Mais de 200 atividades são selecionadas para a programação do Paraná Faz Ciência

A comissão organizadora da Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná – Paraná Faz Ciência 2023 divulga o resultado do edital de seleção de propostas de atividades científicas, culturais e artísticas nos diferentes Eixos Temáticos. Foram inscritas 254 atividades que serão apresentadas durante o evento, a ser realizado de 6 a 10 de novembro de 2023, no Campus da Universidade Estadual de Londrina (UEL), em Londrina.

Dos seis Eixos Temáticos do evento, quatro deles fizeram parte do Edital 01/2023 para receberem submissão de propostas. Dentro da Mostra Interativa de Ciência, Tecnologia e Inovação (Eixo 2), foram inscritas 24 instituições parceiras para a Mostra Interativa de Projetos, além dos 9 Centros de Estudos da UEL; 10 startups inscritas na Exposição de Startups; e ainda 17 Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (Napis) na Mostra de Napis.

No Eixo 4, de Oficinas, foram selecionadas 111 propostas de oficinas presenciais e 10 remotas. Já no Eixo 5, 18 propostas de Cultura e Arte foram aprovadas. Além disso, 65 espaços da UEL farão parte de programação das Visitas Técnicas (Eixo 3). O edital completo, com todas as propostas selecionadas, pode ser conferido da página do Paraná Faz Ciência 2023.

O Eixo 1 (Ensino Superior do Futuro) e Eixo 6 (Eventos Acadêmicos) não receberam propostas, pois terão sua programação definida pela comissão organizador. Confira todos os Eixos Temáticos do evento.

Paraná Faz Ciência

A Semana Estadual de Ciência e Tecnologia – Paraná Faz Ciência 2023 integra a 20ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT 2023). A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), Fundação Araucária (FA) e UEL.

Pela primeira vez em formato presencial, o evento contará com a participação de diversos parceiros que apresentarão à comunidade um pouco do que a ciência paranaense produz.

Com atividades simultâneas, os participantes poderão escolher livremente as áreas a serem visitadas e a participação em atividades agendadas, criando o próprio itinerário a partir de seus interesses. A programação será lançada em breve na página do Paraná Faz Ciência.

Bia Botelho