O Paraná Faz Ciência Maker é um projeto que organiza clubes de ciência com a abordagem maker em escolas de Educação Básica da Rede Estadual de Ensino do Paraná. O objetivo é despertar nos jovens o interesse pelo universo científico e tecnológico, como também oferecer formação crítica à população. O programa integra as ações do NAPI Paraná Faz Ciência, articulando conhecimentos científicos e tecnológicos com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
As escolas participantes são divididas em dois grupos chamados de “Nós”, que se dedicam conjuntamente às temáticas de Educação Midiática, Divulgação Científica e Cidadania Digital.
O Nó 1 – Planeta Consciente trabalha com os anos finais do Ensino Fundamental, desenvolvendo pesquisas e criações que envolvem ciências ambientais, sustentabilidade e tecnologia. Este nó conta com 30 escolas estaduais, as quais receberam laboratórios de ciências maker, contando com um professor bolsista e 10 alunos também bolsistas.
Já o Nó 2 – Exploradores Digitais desenvolve atividades com alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, abordando design, funcionalidades robóticas, automação e fabricação digital. Este nó abrange 15 escolas, sendo 13 estaduais com alunos do Ensino Médio e duas municipais com alunos do Ensino Fundamental, contando com laboratórios maker mais específicos para a robótica.
Para ampliar a diversificação, priorizamos a seleção de escolas com diferentes perfis organizacionais e sociais, que podem desenvolver soluções a partir de demandas das comunidades em que estão inseridas. O grupo de 45 escolas é constituído por instituições indígenas, quilombolas, de campo, de ilha, de regiões de vulnerabilidade social, escolas em regiões metropolitanas, de bairros periféricos e centrais.
O projeto é financiado pelo programa “Mais Ciência na Escola” do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI) e foi selecionado como representante do Estado do Paraná na Chamada Pública CNPq/MCTI/FNDCT Conecta Capacita 13/2024.
A meta é contribuir com a formação pessoal e social dos participantes, ajudando-os a fazerem escolhas e intervenções conscientes e pautadas nos princípios da sustentabilidade e do bem comum. Nessa dinâmica, o protagonismo do estudante é incentivado, assim como o aprimoramento das práticas docentes.
O projeto-piloto prevê a implementação de 200 Clubes Paraná Faz Ciência em 2024. Esses ambientes vão se constituir como novos espaços de trabalho colaborativo, amplificando a cultura científica dos estudantes das escolas da Rede Estadual de Ensino do Paraná e habilitando esses jovens para desenvolver a ampla cidadania.
SAIBA MAIS PELO NOSSO INSTAGRAM
distribuídos nos 32 Núcleos Regionais de Educação do Paraná