Evento discutiu novas metodologias que serão utilizadas nos próximos anos do projeto
O 15º Seminário da Rede Agropesquisa contou com a presença do secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Natalino Avance de Souza, e da diretora técnica do Sistema FAEP/SENAR-PR, Débora Grimm. A Rede é, na verdade, o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Prosolo, que gerenciou o evento ocorrido na última quinta-feira (5), no Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), em Curitiba.
Todas as instituições que fazem parte do NAPI prestigiaram a programação: o IDR-Paraná; a Unicesumar, de Maringá; a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), de Dois Vizinhos; a Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), de Guarapuava; a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); e a Fundação Araucária.
O evento focou em discutir as novas metodologias e ações que serão utilizadas nos próximos cinco anos do NAPI, além de dialogar com o secretário sobre as demandas que estão vindo do agronegócio.
“A gente realiza a cada seis meses esse seminário, discutindo resultados, apresentando demandas e as ações de transferência de tecnologia. Então, é um Seminário de discussão e atualização de toda a Rede junto com a Fundação Araucária e o Sistema FAEP/SENAR-PR, que são as entidades que custeiam a Rede Agropesquisa e, agora, o NAPI Prosolo”, explica a coordenadora do Arranjo, Graziela Moraes de Cesare Barbosa.
O próximo Seminário já tem data marcada, será em 15 de abril de 2025, dia do lançamento do segundo livro da Rede Agropesquisa, em comemoração ao Dia Nacional da Conservação do Solo, celebrado nesta data.