PROJETOS

Projetos Parceiros

NOSSAS
PRODUÇÕES

MULTIMÍDIA

Culminância: clubes de ciências dos NREs de Ivaiporã e Maringá participam de evento escolar expondo trabalhos

Por: Ana Carolina Arenso Barbosa

Conheça como foi este dia de evento nas escolas

A imagem é do clube “Horta e Compostagem Escolar” do Colégio Estadual Arthur de Azevedo em São João do Ivaí. Na fotografia é possível ver um grupo de estudantes e um professor posando para a foto em um ambiente escolar. Eles estão atrás de uma mesa coberta com um tecido azul e verde, onde estão dispostos três baldes verdes rotulados como “Composteira” e um cesto com recipientes contendo composto. Ao fundo, há um painel decorado com flores coloridas e o nome do clube. O clima é de apresentação sobre compostagem e sustentabilidade.
Foto do clube “Horta e Compostagem Escolar” do Colégio Estadual Arthur de Azevedo em São João do Ivaí na Culminância 2025 (Foto/ Ana Carolina Arenso Barbosa)

Ligados aos Núcleos Regionais de Educação (NREs) de Ivaiporã, Maringá, Cianorte e Umuarama, há dezesseis clubes que participaram da Culminância, um evento semestral em escolas integrais para apresentação dos trabalhos realizados em disciplinas eletivas. Como os clubes de ciências da Rede de Clube Paraná Faz Ciência em escolas integrais também são considerados atividades eletivas, os clubistas têm a oportunidade de participar dessas trocas entre alunos, professores e a comunidade.

NÚCLEO IVAIPORÃ

Dentre os clubes do NRE Ivaiporã, cinco expuseram os projetos na Culminância. Em São João do Ivaí, o clube “Horta e Compostagem Escolar” do Colégio Estadual Arthur de Azevedo apresentou composteiras e exibiu a horta para a comunidade. O objetivo do projeto foi transmitir consciência para aqueles que vieram acompanhar a apresentação, explicando as possibilidades de fazer o reuso dos resíduos orgânicos em suas casas. O clubista Heidy Nicolas Ohashi conta que a experiência da Culminância foi excelente. “Foi a primeira vez que a gente apresentou alguma coisa aqui. Antes a gente só ficava assistindo”, afirma.

Além deles, em Jardim Alegre, no Colégio Estadual Cristóvão Colombo, o “Clube Show da Química” apresentou um teatro nomeado “A Família Periódica”. Nesta peça teatral, fenômenos químicos acontecem e os personagens têm nomes de elementos químicos. O professor coordenador, Fernando José Rodrigues, explica o sucesso. “O pátio estava cheio. A escola organizou a entrega de boletins no período noturno para que os pais viessem e assistissem as apresentações. Nós abrimos a Culminância com o teatro. Os alunos deram um show! Fizemos um formulário para os responsáveis e professores avaliarem a peça e a Casa da Cultura de Jardim Alegre filmou a apresentação”.

Na cidade de Lidianópolis, no Colégio Estadual do Campo Dom Pedro I, os estudantes do Clube “Entre o passado e o presente, o que fica é a memória da gente” também marcaram presença na Culminância. Conforme a professora coordenadora Vânia Inácio, “foi uma noite de festa da família na escola, com festa junina e exibição de danças pelos alunos.

A Culminância aconteceu em formato de exposição de fotos e materiais produzidos por eles”. O que vai ao encontro da proposta do clube, que trabalha com preservação de memória e de patrimônio. Segundo Inácio, “eles expuseram objetos antigos, representando uma parte da cultura de Lidianópolis. Havia muitas fotos antigas das famílias. Então foi um espaço bem visitado”, comentou.

