Empresa Júnior da UEM inaugura 50 ecopontos em parceria com a prefeitura de Maringá

Iniciativa propõe o descarte adequado de escovas de dentes usadas; material recolhido será reciclado

Cinquenta ecopontos para descarte adequado de escovas de dentes usadas foram inaugurados, nesta quarta-feira (22), pela manhã, no auditório Hélio Moreira, localizado na Prefeitura Municipal de Maringá. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Insight Odonto, empresa júnior de odontologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), com a Secretaria de Limpeza Urbana (Seurb) do município.

A ideia de desenvolver o ecoponto foi inspirada em um projeto semelhante em Portugal. Em abril de 2022, foi instalado na Clínica Odontológica da UEM o primeiro ecoponto do Brasil com esta finalidade. “Quisemos expandir nossa ideia para que todos tivessem acesso a esses espaços. Buscamos a prefeitura por meio do secretário Paulo Gustavo e eles abraçaram nossa iniciativa”, ressalta William Filipin, estudante de odontologia e integrante da Insight.

Os ecopontos serão colocados em 34 Unidades Básica de Saúde (UBS), em alguns pontos da Prefeitura Municipal, na Associação Maringaense de Odontologia (AMO) e em outros locais públicos de Maringá. As escovas serão coletadas pela Seurb em um caminhão específico e encaminhadas para Incubadora Ecológica, criada pela UEM, onde o plástico será transformado em madeira ecológica, podendo se tornar matéria-prima para bancos de praças e carteiras escolares, por exemplo.

“É um projeto muito importante. As escovas seriam descartadas no lixo do banheiro e levadas para o aterro sanitário onde ficariam centenas de anos para serem decompostas. Agora, com a coleta, como o plástico da escova é de excelente material com ótima dureza elas poderão ser facilmente recicladas”, destaca Filipin.

Fábio Carlucci