Eloah de Oliveira foi uma das aprovadas no programa Ganhando o Mundo Professor, voltado para os servidores da educação da rede estadual do Paraná

A professora Eloah Francisco de Oliveira foi uma das selecionadas para o programa de formação continuada no exterior “Ganhando o Mundo Professor”, de iniciativa do Governo do Paraná para servidores da rede estadual de educação. Na categoria intercâmbio internacional, o programa oferece aos docentes a oportunidade de ampliar suas competências profissionais e aperfeiçoar suas práticas pedagógicas.
Atualmente em sua 2ª edição, o programa já levou 75 professores ao Canadá e 24 à Finlândia, em 2023, visando à valorização e à formação internacional dos educadores. Eloah integra o corpo docente do Colégio Estadual Duque de Caxias, pertencente ao Núcleo Regional de Educação de Paranavaí, na cidade de Santo Antônio do Caiuá, e é também responsável pelo Clube de Ciências Bioessence.
“Realizar um intercâmbio no Canadá representa uma oportunidade valiosa, tanto profissional quanto pessoal. Como professora, essa vivência permitirá aprimorar meus conhecimentos, conhecer novas metodologias e ideologias de ensino, enriquecendo minha prática pedagógica com novas perspectivas”, destaca Eloá.
No campo pessoal, a docente acredita que o intercâmbio contribuirá para seu crescimento humano e cultural. “Essa experiência vai fortalecer minha autonomia e minha capacidade de adaptação a novos contextos e culturas. Ao vivenciar uma realidade diferente, convivendo com pessoas de diversas origens e superando desafios cotidianos, espero ampliar meus horizontes e fortalecer valores como o respeito e a resiliência”, afirma.

Segundo Eloah, sua seleção para o programa foi resultado da participação em formações e da elaboração de um plano de ação, submetido ao edital do programa. O tema proposto por ela aborda como as metodologias ativas, baseadas em projetos, podem contribuir para a aprendizagem significativa.
Com a experiência como orientadora de um Clube de Ciências, a professora pretende ampliar seu repertório de práticas pedagógicas, contribuir para a melhoria da qualidade do ensino na rede estadual e ainda compartilhar os aprendizados adquiridos com outros educadores e clubes de ciências, fortalecendo assim a rede de ensino público paranaense por meio da troca internacional de experiências.