  • A galeria é composta por cinco fotografias, retratando diferentes momentos de atividades escolares desenvolvidas pelos Clubes de Ciências. A primeira foto expõe um grupo de estudantes e um professor posicionados atrás de três composteiras verdes com etiquetas, em um projeto que aborda o reaproveitamento de resíduos orgânicos. A segunda foto mostra alunos e professores posando ao redor de uma bancada com frascos, reagentes e uma grande bacia. A cena remete a um experimento de ciências em andamento, demonstrando práticas laboratoriais e espírito de equipe. Na terceira fotografia há um grupo de estudantes apresentando o projeto do Clube de Ciências “Entre o passado e o presente, o que fica é a memória da gente”. A exposição conta com objetos antigos e decoração com fitas coloridas, promovendo uma reflexão sobre a memória. A quarta foto mostra os alunos participando de uma atividade interativa sobre reciclagem, utilizando caixas organizadas por tipo de resíduo (plástico, papel, etc.). Crianças observam e manuseiam objetos, aprendendo sobre o descarte correto de materiais. Na última foto há dois alunos que apresentam um painel, ao lado de caixas de coleta seletiva. Uma aluna observa o espaço, que contém cartazes e materiais ligados à preservação ambiental.
  • A galeria é composta por cinco fotografias, retratando diferentes momentos de atividades escolares desenvolvidas pelos Clubes de Ciências. A primeira foto expõe um grupo de estudantes e um professor posicionados atrás de três composteiras verdes com etiquetas, em um projeto que aborda o reaproveitamento de resíduos orgânicos. A segunda foto mostra alunos e professores posando ao redor de uma bancada com frascos, reagentes e uma grande bacia. A cena remete a um experimento de ciências em andamento, demonstrando práticas laboratoriais e espírito de equipe. Na terceira fotografia há um grupo de estudantes apresentando o projeto do Clube de Ciências “Entre o passado e o presente, o que fica é a memória da gente”. A exposição conta com objetos antigos e decoração com fitas coloridas, promovendo uma reflexão sobre a memória. A quarta foto mostra os alunos participando de uma atividade interativa sobre reciclagem, utilizando caixas organizadas por tipo de resíduo (plástico, papel, etc.). Crianças observam e manuseiam objetos, aprendendo sobre o descarte correto de materiais. Na última foto há dois alunos que apresentam um painel, ao lado de caixas de coleta seletiva. Uma aluna observa o espaço, que contém cartazes e materiais ligados à preservação ambiental.
  • A galeria é composta por cinco fotografias, retratando diferentes momentos de atividades escolares desenvolvidas pelos Clubes de Ciências. A primeira foto expõe um grupo de estudantes e um professor posicionados atrás de três composteiras verdes com etiquetas, em um projeto que aborda o reaproveitamento de resíduos orgânicos. A segunda foto mostra alunos e professores posando ao redor de uma bancada com frascos, reagentes e uma grande bacia. A cena remete a um experimento de ciências em andamento, demonstrando práticas laboratoriais e espírito de equipe. Na terceira fotografia há um grupo de estudantes apresentando o projeto do Clube de Ciências “Entre o passado e o presente, o que fica é a memória da gente”. A exposição conta com objetos antigos e decoração com fitas coloridas, promovendo uma reflexão sobre a memória. A quarta foto mostra os alunos participando de uma atividade interativa sobre reciclagem, utilizando caixas organizadas por tipo de resíduo (plástico, papel, etc.). Crianças observam e manuseiam objetos, aprendendo sobre o descarte correto de materiais. Na última foto há dois alunos que apresentam um painel, ao lado de caixas de coleta seletiva. Uma aluna observa o espaço, que contém cartazes e materiais ligados à preservação ambiental.
  • A galeria é composta por cinco fotografias, retratando diferentes momentos de atividades escolares desenvolvidas pelos Clubes de Ciências. A primeira foto expõe um grupo de estudantes e um professor posicionados atrás de três composteiras verdes com etiquetas, em um projeto que aborda o reaproveitamento de resíduos orgânicos. A segunda foto mostra alunos e professores posando ao redor de uma bancada com frascos, reagentes e uma grande bacia. A cena remete a um experimento de ciências em andamento, demonstrando práticas laboratoriais e espírito de equipe. Na terceira fotografia há um grupo de estudantes apresentando o projeto do Clube de Ciências “Entre o passado e o presente, o que fica é a memória da gente”. A exposição conta com objetos antigos e decoração com fitas coloridas, promovendo uma reflexão sobre a memória. A quarta foto mostra os alunos participando de uma atividade interativa sobre reciclagem, utilizando caixas organizadas por tipo de resíduo (plástico, papel, etc.). Crianças observam e manuseiam objetos, aprendendo sobre o descarte correto de materiais. Na última foto há dois alunos que apresentam um painel, ao lado de caixas de coleta seletiva. Uma aluna observa o espaço, que contém cartazes e materiais ligados à preservação ambiental.

