PROJETOS

Projetos Parceiros

NOSSAS
PRODUÇÕES

MULTIMÍDIA

EVENTOS

PARANÁ FAZ CIÊNCIA

NAPI RMN marca presença no Paraná Faz Ciência 2024

Por: Guilherme de Souza Oliveira

Firmes no propósito de disseminar o uso da Ressonância Magnética Nuclear (RMN) entre cientistas, o NAPI RMN esteve presente na II Mostra de NAPIs, encontro de Arranjos integrado ao Paraná Faz Ciência 2024, que aconteceu de 7 a 11 de outubro, no campus sede da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

No estande do NAPI no evento, o professor do coordenador do Arranjo, Andersson Barison apresentou um espectrômetro de RMN de baixo campo, destacando seu valor e versatilidade em pesquisas nas áreas de alimentos e agricultura. 

Esse equipamento portátil é capaz de analisar o teor de óleo e proteínas em sementes e grãos, como soja, algodão e milho, ampliando o alcance de estudos científicos. 

Anderson explicou que o intuito de trazer a tecnologia para o evento é difundir seu potencial, sensibilizando desde estudantes de iniciação científica até pesquisadores avançados, especialmente do Paraná, para os benefícios que a RMN pode trazer às pesquisas em diversas áreas. 

“Além dessa aplicação prática, este equipamento que nós estamos expondo no evento tem um papel importante na disseminação científica, permitindo que pesquisadores explorem novas fronteiras e desenvolvam projetos inovadores”, conclui o professor. 

Demonstrando a usabilidade do equipamento, a doutoranda em Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Patrícia Casarin, também esteve presente no estande. Ela falou sobre a agilidade da máquina que, com pequena quantidade de amostras, entrega um resultado rápido e preciso. “Além de sua portabilidade, o espectrômetro que trouxemos é um equipamento moderno, que não deixa resíduos e tem um futuro ainda mais promissor para a ciência no mundo todo”, enfatiza a doutoranda.