundo a professora Flávia Tavares, coordenadora do clube, o tema central se conecta com o que os alunos têm aprendido em sala de aula. A água é um assunto amplamente discutido nas atividades da escola e está de acordo com a meta 6 “Água Potável e Saneamento” dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. “Tem tudo a ver com o que eles apresentaram lá e com o que o Clube de Ciências está pesquisando”, reforça.
O grupo, que chegou à final com o nome “Inovação em Ação”, é formado pela docente e quatro estudantes: Ana Paula Murgi, João Victor Moraes, Julia Lourenço e Larissa Tanajura. Eles desenvolveram um aplicativo bastante inteligente, que monitora o consumo de água, alerta sobre vazamentos e fornece relatórios com gráficos, dicas educativas e localização do problema detectado.
A ideia do “Olho na Gota” surgiu após um vazamento na pia do banheiro feminino do próprio colégio. A situação fez os alunos entenderem que, muitas vezes, o desperdício pode ocorrer sem que ninguém perceba. Assim, a equipe buscou criar uma ferramenta simples e acessível, aliando tecnologia com a economia de água.
ThackathOn 2025
O ThackathOn 2025 impactou o ensino médio em escolas públicas de diversas cidades da região. Através do programa educacional GoIT, da TCS, a competição teve como intuito incentivar a exposição e o desenvolvimento de habilidades necessárias para o futuro profissional, com base nos ODS.
Os alunos e professores inscritos participaram de várias etapas de formação, terminando com 20 equipes finalistas. Além do grupo vencedor, o 2º lugar ficou com a equipe “Solum”, do Colégio Estadual Souza Naves (Rolândia), e o 3º lugar com a “FANTEM”, do Colégio Estadual Cívico Militar Professora Helena Kolody (Cambé).
O evento, formulado no modelo de desafio Hackathon de Inovação Social, foi realizado em parceria com o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Londrina e o Campus Londrina da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A premiação ocorreu no Parque de Exposições Ney Braga.
A equipe de Alvorada do Sul, que conquistou a primeira posição, voltou para casa com mais do que o troféu. Os vencedores receberam um notebook por aluno, uma viagem para conhecer a TCS em São Paulo e um dia de imersão na Insper, instituição de ensino superior e de pesquisa sem fins lucrativos.