Já no Colégio Estadual Bento Mossurunga, em Ivaiporã, os clubistas do “Reciclagem Ativa” estudam sobre reciclagem a partir do método de pesquisa centrado na separação de resíduos reaproveitáveis. O grupo tem uma parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e com a cooperativa de coletores de materiais recicláveis do município. Na Culminância, os alunos demonstraram a forma correta de se realizar a separação dos materiais e na sequência os visitantes também participaram. “Temos alguns itens disponíveis para reciclagem, então os convidados puderam interagir com a exposição”, explicou o professor coordenador, Lister Ricardo dos Santos.

O clube maker “Planeta Consciente”, do distrito de Ribeirão Bonito, em Grandes Rios, apresentou sete dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os alunos gravaram vídeos apresentando-os. Entre eles: nº.3 , Saúde e bem estar; nº.4, Educação de qualidade; nº.8, Trabalho decente e crescimento econômico; nº.10, Redução das desigualdades; nº.11, Cidades e comunidades sustentáveis; nº.12, Consumo e produção responsáveis e, por fim, nº.13, Ação contra a mudança global do clima. 

O grupo do Colégio Estadual do Campo Marechal Floriano Peixoto também mostrou sementes e explicou a respeito das árvores nativas, como Jacarandá Mimoso, Ipê Amarelo e Ipê Rosa, Flamboyant Vermelho, Angico Vermelho e Mogno. No evento foi exposto o trabalho realizado durante o semestre nomeado “Da Terra à Tela”, que foi uma sessão de exibição do filme Wall-E para toda a comunidade escolar com uma posterior discussão a respeito dos ODS de número 11, 12 e 13, temas estudados pelos alunos.

NÚCLEO MARINGÁ

Seis clubes do NRE-Maringá também apresentaram trabalhos no dia da Culminância. O “Capivara ‘s Tech”, do Colégio Estadual Brasílio Itibere, expôs materiais fabricados por eles mesmos para manter a escola mais acolhedora. Entre os itens estavam: pufes, mesinhas e um sofá de pallets. 

O clube “Makers CEUP”, do Colégio Estadual Unidade Polo, apresentou para a comunidade o objetivo do grupo, que é produzir uma célula de piezo para produzir energia por piezoeletricidade na escola. A piezoeletricidade é a capacidade que certos materiais têm em gerar uma carga elétrica quando submetidos à pressão ou à deformação. Por meio de cartazes e o auxílio do computador, foram demonstrados os processos necessários para a obtenção dessa energia.

Ainda em Maringá, os clubistas do “Jovens Cientistas Kennedy” criaram uma horta utilizando o adubo que eles mesmos estão cultivando por meio de uma composteira. Além disso, estão estudando robótica para analisar dados advindos desse jardim e montar a irrigação automática do ambiente. Inclusive na Culminância, os alunos demonstraram no laboratório de ciências do Colégio Estadual Presidente Kennedy como é o processo de irrigação automática e também outras atividades experimentais, a exemplo da produção de gás carbônico, o relatório em V (de Gowin) e o abajur de lava.

