PROJETOS

Projetos Parceiros

NOSSAS
PRODUÇÕES

MULTIMÍDIA

Paraná Faz Ciência leva divulgação científica ao Show Rural 2026 em Cascavel

Por: Victor Alves

Projeto apresentou produções acadêmicas, destacou a integração entre ciência e agronegócio e contou com participação do Clube de Ciências

O Show Rural, reconhecido como a maior vitrine do agronegócio da América Latina, foi realizado entre os dias 9 e 13 de fevereiro, em Cascavel, e contou com uma participação estratégica para a divulgação científica estadual: o NAPI Paraná Faz Ciência.

Integrado à programação da Fundação Araucária, a equipe do NAPI Paraná Faz Ciência esteve presente no estande da Unioeste, ao lado de outros Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs), promovendo a aproximação entre a produção acadêmica, o setor produtivo e a comunidade em geral. A iniciativa evidenciou como o investimento em ciência e tecnologia contribui diretamente para a competitividade e a sustentabilidade do agronegócio paranaense.

Ao longo do evento, o estande recebeu visitantes interessados em conhecer as ações desenvolvidas pelo projeto e seus impactos no contexto educacional e científico do estado. No último dia de programação, 13 de fevereiro, as atividades foram intensificadas com a apresentação de produções acadêmicas, incluindo e-books sobre Espaços de Divulgação Científica e Percepção Pública da Ciência no Paraná.

Equipe do Paraná Faz Ciência durante o Show Rural 2026 (Fonte: NAPI Paraná Faz Ciência/Divulgação)

Luan Paes, bolsista pedagógico do NAPI, destacou a importância da participação em um evento desse porte: “É muito importante, nesse momento de evento, divulgar a ciência para esse público; ciência e agro trabalham juntos.” Ele também ressaltou que a divulgação dos livros exibidos amplia o acesso à informação: “Às vezes, as pessoas da própria cidade não sabem que existem espaços de divulgação científica por falta de informação.” A obra apresentada reúne dados sobre museus, herbários, planetários e outros espaços de divulgação científica distribuídos pelo Paraná.

Visitantes no Estande do NAPI Paraná Faz Ciência (Fonte: NAPI Paraná Faz Ciência/Divulgação)

O analista de inovação da Fundação Araucária, Deyvid Anjos, também enfatizou a relevância da presença no evento: “É uma ótima oportunidade de demonstrar todas as atividades, ações e projetos que temos desenvolvido, tanto na área do agro quanto em outras áreas.” Segundo ele, um dos principais objetivos é chamar a atenção de empresários e empresas para o NAPI Paraná Faz Ciência e suas iniciativas. David explicou ainda que o conceito de Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação consiste em congregar todos os atores de uma mesma temática ou área, unificando esforços e empreendimentos para que, junto com a academia e os estudantes, seja possível fortalecer a ciência e impulsionar ainda mais o desenvolvimento do Estado do Paraná.

Outro destaque do dia, foi a participação do Clube de Ciências Verde em Ação, do Colégio Estadual Pacaembu, de Cascavel, que apresentou o um de seus projetos desenvolvidos. O clube estuda, mapeia e atua na recuperação de uma nascente de rio que ocorre dentro da cidade de Cascavel. Durante o evento, os clubistas contaram suas experiências na atividade e apresentaram uma maquete da nascente em questão, e uma amostra real do lixo coletado no local. 

A presença no Show Rural consolidou o papel do NAPI Paraná Faz Ciência como ponte entre universidade, escola e sociedade, reforçando a importância da ciência paranaense para o desenvolvimento regional.