Objetivo é celebrar a cultura científica e tecnológica no Paraná,
através de ações integrativas divididas em seis grandes eixos temáticos.
O maior evento científico do Paraná está chegando. A Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná – Paraná faz Ciência 2023 terá como sede o Campus da Universidade Estadual de Londrina (UEL), de 6 a 10 de novembro. Com atividades integrativas organizadas em seis grandes eixos temáticos, o Paraná Faz Ciência 2023 vai divulgar avanços tecnológicos das mais diferentes áreas de conhecimento, produzidos por todo o sistema de ensino paranaense.
Como parte integrante da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2023), a iniciativa busca reunir toda a comunidade paranaense em torno da atividade científica. O Paraná Faz Ciência é uma parceria entre a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a Agência Araucária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná (Fundação Araucária), a Secretaria Estadual de Modernização, Transformação e Inovação (Semti) e a UEL.
O evento conta com apoio das universidades estaduais de Ponta Grossa (UEPG), do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), de Maringá (UEM), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Norte do Paraná (Uenp) e do Paraná (Unespar); das universidades Federal do Paraná (UFPR), Federal da Integração Latino-Americana (Unila), da Fronteira Sul, Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Também conta com apio da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR – Grupo Marista), da Secretaria da Educação (SEED) do Governo do Estado do Paraná, da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Londrina e do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel).
A abertura do evento será no dia 6, no Cine Teatro Ouro Verde, a partir das 18h, com a presença de autoridades estaduais. Na ocasião, será revelado o vencedor do Programa de Propriedade Intelectual com Foco no Mercado – Prime 2023. O Prime tem como objetivo prospectar propostas acadêmicas com potencial mercadológico e transformar resultados científicos em novos negócios. A Orquestra da UEL (Osuel) também vai se apresentar na atividade de recepção.
Eixos temáticos:
A programação do evento é orientada conforme a divisão das ações interativas em seis grandes eixos temáticos:
Eixo 1: Ensino Superior do Futuro
O Eixo 1 discute o futuro do Ensino Superior, compreendendo o papel das novas tecnologias no cenário educacional de pós-pandemia. De 7 a 9 de novembro, das 19h às 22h, os debates articulados têm como público-alvo estudantes de graduação, pós-graduação e docentes das universidades paranaenses. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas antecipadamente.
Eixo 2: Mostra Interativa de Ciência, Tecnologia e Inovação
Este segmento é subdividido em Mostra Interativa de Projetos; Exposição de Startups; e Mostra dos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (Napis). As mostras ocorrerão entre os dias 7 e 9 de novembro, das 8h às 18h, e objetivam apresentar à sociedade os novos programas desenvolvidos pela UEL e instituições parceiras.
Por meio de experiências interativas, pretende-se incentivar a participação da comunidade externa, além de estudantes e professores da Educação Básica e do Ensino Superior.
Segundo edital 04/2023, dez startups e 17 Napis foram selecionados para visitação nessa etapa. É o caso da empresa londrinense GRAL Bioativos. Especializada em soluções antimicrobianas verdes com baixa toxicidade, ela terá um estande próprio no Campus para a divulgação de sua marca.
Eixo 3: Visitas Técnicas
No Eixo 3, os visitantes vão participar de jornadas imersivas em espaços fundamentais para a produção científica, como os laboratórios de pesquisa. Com horários próprios, as atividades estão programadas para ocorrer entre os dias 7 e 9. A entrada é gratuita e aberta a todos, porém é necessário se inscrever.
De acordo com o edital 04/2023, foram elencados 65 locais na universidade para apresentação. Da Cardiologia Veterinária, do Centro de Ciências Agrárias (CCA), ao TelecomB5G – Grupo de Pesquisa Telecomunicações da UEL.
Eixo 4: Oficinas
Voltadas a atender à comunidade leiga, além de estudantes e professores da Educação Básica e do Ensino Superior, as oficinas desenvolverão práticas relacionadas à temática do Paraná Faz Ciência 2023. De 7 a 9, as informações acerca dos projetos disponíveis constarão no site.
Esta edição conta com 10 exibições remotas, a exemplo da discussão “Metaverso: desafios e potencialidades”, e 111 presenciais, como “Vidlunnia: a poesia ucraniana nas vozes brasileiras”.
Eixo 5: Cultura e Arte
Visa à divulgação de ações culturais e artísticas, promovendo o encontro de grupos, projetos, coletivos e iniciativas diversas da área. Aberta ao público em geral, ocorre de 7 a 10 de novembro, em segmentos específicos da UEL, sem necessidade de inscrição prévia ou agendamento.
Para este ano, foram selecionadas 18 mostras do gênero, desde Apresentação do espetáculo teatral “Fagulha”, da companhia Núcleo Ás de Paus, a Videodança “Caderno de estudos 2023”.
Eixo 6: Eventos acadêmicos
Esta seção contempla o XXXII Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC 2023), VI Encontro Anual de Extensão Universitária e XII Seminário de Extensão (Por Extenso 2023); V Mostra Anual de Atividades de Ensino da UEL (Pró-Ensino 2023), bem como o Encontro Paranaense de Comitês de Suporte à Pesquisa Científica e Tecnológica e Encontro Paranaense de Editores e Jornalistas Científicos.
Com o objetivo de divulgar os resultados da pesquisa acadêmica produzida pela UEL até agosto de 2023, a programação das feiras estará disponível, em breve, no site. Assim, os interessados em participar deverão realizar a inscrição pelo link, priorizando o limite de vagas.
Cronograma
O Paraná Faz Ciência 2023 disponibilizou o cronograma do evento, que pode ser conferido abaixo. Segundo o diretor da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (ProPPG) da UEL, Eduardo José de Almeida Araújo, não haverá aulas durante a semana e todas as atividades dos alunos serão voltadas ao evento.
Inscrições
Os interessados devem acessar o site oficial do evento para se inscrever. A visitação será aberta à comunidade, de forma gratuita. Grupos menores do que dez pessoas não necessitam de agendamento prévio. Grupos escolares ou não escolares com mais de dez pessoas devem realizar inscrição prévia, visando garantir o bom atendimento e a circulação segura no local das atividades. O cadastro de turmas visitantes pode ser feito por este formulário.
A UEL, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex), será responsável pela certificação de todos os envolvidos no evento, desde que comprovada a participação. A carga horária dependerá do tempo de duração das atividades.