  • A imagem é uma galeria composta por seis fotografias, que retratam atividades desenvolvidas por diferentes grupos escolares ligados a Clubes de Ciências. A primeira foto tem um grupo de alunos sorrindo. O grupo está sentado em um ambiente interno decorado com plantas em prateleiras e cartazes. A segunda imagem mostra uma sala de informática com vários estudantes sentados em frente a computadores de mesa. Eles estão organizados em duas fileiras, cada uma voltada para o centro da sala, com monitores, teclados e fones de ouvido disponíveis. A maioria dos alunos parecem estar concentrados nas telas, digitando ou usando os fones. A sala tem iluminação fluorescente, paredes claras e alguns avisos afixados. Ao fundo, há ventiladores de parede e janelas com blocos de vidro para ventilação. O ambiente transmite uma atmosfera de estudo. A terceira fotografia tem alunos e visitantes interagindo em uma bancada comprida, realizando atividades práticas e experimentos. Há papéis com explicações e materiais sobre a mesa, indicando uma exposição interativa. A quarta foto mostra várias pessoas observando atentamente uma exposição de trabalhos em um espaço decorado com tecido verde. Na quinta foto tem um grupo de alunos apresentando um projeto do Clube de Ciências em uma sala decorada com folhas verdes penduradas. Na frente da mesa, há cartazes escritos e materiais como garrafas PET e experimentos. Na última foto há um grupo de estudantes, alguns vestidos com roupas típicas de festa junina, participando de uma atividade que envolve códigos QR. Uma das alunas segura um cartaz com o título “Quiz da ciência”, sugerindo uma abordagem lúdica para aprender conteúdos científicos.
  • A imagem é uma galeria composta por seis fotografias, que retratam atividades desenvolvidas por diferentes grupos escolares ligados a Clubes de Ciências. A primeira foto tem um grupo de alunos sorrindo. O grupo está sentado em um ambiente interno decorado com plantas em prateleiras e cartazes. A segunda imagem mostra uma sala de informática com vários estudantes sentados em frente a computadores de mesa. Eles estão organizados em duas fileiras, cada uma voltada para o centro da sala, com monitores, teclados e fones de ouvido disponíveis. A maioria dos alunos parecem estar concentrados nas telas, digitando ou usando os fones. A sala tem iluminação fluorescente, paredes claras e alguns avisos afixados. Ao fundo, há ventiladores de parede e janelas com blocos de vidro para ventilação. O ambiente transmite uma atmosfera de estudo. A terceira fotografia tem alunos e visitantes interagindo em uma bancada comprida, realizando atividades práticas e experimentos. Há papéis com explicações e materiais sobre a mesa, indicando uma exposição interativa. A quarta foto mostra várias pessoas observando atentamente uma exposição de trabalhos em um espaço decorado com tecido verde. Na quinta foto tem um grupo de alunos apresentando um projeto do Clube de Ciências em uma sala decorada com folhas verdes penduradas. Na frente da mesa, há cartazes escritos e materiais como garrafas PET e experimentos. Na última foto há um grupo de estudantes, alguns vestidos com roupas típicas de festa junina, participando de uma atividade que envolve códigos QR. Uma das alunas segura um cartaz com o título “Quiz da ciência”, sugerindo uma abordagem lúdica para aprender conteúdos científicos.
  • A imagem é uma galeria composta por seis fotografias, que retratam atividades desenvolvidas por diferentes grupos escolares ligados a Clubes de Ciências. A primeira foto tem um grupo de alunos sorrindo. O grupo está sentado em um ambiente interno decorado com plantas em prateleiras e cartazes. A segunda imagem mostra uma sala de informática com vários estudantes sentados em frente a computadores de mesa. Eles estão organizados em duas fileiras, cada uma voltada para o centro da sala, com monitores, teclados e fones de ouvido disponíveis. A maioria dos alunos parecem estar concentrados nas telas, digitando ou usando os fones. A sala tem iluminação fluorescente, paredes claras e alguns avisos afixados. Ao fundo, há ventiladores de parede e janelas com blocos de vidro para ventilação. O ambiente transmite uma atmosfera de estudo. A terceira fotografia tem alunos e visitantes interagindo em uma bancada comprida, realizando atividades práticas e experimentos. Há papéis com explicações e materiais sobre a mesa, indicando uma exposição interativa. A quarta foto mostra várias pessoas observando atentamente uma exposição de trabalhos em um espaço decorado com tecido verde. Na quinta foto tem um grupo de alunos apresentando um projeto do Clube de Ciências em uma sala decorada com folhas verdes penduradas. Na frente da mesa, há cartazes escritos e materiais como garrafas PET e experimentos. Na última foto há um grupo de estudantes, alguns vestidos com roupas típicas de festa junina, participando de uma atividade que envolve códigos QR. Uma das alunas segura um cartaz com o título “Quiz da ciência”, sugerindo uma abordagem lúdica para aprender conteúdos científicos.
