PROJETOS

Projetos Parceiros

NOSSAS
PRODUÇÕES

MULTIMÍDIA

Feira Regional de Ciências do Litoral Paranaense chega a 14° edição

Por: Chananda Buss
 A edição de 2024 da Feira do Litoral movimentou a UFPR, em Matinhos

Neste ano, o tema do evento, que acontece desde 2011, será Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território

Realizada desde 2011, a Feira Regional de Ciências do Litoral Paranaense reúne estudantes e professores da educação básica para apresentar pesquisas, investigações e criações científicas desenvolvidas em diferentes áreas do conhecimento. Em 2025, o tema da feira é Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território.

O coordenador do evento, Emerson Joucoski, defende que “os alunos experimentam, vivenciam atividades diferenciadas, diferentes daquelas só do quadro negro em giz e sentados. Eles podem se comunicar, aprender mais sobre o método científico e a natureza da ciência. Os estudantes também podem trazer para as feiras temas que eles querem investigar em torno da sua escola, das suas comunidades, da região do litoral até de fora”. 

Como participar? 

A Feira Regional de Ciências do Litoral Paranaense é divida em três etapas. Os estudantes que forem selecionados em uma fase avançam para a próxima. A última etapa é a apresentação do trabalho presencialmente, na feira de ciências, na UFPR Litoral, em Matinhos. Confira o cronograma. 

Podem se inscrever alunos do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação para Jovens e Adultos (EJA), dos municípios da região do litoral do Paraná. As inscrições e submissões são gratuitas, sendo permitido até 3 inscritos por trabalho. 

Acesse o edital do evento para mais informações. 

A feira ao longo dos anos 

Inaugurada em 2011, a Feira Regional de Ciências do Litoral Paranaense já teve outras 13 edições. “A ideia era trazer para o evento espaços, atividades e conhecimentos das comunidades para serem apresentados a outras comunidades”, explica Emerson sobre a criação da feira. Já na primeira edição, participaram 146 expositores de trabalhos e 25 professores mediadores, totalizando 51 apresentações. 

“A feira só tem crescido ao longo dos anos,  está bem consolidada. Todo ano a gente tenta incluir mais e mais trabalhos. Já chegamos a ter quase 80 trabalhos”, comemora Joucoski . 

Diversos temas nortearam o evento ao longo das edições. O último  foi Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais, em 2024; e Ciência e Oceano: rumo ao desenvolvimento sustentável, em 2023.