PROJETOS

Projetos do Napi

Projetos Parceiros

NOSSAS
PRODUÇÕES

MULTIMÍDIA

EVENTOS

II WORKDHOP DO NAPI PARANÁ FAZ CIÊNCIA

O projeto foi apresentado em feiras e eventos científicos, destacando questões como a injustiça ambiental

A imagem mostra que um grupo de estudantes está em uma bancada de apresentação, provavelmente em uma feira ou mostra científica. Eles vestem camisetas pretas com a inscrição “Clube de Ciências”. Sobre a mesa há diversos materiais: duas canecas, um celular, um caderno com anotações, uma caneta e um laptop aberto exibindo um vídeo de uma paisagem com água (parece uma cachoeira). Um dos alunos usa um crachá de evento.
A turma apresentou o projeto na FECCI 2025 (Foto/Arquivo Pessoal)

Adicionar post

Uma das principais etapas de um clube de ciências é a investigação. Desenvolver o pensamento crítico, expor problemas e criar soluções é parte do pacote – coisa que o clube Lumière faz muito bem. A equipe é do Colégio Estadual Gustavo Dobrandino da Silva, em Foz do Iguaçu, e produziu um minidocumentário sobre a comunidade Bubas, a maior ocupação urbana do Paraná.

O material “O Outro Lado do Paraíso” possui 11 minutos de duração e foi feito pelos alunos dentro do Programa de Desenvolvimento da Cultural Audiovisual (PDCA), uma iniciativa do Instituto Cultural Três Fronteiras. O curta-metragem trabalha com injustiça ambiental, mostrando como os moradores da Ocupação Bubas percebem o impacto causado pelas obras viárias na cidade.

A imagem mostra um grupo grande de pessoas — incluindo adolescentes, crianças e alguns adultos, que estão reunidos à noite em frente a um portão com pilares de tijolos. O ambiente parece residencial ou institucional, com árvores e vegetação ao fundo. Todos estão posando para a foto, lado a lado, alguns sorrindo e outros com expressões mais neutras. As roupas são variadas, desde casuais até um pouco mais arrumadas, sugerindo um encontro ou atividade especial fora do horário escolar.
Equipe do clube Lumière (Foto/Arquivo Pessoal)

Segundo a professora coordenadora, Silvia Luzia Polla, a rotina do clube é bem dinâmica. “Realizamos encontros periódicos no contraturno, onde os alunos discutem ideias, desenvolvem experimentos e avançam na construção de projetos. Também estamos trabalhando na organização e registro das etapas, incluindo a produção de um vídeo para divulgação”, explica.

Aliás, os estudantes participaram de toda a construção do minidocumentário, desde o roteiro até a edição do material. Foi com esse projeto que o Lumière se tornou um dos três clubes articulados pela Universidade Federal da Confederação Latino-Americana (UNILA) a ser selecionado na etapa estadual da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). O evento foi realizado em agosto do ano passado, em Foz do Iguaçu.

O trabalho também foi aprovado para ser apresentado na Feira de Cultura Científica do Paraná Faz Ciência (FECCI), que ocorreu em novembro de 2025, na capital do estado. Com o título “Justiça ambiental na maior ocupação do Paraná – Bubas – Foz do Iguaçu”, a pesquisa foi incluída na categoria FECCI Jovem e lá os alunos exibiram trechos do minidocumentário pela primeira vez.

A imagem mostra que um grupo de estudantes e uma professora estão em uma bancada de apresentação, provavelmente em uma feira ou mostra científica. Os alunos vestem camisetas pretas com a inscrição “Clube de Ciências”. Todos posam para a foto. Atrás, há cartazes com a temática do projeto apresentado.
Clube Lumière na FECCI 2025 (Foto/Isabella Abrão)

Após a Fecci, “O Outro Lado do Paraíso” contou com sessões na escola e pela cidade. Silvia explica que esse ano a expectativa é participar de mais eventos científicos, apresentando o avanço desse e de outros estudos, além de ampliar o alcance do clube. “O vídeo que produzimos faz parte desse objetivo de divulgação e valorização do trabalho dos alunos”, destaca a professora.

