Pesquisa revela o ciclo de vida do leite no Brasil

Estudos de pesquisadores da UTFPR e Embrapa realizam o primeiro inventário do leite bovino in natura do País

Estudos com participação de pesquisadores do Campus Ponta Grossa da UTFPR resultaram na criação do primeiro Inventário do Ciclo de Vida (ICV) do leite bovino in natura produzido no Brasil. Os trabalhos foram realizados em parceria com a Embrapa Gado e Leite e abrangeram três sistemas de produção de leite do Paraná e de Minas Gerais: dois são de produção em semiconfinamento (no qual as vacas vão ao pasto, mas também são alimentadas no cocho) e um em sistema de confinamento (em que a alimentação do rebanho se dá apenas no cocho).

A seleção dos sistemas, segundo os pesquisadores, se deu em função das suas participações no volume total da produção brasileira de leite, representando mais de 50% da produção nacional.

O objetivo do ICV é conhecer os processos de produção desde sua origem, com as matérias-primas utilizadas na produção, o consumo de energia, água e demais recursos, além da geração de resíduos e emissões ao longo do ciclo de vida do produto, identificando os seus impactos ambientais.

“Com a identificação dos pontos críticos, novas soluções poderão ser encontradas para a melhoria dos sistemas, objetivando a redução da pegada de carbono do leite”, explicam os pesquisadores.

A pegada de carbono de um produto representa a quantidade, em quilograma de dióxido de carbono equivalente (CO2 e), de emissões de gases de efeito estufa gerados no ciclo de vida de um produto.

O Inventário teve início em 2019 e foi realizado no Laboratório de Estudos de Sistemas Produtivos Sustentáveis do Campus Ponta Grossa e projeto recebeu apoio, além da Embrapa, de recursos financeiros do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Inventário do Ciclo de Vida

Uma das etapas da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) de um produto ou serviços é o Inventário do Ciclo de Vida (ICV). A ACV é uma abordagem metodológica utilizada para mensurar os impactos deles, desde a extração de matérias-primas até a disposição final no meio ambiente.

Os ICVs contribuem para uma gestão mais eficiente de recursos naturais, alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), estímulo e mensuração de ganhos da bioeconomia, conhecimento aprofundado sobre sistemas de produtos nacionais relevantes, promoção de estudos de avaliação de ciclo de vida que utilizem os inventários construídos, e fortalecimento do Programa Brasileiro de Ciclo de Vida (PBACV).

Pela UTFPR participam: o coordenador do projeto, Cassiano Moro Piekarski, além dos pesquisadores Antonio Carlos de Francisco, Rodrigo Salvador, Daniel Poletto Tesser, Diogo Aparecido Lopes Silva, Murillo Vetroni Barros, Fabio Neves Puglieri, Eduardo Bittencourt Sydney, Alessandra Cristine Novak Sydney, Marcelo Henrique Otenio, Vanessa Romário de Paula, Alyne Martins Maciel, Nathan de Oliveira Barros, Juliana Gaio Somer, Mariane Bigarelli Ferreira, Jéssica Yuki de Lima Mito, Karina Cerqueira Navarro, Daiane Vitória da Silva e Karen Godoi Van Mierlo.