O objetivo é reunir dados dos projetos para auxiliar a definição das políticas de divulgação científica e popularização da ciência

Nesta quarta-feira, dia 30, a partir das 8h30, ocorre, de forma remota, o II Encontro de Grupos de Estudo e Pesquisa em Políticas Públicas e Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação no Paraná, com coordenadores e representantes dos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs) Paraná Faz Ciência (PRFC) e Gestão e Difusão de Ciência e Tecnologia.
Em agosto do ano passado, por iniciativa do NAPI PRFC, a primeira reunião do grupo propôs a discussão sobre a importância de haver uma sistematização dos dados para a criação de indicadores que possam medir a força da valorização da ciência e da cultura científica do nosso Estado.
Na oportunidade, o encontro revelou a importância de se manter um espaço contínuo de diálogo e colaboração entre os distintos NAPIs. Agora, a proposta é avaliar as informações que devem embasar o Índice Geral de CT&I do Paraná, a partir do cruzamento de diferentes indicadores.
Para a abertura da reunião está prevista a participação do professor do Departamento de Economia, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Marco Cavalieri, que irá apresentar um panorama geral sobre políticas públicas. Em seguida, falará a pesquisadora Marília de Souza, do projeto Research Design sobre Políticas Regionais e Nacionais de C,T&I associadas a Estudos de Futuro e Planejamentos Prospectivos, coordenado por ela, que vem sendo colocado em prática em parceria com o Canadá.
Na parte final, discorrem os representantes do NAPI Paraná Faz Ciência e NAPI Gestão e Difusão de CT&I. A dinâmica sugerida para a conversa prevê que cada um faça uma apresentação que terá duração de aproximadamente 45 minutos, sendo cerca de 30 a 35 minutos para exposição e 10 a 15 minutos para debate com os participantes.
Com fomento da Fundação Araucária e apoio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), os Novos Arranjos são redes colaborativas e interdisciplinares que reúnem universidades, centros de pesquisa, empresas e outras instituições para promover a pesquisa científica e a inovação tecnológica no Paraná, além de investir em divulgação científica e cultura cidadã.