Alunos puderam conhecer pesquisas e inovações ligadas ao setor rural da região

Esta imagem mostra um grupo de estudantes reunido em volta de uma mesa com pequenos terrários e recipientes transparentes contendo insetos e outros pequenos animais. Uma aluna segura um inseto na palma da mão enquanto os colegas observam com curiosidade; uma outra estudante usa o celular para fotografar o momento. Há também um adulto (provavelmente monitor ou orientador) auxiliando na atividade. O ambiente parece educativo, com cartazes ao fundo.
Clubistas interagindo com insetos na Fazendinha – Via Rural (Foto/Isabella Abrão)

A 64ª edição da Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina 2026), realizada entre os dias 10 e 19 de abril, bateu recorde de público. Segundo a assessoria de imprensa do evento, só a Via Rural Smart Farm recebeu em torno de 200 mil pessoas. Entre os visitantes, dois clubes de ciência articulados pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). 

A Fazendinha, como o espaço é conhecido, destaca-se por trazer inovações e pesquisas, além de fortalecer a educação sobre a fauna rural. Por isso, é o principal foco das visitas escolares, conectando o campo com a sociedade. As equipes que estiveram por lá são do Colégio Estadual Cívico-Militar Professor Newton Guimarães, de Londrina, e do Colégio Estadual Cívico-Militar Presidente Kennedy, de Rolândia. 

O clube de Londrina é o Litterae Ludus, coordenado pela professora Franciela Zamariam. Para a docente, a visita fortalece a metodologia científica, já que os estudantes passam a ter maior contato com diferentes estudos da região. “Uma atividade exploratória, buscando aprofundar questões de aprendizagem científica”, esclarece.

A imagem mostra um grupo de alunos e professores posicionado na entrada de um evento, com um grande portal exibindo “EXPO Londrina 2026”. Os estudantes vestem uniformes e estão organizados lado a lado para uma foto coletiva. Algumas pessoas seguram objetos como garrafas de água e caixas térmicas. O ambiente é externo, com bastante luz natural, indicando um momento de visita ou passeio educativo.
Equipe do clube Litterae Ludus (Foto/Isabella Abrão)

O Discovery Kennedy’s, clube de Rolândia, já foca bastante em investigar a área ambiental do município e aproveitou para intensificar esse conhecimento. Segundo a professora coordenadora, Eglaia Cheron, os alunos visitaram a ExpoLondrina “com foco na Fazendinha, projetos de APIs [Abelhas Apis mellifera], projeto com borboletas e de sericultura [criação do bicho-da-seda].”

A imagem mostra uma foto em estilo “selfie”, onde uma mulher está sorrindo em primeiro plano, usando chapéu e óculos escuros. Ao fundo, há um grande grupo de estudantes uniformizados reunidos em frente a um banner com o nome “Fazendinha” e “Sejam Bem-Vindos”. O clima é de excursão escolar, com todos posando de forma descontraída ao ar livre.
Equipe do clube Discovery Kennedy’s (Foto/Arquivo Pessoal)

A ExpoLondrina, promovida pela Sociedade Rural do Paraná (SRP), já é consolidada como um dos maiores e mais completos eventos agropecuários da América Latina. O espaço da Via Rural Smart Farm é organizado pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) em parceria com a UEL.

Projetos curitibanos articulam ciência, tecnologia e experiências do cotidiano escolar

Grupo de pessoas posando para foto em um espaço interno de evento. Ao fundo, há um painel branco com a palavra “CONTATO”, logotipo, endereço de site e um perfil de rede social. As pessoas estão organizadas em duas fileiras: uma em pé e outra agachada à frente. A maioria utiliza camisetas pretas com estampas coloridas relacionadas a ciência e crachás de identificação pendurados no pescoço. Algumas usam fones de ouvido. Há também pessoas com roupas casuais, como jaquetas e camisetas claras. Todas estão voltadas para a câmera, com expressões sorridentes ou neutras. O ambiente é bem iluminado, com estrutura de evento visível nas laterais.
Clube ‘Incríveis Pesquisadores Maker’ e articuladores do NAPI reunidos no evento (Foto / Marilaine Martins)

Projetos que surgem de questões do cotidiano escolar e do território dos estudantes da rede municipal de ensino de Curitiba ganharam espaço na Semana Araucária de Ciência, Tecnologia e Inovação. Desenvolvidas em clubes de ciência da Rede Paraná Faz Ciência, as pesquisas apresentadas articulam investigação, tecnologia e vivências dentro e fora da escola.

