Iniciativa do clube de ciências ‘Ciência na Mesa’ visa conscientizar sobre alimentação saudável e oferece opção refrescante à comunidade escolar
Unindo ciência, saúde e criatividade, os estudantes do clube Ciência na Mesa, do Colégio Estadual Padre José Canale, em Apucarana, desenvolveram um energético natural. O projeto coordenado pela professora Márcia Oliveira de Britto vai além da simples receita, buscando promover a conscientização sobre alimentação saudável e oferecer uma alternativa benéfica aos produtos ultraprocessados disponíveis no mercado.
O Ciência na Mesa tem como base o estudo da saúde e do bem-estar físico dos alunos e da comunidade escolar. Guiados pelos princípios da alimentação saudável e pelo conhecimento da fisiologia e do metabolismo corporal, os integrantes do clube dedicam-se à promoção de hábitos que melhoram significativamente a qualidade de vida, impactando positivamente tanto a saúde física quanto a emocional dos jovens.
Foi nesse contexto que surgiu a ideia do energético natural. Com uma composição pensada para ser saudável e eficaz, a bebida é feita unindo água com gás, taurina, limão, guaraná em pó, cafeína e mel. A escolha dos ingredientes foi fruto de pesquisa teórica e trabalho prático, que inclui até mesmo o cultivo de uma horta e a criação de outras receitas saudáveis.
Registros da apresentação e degustação do energético do clube Ciência na Mesa (Foto/Márcia Britto) Registros da apresentação e degustação do energético do clube Ciência na Mesa (Foto/Márcia Britto) Registros da apresentação e degustação do energético do clube Ciência na Mesa (Foto/Márcia Britto) Registros da apresentação e degustação do energético do clube Ciência na Mesa (Foto/Márcia Britto) Registros da apresentação e degustação do energético do clube Ciência na Mesa (Foto/Márcia Britto)
Os alunos do clube não se limitaram à produção. Eles realizaram também um estudo aprofundado sobre os malefícios e benefícios dos energéticos industrializados, abordando temas como frequência cardíaca e circulação sanguínea em uma apresentação detalhada para os demais estudantes da escola e, assim, munir os colegas de informação para fazerem escolhas mais conscientes. Apresentado à comunidade escolar e com direito à degustação, o energético natural do Ciência na Mesa foi um sucesso, provando que é possível unir sabor, saúde e ciência em uma única bebida.
Os jovens cientistas de Apucarana já planejam novos passos. O objetivo é continuar pesquisando e produzindo mais opções saudáveis que possam substituir os alimentos ultraprocessados, consolidando o clube ‘Ciência na Mesa’ como um laboratório de aprendizado e bem-estar dentro do Colégio Estadual Padre José Canale.