PROJETOS

Projetos Parceiros

NOSSAS
PRODUÇÕES

MULTIMÍDIA

Inovação alimentar é foco do III ENBRAF e II Encontro NAPI – Proteínas Alternativas

Por: Milena Massako Ito

Eventos reuniram palestrantes nacionais e internacionais

O III Encontro Brasileiro de Alimentos Funcionais (ENBRAF) e o II Encontro NAPI – Proteínas Alternativas ocorreram entre os dias 27 e 29 de agosto, no bloco B33, na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Os eventos foram organizados pelo Grupo de Pesquisa em Alimentos Funcionais (GPAF), da UEM, e pelo Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação – NAPI Proteínas Alternativas.

Os eventos reuniram pesquisadores, profissionais da indústria e estudantes de graduação e pós-graduação, para intensas discussões, aprendizado e integração, sobre “O futuro dos alimentos funcionais e proteínas alternativas: caminho para inovação sustentável e ética”, tema do evento.

Ao longo dos três dias, foram recebidos mais de 80 congressistas, representados por 11 estados brasileiros. Os encontros também tiveram a apresentação de 64 trabalhos científicos, contemplando as três áreas temáticas do evento: alimentos funcionais na alimentação humana e animal; compostos naturais e tecnologia; e proteínas alternativas.

A programação dos eventos contou com palestrantes nacionais e internacionais, que compartilharam experiências sobre fermentação de precisão, probióticos, biodisponibilidade, alimentos do Cerrado e da Amazônia, sustentabilidade, inovação e perspectivas globais para proteínas alternativas, além da participarem de mesas redondas respondendo perguntas enviadas pelos participantes.

A professora da UEM, coordenadora do GPAF e uma das coordenadoras do NAPI Proteínas Alternativas, Paula Toshimi Matumoto Pintro, conta que “mais do que números, este evento deixa um legado de conhecimento compartilhado, redes de colaboração estabelecidas e novas oportunidades de inovação científica e tecnológica. O ENBRAF e o Encontro NAPI – Proteínas Alternativas reforçou o compromisso da comunidade acadêmica e do setor produtivo com soluções que unem ciência, saúde, sustentabilidade e ética.”

Uma das coordenadoras do NAPI Proteínas Alternativas e professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Carla Forte Maiolino Molento, contou que, em geral, é difícil medir os resultados de encontros científicos, devido aos múltiplos desdobramentos que se podem materializar a partir da oportunidade de estreitar o contato entre pesquisadores estabelecidos, aqueles em formação e outros atores relevantes, como os representantes da indústria e do poder executivo. 

“No caso desta edição do ENBRAF e do Encontro NAPI Proteínas Alternativas, tais oportunidades foram numerosas, como também o aprendizado oferecido por palestrantes destacados em suas áreas de atuação. Assim, mais uma vez, se ampliam os horizontes da pesquisa e da inovação para o desenvolvimento de uma indústria de proteínas alternativas capaz de garantir a continuidade da liderança paranaense e brasileira na produção de alimentos”, acrescentou a professora Carla Molento.

Segundo a professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) Renata Ernlund Freitas de Macedo, que também coordena o NAPI Proteínas Alternativas, o evento superou as expectativas. “A abrangência das temáticas abordadas, o alto nível dos palestrantes nacionais e internacionais, e a interação entre a academia e o setor produtivo são reflexos diretos da relevância e dinamismo das proteínas alternativas para o crescimento do Paraná e do Brasil”, enfatizou ela.

No discurso de encerramento, a professora Paula Pintro acrescentou que os eventos “marcam não apenas um momento de debate, mas um passo adiante rumo ao futuro da produção de alimentos funcionais e proteínas alternativas no Brasil”.

Os encontros contaram com o apoio da UEM, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação Araucária e do Governo do Paraná, além de empresas como: Buchi, KCEN, Kãnfa, Cozinha Pet Santé, Nós Móveis Artesanais, Lumière, Duas Rodas, SL – Indústria de Alimentos, Hotel Golden Ingá, Suco Prat’s e Matrix LCMS.