A participação, no entanto, ainda é pontual: entre os 290 clubes que integram a Rede Paraná Faz Ciência, apenas dois estão vinculados à rede municipal de ensino, em Curitiba. A inserção ocorre por meio dos clubes ‘Cross Tech Science Portinari’ e ‘Incríveis Pesquisadores Maker’.

Três pessoas estão em um espaço interno de evento, próximas a um telão de apresentação. Duas estão à frente, utilizando crachás e fones de ouvido, e seguram microfone e papel, como em uma fala ao público. Uma terceira pessoa permanece logo atrás, também com crachá e fones. No telão, aparece um slide com informações do projeto, incluindo o nome do coordenador, lista de participantes e a indicação de que são estudantes do Ensino Fundamental. No canto inferior, há a identidade visual do Paraná Faz Ciência. O ambiente é amplo, com iluminação clara e estrutura de evento ao fundo.
Integrantes do clube ‘Cross Tech Science Portinari’ apresenta pesquisa durante a Semana Araucária, no Centro de Eventos do Sistema FIEP (Foto / Marilaine Martins)

No clube ‘Cross Tech Science Portinari’, da Escola Municipal CAIC Cândido Portinari, localizada na região da Cidade Industrial (CIC), os projetos desenvolvidos envolvem educação ambiental articulada ao uso de tecnologias. Com dez estudantes, o grupo passou recentemente por uma renovação, e a participação na Semana Araucária marcou o primeiro contato com um evento em que foi possível apresentar o trabalho desenvolvido pelo clube. Para o professor coordenador, Roni Zanatta, o momento também representa a possibilidade de ampliar o contato dos estudantes com outras iniciativas.

Para o professor, a participação evidencia a capacidade de produção científica em diferentes contextos educacionais. “A gente tem, mesmo nas regiões mais periféricas da cidade, condições de produzir ciência de alto nível, inclusive em uma escola de ensino fundamental”, afirma.

Além de apresentar os projetos, o evento marca o primeiro contato dos estudantes com um espaço de divulgação científica. “É a primeira vez que eles participam de um espaço como esse. Eles passam a conhecer não só a produção, mas também a divulgação dos dados”, explica Roni.

A imagem mostra três adolescentes em um palco durante um evento científico. Elas estão posicionadas lado a lado, voltadas para o público, próximas a um telão de apresentação. Todas utilizam fones de ouvido e crachás de identificação pendurados no pescoço. Duas delas seguram microfones, indicando que estão apresentando ou se preparando para falar. As três vestem roupas escuras, sendo que duas usam camisetas com a identidade visual do grupo “Os Incríveis Pesquisadores Maker”. A postura delas é atenta e concentrada, sugerindo um momento de apresentação formal do projeto.
Além da estrutura do clube, integrantes dos “Incríveis Pesquisadores Maker” explicaram o que motivou a principal pesquisa em andamento no clube (Foto / Marilaine Martins)

Já no clube ‘Incríveis Pesquisadores Maker’, da Escola Municipal CAIC Doutor Guilherme Braga Sobrinho, localizada na região do Sítio Cercado, a participação no evento também é compreendida como um momento de reconhecimento do trabalho desenvolvido na escola. A professora e coordenadora do clube, Doralice Lima, destaca o envolvimento dos estudantes na definição dos temas investigados.

“Os estudantes pesquisam temas que eles mesmos consideram importantes e, ao apresentar aqui, mostram o quanto são capazes e que podem ser protagonistas das próprias trajetórias”, afirma. Segundo a professora, a experiência reforça a relevância das práticas investigativas no contexto escolar. “É uma confirmação de que esse trabalho pode ser feito e que ele é imprescindível nas escolas”, completa.

