PROJETOS

Projetos Parceiros

NOSSAS
PRODUÇÕES

MULTIMÍDIA

PRFC 2025 abre a I Mostra dos Clubes de Ciências

Por: Ana Elisa Frings

Durante manhã, tarde e noite os clubistas vão apresentar seus trabalhos no centro de eventos Cidade dos Lagos, em Guarapuava

Nesta quinta-feira (2), ocorre a I Mostra dos Clubes integrantes da Rede de Clubes de ciências, ligados ao NAPI Paraná Faz Ciência. O encontro de mais de 130 clubes do Paraná, com um total de 660 estudantes, está sendo realizado na 5ª edição do evento anual Paraná Faz Ciência.

Clubistas apresentam pesquisa que já deu origem a uma startup, pelo potencial de mercado que as propostas apresentam. (Foto/Ana Elisa Frings)

Na cerimônia de abertura, o comitê organizador da Mostra foi representado pela professora Elisa Aguayo Rosa (Unicentro), que mencionou a importância do trabalho de muitas mãos para que um encontro dessa magnitude tivesse êxito. 

Débora Sant’ana, articuladora do NAPI Paraná Faz Ciência, citou, em seguida, que o cansaço da preparação toda cessou quando encontrou os clubistas entusiasmados. “Acordamos cedo e vamos até à noite tratando de Clubes e NAPI, mas, ao chegar aqui hoje, o cansaço passou, porque vemos o brilho nos olhos das crianças”, destaca.

a articuladora do NAPI Paraná faz Ciência, Débora Sant´Ana, na abertura da I Mostra de Clubes de Ciências (Foto/Ana Elisa Frings)

A coordenadora geral do evento na Unicentro, Marquiana Villas Boas Gomes aponta a importante coincidência do primeiro encontro dos Clubes da Rede Paraná Faz Ciência ser no momento em que esse projeto completa um ano de atividades. “É uma feliz coincidência essa Mostra acontecer agora que os Clubes estão completando um ano de funcionamento!  É uma honra poder realizar essa primeira mostra de clubes durante o Paraná Faz Ciência, aqui na Unicentro”, comemora.

a coordenadora do evento na Unicentro, Marquiana Gomes, junto de representantes do Comitê organizador da I Mostra de Clubes de Ciências do NAPI Paraná Faz Ciência (Foto/Ana Elisa Frings)

Em nome da SETI (Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) , o secretário Aldo Bona defendeu que o trabalho de valorização da ciência e da tecnologia siga fortalecido. “Temos o desafio pela frente de fazer com que o movimento que fortalece a ciência continue, já que o investimento mais importante está nos Clubes de Ciências e eles são a semente para um futuro de maior engajamento com a ciência”, disse o secretário.

Finalizando a cerimônia oficial, o reitor da Universidade anfitriã – a Unicentro – Fábio Hernandes renovou os agradecimentos já feitos à equipe organizadora da Mostra e a todas as demais pessoas envolvidas para que o encontro de Clubes acontecesse. E fez o repasse oficial do símbolo do Paraná Faz Ciência para a próxima Universidade a sediar o encontro anual: a Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), na figura do reitor Jefferson Simomura.