  • A imagem é uma galeria composta por seis fotografias, que retratam atividades desenvolvidas por diferentes grupos escolares ligados a Clubes de Ciências. A primeira foto tem um grupo de alunos sorrindo. O grupo está sentado em um ambiente interno decorado com plantas em prateleiras e cartazes. A segunda imagem mostra uma sala de informática com vários estudantes sentados em frente a computadores de mesa. Eles estão organizados em duas fileiras, cada uma voltada para o centro da sala, com monitores, teclados e fones de ouvido disponíveis. A maioria dos alunos parecem estar concentrados nas telas, digitando ou usando os fones. A sala tem iluminação fluorescente, paredes claras e alguns avisos afixados. Ao fundo, há ventiladores de parede e janelas com blocos de vidro para ventilação. O ambiente transmite uma atmosfera de estudo. A terceira fotografia tem alunos e visitantes interagindo em uma bancada comprida, realizando atividades práticas e experimentos. Há papéis com explicações e materiais sobre a mesa, indicando uma exposição interativa. A quarta foto mostra várias pessoas observando atentamente uma exposição de trabalhos em um espaço decorado com tecido verde. Na quinta foto tem um grupo de alunos apresentando um projeto do Clube de Ciências em uma sala decorada com folhas verdes penduradas. Na frente da mesa, há cartazes escritos e materiais como garrafas PET e experimentos. Na última foto há um grupo de estudantes, alguns vestidos com roupas típicas de festa junina, participando de uma atividade que envolve códigos QR. Uma das alunas segura um cartaz com o título “Quiz da ciência”, sugerindo uma abordagem lúdica para aprender conteúdos científicos.
  • A imagem é uma galeria composta por seis fotografias, que retratam atividades desenvolvidas por diferentes grupos escolares ligados a Clubes de Ciências. A primeira foto tem um grupo de alunos sorrindo. O grupo está sentado em um ambiente interno decorado com plantas em prateleiras e cartazes. A segunda imagem mostra uma sala de informática com vários estudantes sentados em frente a computadores de mesa. Eles estão organizados em duas fileiras, cada uma voltada para o centro da sala, com monitores, teclados e fones de ouvido disponíveis. A maioria dos alunos parecem estar concentrados nas telas, digitando ou usando os fones. A sala tem iluminação fluorescente, paredes claras e alguns avisos afixados. Ao fundo, há ventiladores de parede e janelas com blocos de vidro para ventilação. O ambiente transmite uma atmosfera de estudo. A terceira fotografia tem alunos e visitantes interagindo em uma bancada comprida, realizando atividades práticas e experimentos. Há papéis com explicações e materiais sobre a mesa, indicando uma exposição interativa. A quarta foto mostra várias pessoas observando atentamente uma exposição de trabalhos em um espaço decorado com tecido verde. Na quinta foto tem um grupo de alunos apresentando um projeto do Clube de Ciências em uma sala decorada com folhas verdes penduradas. Na frente da mesa, há cartazes escritos e materiais como garrafas PET e experimentos. Na última foto há um grupo de estudantes, alguns vestidos com roupas típicas de festa junina, participando de uma atividade que envolve códigos QR. Uma das alunas segura um cartaz com o título “Quiz da ciência”, sugerindo uma abordagem lúdica para aprender conteúdos científicos.
  • A imagem é uma galeria composta por seis fotografias, que retratam atividades desenvolvidas por diferentes grupos escolares ligados a Clubes de Ciências. A primeira foto tem um grupo de alunos sorrindo. O grupo está sentado em um ambiente interno decorado com plantas em prateleiras e cartazes. A segunda imagem mostra uma sala de informática com vários estudantes sentados em frente a computadores de mesa. Eles estão organizados em duas fileiras, cada uma voltada para o centro da sala, com monitores, teclados e fones de ouvido disponíveis. A maioria dos alunos parecem estar concentrados nas telas, digitando ou usando os fones. A sala tem iluminação fluorescente, paredes claras e alguns avisos afixados. Ao fundo, há ventiladores de parede e janelas com blocos de vidro para ventilação. O ambiente transmite uma atmosfera de estudo. A terceira fotografia tem alunos e visitantes interagindo em uma bancada comprida, realizando atividades práticas e experimentos. Há papéis com explicações e materiais sobre a mesa, indicando uma exposição interativa. A quarta foto mostra várias pessoas observando atentamente uma exposição de trabalhos em um espaço decorado com tecido verde. Na quinta foto tem um grupo de alunos apresentando um projeto do Clube de Ciências em uma sala decorada com folhas verdes penduradas. Na frente da mesa, há cartazes escritos e materiais como garrafas PET e experimentos. Na última foto há um grupo de estudantes, alguns vestidos com roupas típicas de festa junina, participando de uma atividade que envolve códigos QR. Uma das alunas segura um cartaz com o título “Quiz da ciência”, sugerindo uma abordagem lúdica para aprender conteúdos científicos.

