Pesquisadores criam Banco de Microrganismos para Agricultura

Objetivo é criar primeiro banco de germoplasma microbiano da Região Sudoeste

Um projeto pioneiro coordenado pelo professor do Campus Francisco Beltrão, Eder da Costa Santos, vem catalogando microrganismos promotores de crescimento em plantas (MPCP) para que eles possam ser usados como bioinsumos. O objetivo é criar o primeiro banco de germoplasma microbiano, de interesse agrícola, da região Sudoeste do Paraná, a partir de recursos genéticos bioprospectados regionalmente.

Os trabalhos de catalogação começaram no ano passado e contam com a colaboração de pesquisadores de iniciação científica e de mestrado da UTFPR, além das professoras do Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal (IPB), Paula Rodrigues e Paula Baptista.

O grupo realiza a catalogação de cepas de acordo com os seguintes fenótipos: fixação biológica de nitrogênio, solubilização de fósforo e potássio, produção de auxinas, sideróforos, biossurfactantes e indução de resistência sistêmica.

“Os resultados alcançados até o momento pelo BioBank4Agro são promissores. Essas cepas apresentam o potencial para melhorar a absorção vegetal de nutrientes, estimular o crescimento radicular e fortalecer sua resistência a doenças, entre outros”, explica o pesquisador Eder Santos.

Segundo o professor, com o BioBank4Agro, o objetivo é desenvolver produtos biotecnológicos, além de fortalecer a agricultura sustentável. “Buscamos agora ampliar as parcerias estratégicas com instituições nacionais e internacionais, a fim de ampliar o potencial biotecnológico da coleção”, completa.

O BioBank4Agro conta com fomento da Fundação Araucária e faz parte da Rede AgroBioAlimentar.

Clique aqui para visualizar a matéria original