C² comemora Dia dos Povos Indígenas

Duas reportagens, do dia 20 de abril, comemoram ao Dia dos Povos Indígenas, na plataforma de divulgação científica Conexão Ciência – C²: “Câmeras e histórias transformando consciências” e “Uma pedagogia para chamar de nossa! ”. O C² é uma iniciativa dos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPI) – Educação para Ciência e Divulgação Científica, financiado pela Fundação Araucária. O projeto tem como objetivo a criação da Rede Paranaense de Popularização da Ciência e reúne as Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES).

O texto “Câmeras e histórias transformando consciências” traz uma curiosidade muito importante relacionada aos termos índio e indígena. Uma lei foi a responsável por definir o dia 19 de abril como o Dia dos Povos Indígenas, antigamente conhecido como Dia do Índio. Mas o foco da reportagem mesmo é o projeto Ciclo de Formação Acadêmica Intercultural Indígena, coordenado da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Dentro do Ciclo, há uma ação de extensão chamada “Audiovisual para o fortalecimento da identidade indígena no processo educativo”. A iniciativa nasceu como forma de amparo aos estudantes e já produziu cerca de 25 autobiografias e 7 documentários. Confira os detalhes dessas produções, não vamos dar spoiler aqui.
A segunda matéria, “Pedagogia para chamar de nossa!”, relata os desafios que esses povos enfrentam no dia-a-dia no Brasil. Como as escolas, muitas vezes, não estão em seus territórios não levam a cultura e língua deles a sério, complicando o acesso à educação. Quando se trata de ensino superior, a dificuldade se torna pior, por conta da falta das leis públicas adequadas.

Quer mergulhar no universo indígena? Então, acesse o Conexão Ciência – C².