Na cidade de Presidente Castelo Branco, o clube “Ciências no nosso dia a dia”, do Colégio Estadual Maria Carmella Neves de Souza, apresentou na Culminância, por meio de cartazes, as pesquisas desenvolvidas nos últimos meses, relacionadas às plantas medicinais, aromáticas e condimentares que são temas de estudo do grupo. Para se prepararem para o evento, os clubistas responderam um questionário quantitativo e qualitativo sobre o conhecimento dessas plantas. Também realizaram pesquisas, atividades e uma visita técnica em uma chácara no município para observarem as características desses vegetais. 

Seguindo para Itambé, na Escola Estadual Professor Giampero Monacci, os clubistas  do “Robótica e sustentabilidade, solidariedade em ação” exibiram a transformação das garrafas pet em cachecóis e toucas. Na Culminância, foi demonstrado como é o processo, que envolve desde a separação dos materiais até a entrega do gorro e cachecol prontos para instituições assistenciais, como as mulheres do Lar das Mães Solteiras do município. Houve também a entrega de lembrancinhas aos visitantes.

A cultura hip-hop é o tema do clube “No Ritmo do Conhecimento”, do Colégio Estadual Doutor Camargo, na cidade de mesmo nome. Conforme a professora coordenadora do clube, Simone Gonzales Sagrilo, os alunos se revezaram na explicação aos visitantes sobre a natureza do clube, os objetivos e objeto de estudo que estão baseados na importância de estudar a cultura hip-hop. “Eles se sentiram importantes e animados para as próximas atividades do clube, quando foram elogiados pelos visitantes”, afirmou Simone.