PROJETOS

Projetos Parceiros

NOSSAS
PRODUÇÕES

MULTIMÍDIA

EVENTOS

PARANÁ FAZ CIÊNCIA

Paraná Faz Ciência 2023 – Sexta dia 10 – Manhã

O último dia de apresentações da  II Semana Geral dos NAPIs contou com a apresentação de quatro arranjos. Os novos arranjos apresentados foram: NAPI Cia-Agro, NAPI Trinacional, NAPI Neurociências e NAPI Vacina COVID.

NAPI Norte Cia-Agro (Centro de Inteligência Artificial no Agronegócio)

O NAPI Norte Cia-Agro (Centro de Inteligência Artificial no Agronegócio) foi apresentado no início da manhã de sexta-feira (10) pelos professores doutores Marcelo Canteri e Daniel dos Santos Kaster da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Fabricio Martins Lopes da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR-CP). Segundo Canteri, o objetivo central do NAPI é ser um agente transformador de desenvolvimento social e técnico para a criação de riqueza e bem-estar com o uso da Inteligência Artificial (IA) aplicada na área agropecuária, especificamente no Paraná.

Na sequência, o professor abordou o número de projetos que já vêm sendo desenvolvidos  e de que maneira os trabalhos do NAPI Cia-Agro já se entrelaçam em colaboração com pelo menos outros quatro arranjos. Ainda, o professor Fabricio e o professor Daniel apresentaram, em detalhes, alguns dos subprojetos desenvolvidos pelo grupo de pesquisadores no que diz respeito à inteligência artificial aplicada à agropecuária, como é o caso da cultura da soja. 

Dentre as ações do NAPI, o professor Marcelo Canteri destaca a criação de cursos como o de Ciência de Dados e Inteligência Artificial na UEL, fomento de startups, transformação digital, produção científica e intelectual. Nesse sentido, as principais ações do NAPI estão focadas no atendimento das demandas dos especialistas e principais interessados na área do agronegócio que podem ser solucionadas pela IA. E também no uso de uma ferramenta (framework) de descoberta de conhecimento para modelar soluções em IA, de forma objetiva, seguindo métricas de qualidade para gerar produtos.

O trabalho desenvolvido pelo arranjo pode ser visto, na íntegra, no site do NAPI

NAPI Trinacional – Desenvolvimento Sustentável da Região Trinacional 2020 – 2040 (Fase 02)

A apresentação da fase 02 do NAPI Desenvolvimento Sustentável da Região Trinacional foi conduzida pelo professor Dr. Samuel Klauck da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). O articulador comenta que o arranjo tem como objetivo principal promover o desenvolvimento sustentável da região Oeste do Paraná, território que abrange a tríplice fronteira (Argentina-Brasil-Paraguai), por meio da pesquisa e inovação. 

O professor apresentou, ainda, quais ações são esperadas ao longo do desenvolvimento dessa segunda etapa do projeto, que em um primeiro momento contou com estudos, pesquisas de campo e de ateliers que traçaram um panorama da tríplice fronteira. Agora neste segundo momento, de acordo com o articulador, estão focados principalmente na produção científica e intelectual, além do impacto positivo visado para a região estudada, com o auxílio da formação técnica e profissional e relatórios de referência.

O articulador encerrou sua apresentação destacando que o NAPI Trinacional tem diversas oportunidades, sendo algumas delas o “resgate” do MERCOSUL, o uso da bioeconomia pautada na produção de alimentos e geração de energia limpa e serviços sustentáveis além da abertura de universidades. 

Quer conferir a apresentação? O vídeo completo sobre o NAPI Cia-Agro e o NAPI Trinacional pode ser visto no canal do YouTube da Fundação Araucária

_________________________________________________________________________

NAPI Neurociências

O NAPI Neurociências foi apresentado pelo professor Dr. Eduardo José de Almeida Araújo da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Segundo o pesquisador, o arranjo, ainda em seu primeiro ano, tem como objetivo central estruturar uma rede sólida e fomentar a pesquisa em Neurociências no estado do Paraná, além de integrar pesquisadores e grupos de trabalho científico disponibilizando laboratórios multi-usuários e estimulando ações e inovações no Estado. 

Para isso, o professor explica a importância desse momento inicial de mapeamento dos projetos e pesquisadores, bem como das pesquisas que já vêm sendo desenvolvidas, para, na sequência, serem desenvolvidos projetos relacionados às temáticas como dependência de drogas e doenças neuropsiquiátricas. O professor ainda explicou quais os projetos que já foram aprovados no presente ano e estão sendo desenvolvidos 

Se você quer saber mais sobre o NAPI Neurociências, é só acessar o conteúdo completo no site do arranjo

NAPI Saúde – Vacina COVID-19 | NAPI Vacinas

O NAPI Vacina COVID foi apresentado pelo pesquisador Dr. Breno Castello Branco Beirão, que destaca que o arranjo nasceu no contexto da pandemia com o objetivo de desenvolver uma nova vacina contra a COVID-19 baseada em nanopartículas funcionalizadas com antígenos do vírus SARS-CoV-2 de forma econômica e sustentável. 

Entretanto, o pesquisador argumenta que se mostra necessário abrir o leque de produção dentro do arranjo, promovendo um trabalho que se direcione para criar diferentes vacinas e um trabalho que vise futuras possíveis doenças ou surtos de infecção, como foi o caso do coronavírus. 

Que tal assistir a apresentação completa? O vídeo sobre os NAPIs Neurociências e Vacina COVID pode ser visto no canal do YouTube da Fundação Araucária

_________________________________________________________________________

Chega ao fim uma semana recheada de encontros e trocas 

A manhã de sexta-feira contou com o encerramento da II Semana Geral dos NAPIS com uma fala do diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa, que agradeceu o trabalho e participação de toda equipe, ouvintes, pesquisadores e professores.

O diretor ainda finalizou destacando que os próximos desafios, no que diz respeito aos NAPIs são: a reabertura do processo de criação e consolidação dos NAPIs, melhorias na gestão e novos modelos evolutivos (LabX).