PROJETOS

Projetos Parceiros

NOSSAS
PRODUÇÕES

MULTIMÍDIA

EVENTOS

Escolas de Curitiba se unem para promover integração dos Clubes de Ciências

Por: Ádamo Antonioni

É o primeiro encontro realizado pelos clubes de ciências vinculados à Rede de Clubes Paraná Faz Ciência, que partilharam diversos experimentos científicos.

A imagem mostra um grupo de estudantes reunidos ao redor de uma mesa em um ambiente escolar. No centro da mesa há uma impressora 3D com filamento carregado, além de outros objetos como uma pequena estrutura amarela, um vaso com flores e uma caixa azul com LEDs. O ambiente é um espaço aberto, coberto, com piso liso e colunas amarelas. A iluminação é natural, sugerindo que a atividade acontece durante o dia. Há um clima de curiosidade e colaboração entre os participantes.
Estudantes se reúnem no pátio do Colégio Alfredo Parodi para conhecerem a impressora 3D (Foto/Valentina Kobus)


Quatro colégios estaduais de Curitiba (PR) decidiram se unir para que seus Clubes de Ciências promovam a integração entre os estudantes, na tarde de sexta-feira, 30 de maio. O Colégio Estadual Alfredo Parodi foi o anfitrião do evento, que contou com a participação das pós-doutorandas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Bolsistas Técnicos Nível Superior ( chamados de bolsistas BTNs) e bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), também da UFPR. 

A idealizadora foi a professora de Biologia Corine Costa, coordenadora do Clube Geração Científica, que convidou os clubes de ciências dos Colégios Estaduais Isolda Schmid e Teotonio Vilela e do Colégio Estadual para Surdos Alcindo Fanaya Júnior. Dentre as atividades realizadas, os destaques foram o experimento científico com fogo colorido para explicar as cores das estrelas, a construção de uma luneta caseira e o lançamento de um foguete com a base de pressão de água. O tema principal do encontro foi astronomia. 

“Eu gosto bastante de participar do Clube de Ciências. Porque quando você aprende, automaticamente, fica mais interessado nas atividades científicas”, relata a clubista Raquel Gabrielly Sampaio, do Clube Geração Científica. Outro clubista, Matheus Felipe Lopes Pereira, do Colégio Estadual para Surdos Alcindo Fanaya Júnior,  achou interessante o evento. “A gente pode ver o conteúdo dos clubes, conhecer as ideias, as atividades de cada um, o que desperta nossa curiosidade”, sinalizou Matheus com tradução do intérprete de libras Evonir Vieira da Silva. Matheus participa do Clube Verde Mel o Clube, que trabalha com abelhas.

Bianca Muchiuti está no nono ano de licenciatura em Ensino de Ciências Biológicas na UFPR, e afirmou que a atividade na escola contribui para sua prática em docência, “porque podemos observar esta interdisciplinaridade, os alunos interagindo entre eles, e o quanto estão sendo participativos nas oficinas”, explica Bianca.

“Hoje é um dia muito especial”, celebrou a diretora do Colégio Alfredo Parodi, Cristiana Ducci Göhr, “conseguimos compartilhar o projeto do nosso clube de ciências, apresentar a proposta dos professores, as atividades que os alunos estão desenvolvendo, dando cada vez mais protagonismo para os estudantes”, completa. 

Esta foi a primeira atividade de integração promovida pelos clubes, encerrada com um café da tarde. E, dado o sucesso, os professores já se mobilizam para uma nova atividade semelhante, ainda sem data definida.

A imagem mostra um grupo grande de pessoas reunidas em uma sala de uma escola, participando de confraternização. O ambiente é fechado, com luzes fluorescentes no teto, armários ao fundo e várias janelas com cortinas azul-escuras do lado direito. O grupo, composto por crianças, adolescentes e alguns adultos, está reunido ao redor de duas mesas cobertas com toalhas brancas rendadas. As mesas estão repletas de alimentos e bebidas, como bolos, salgados, refrigerantes e sucos. Todos estão sorrindo ou posando para a foto, criando um clima alegre e descontraído.
Café da tarde encerrou as atividades de integração no Colégio Alfredo Parodi (Foto/ Valentina Kobus)