A participação dos clubes da rede municipal em eventos como a Semana Araucária também se relaciona com a forma como a experiência do Clube de Ciência da Rede Paraná Faz Ciência vem sendo desenvolvida no contexto escolar.

Para Santina Bordini, professora que acompanha os clubes na Rede Municipal de Curitiba, a participação ativa dos estudantes amplia seu papel no processo de aprendizagem. “Eles deixam de ocupar apenas o lugar de quem recebe informações e passam a investigar, criar, testar, errar, revisar e apresentar soluções”, afirma. Nos clubes, esse processo inclui o erro como parte da construção do conhecimento. “Nem sempre a primeira ideia funciona, e isso é muito bom e contribui para sua formação como pessoa”, defende.

A professora ressalta que os projetos desenvolvidos tendem a partir de questões do cotidiano e das realidades dos estudantes. “Muitas vezes, as propostas nascem da escola, da comunidade, do território onde esses alunos vivem. Isso aproxima ciência e realidade e torna a aprendizagem mais significativa”.

Nesse contexto, a participação em eventos como a Semana Araucária amplia o alcance dessas produções e reforça seu reconhecimento social. “Quando os estudantes apresentam seus projetos em um evento dessa natureza, eles percebem que aquilo que produziram na escola tem valor social, merece ser visto, discutido e reconhecido”. A inserção em espaços como a Semana Araucária e a Feira de Ciência e Inovação (FECCI) também contribui para que esses trabalhos circulem em diferentes contextos de produção e socialização do conhecimento.

Ainda que em número reduzido dentro da rede, a presença dos clubes dentro de Escolas Municipais evidencia possibilidades de fortalecimento das práticas investigativas na educação básica e indica caminhos para a ampliação de experiências desse tipo no contexto escolar.Siga o perfil da Rede de Clubes Paraná Faz Ciência, no Instagram, @clubesparanafazciencia para saber o que acontece nos clubes da rede. E no site Paraná Faz Ciência estão mais matérias e registros das ações do NAPI Paraná Faz Ciência.

Unindo teoria e prática, equipe investiga como ocorre a propagação do calor e transforma experimentos em receitas

A imagem mostra um grupo grande de adolescentes e alguns adultos reunidos ao ar livre, posando para uma foto. Eles estão organizados em duas fileiras: alguns agachados na frente e outros em pé atrás. A maioria veste uniforme escolar azul-escuro. Ao fundo, há uma parede clara com um desenho de uma árvore feito com vários recortes coloridos em formato de mãos, formando a copa da árvore. À direita, há um pequeno cartaz colorido com desenhos e elementos decorativos. O grupo parece descontraído: muitos estão sorrindo, fazendo gestos com as mãos (como sinal de positivo ou poses informais). A iluminação indica que é dia, com sol forte iluminando a cena.
Equipe do clube de ciências Forno Solar (Foto/Isabella Abrão)

Já imaginou assar um bolo de chocolate usando o sol? O que para muitos pode parecer muito difícil e até pouco realista, para os alunos do clube de ciências Forno Solar é apenas uma atividade comum. A equipe pertence ao Colégio Estadual Dr. Willie Davids, em Londrina, e investiga como o calor se propaga. Com esse conhecimento, os estudantes estão criando fornos solares em sala de aula. 

O “forno solar” é um dispositivo sustentável que converte a luz do sol em calor, possibilitando o cozimento ou fritura. Uma solução eficaz para enfrentar problemas de acesso e custo de energia. No clube, articulado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), a turma já estudou sobre os métodos do forno de caixa e forno parabólico. O primeiro, por exemplo, usa a técnica do efeito estufa para assar de forma lenta. Já o segundo, concentra os raios solares em um ponto e atinge altas temperaturas rapidamente.

Esta imagem mostra duas panelas pretas vistas de cima, posicionadas lado a lado dentro de uma espécie de caixa ou estrutura revestida com material metálico refletivo (parecido com papel alumínio). Dentro das panelas há bolo de chocolate. Uma delas tem um cabo visível voltado para a direita. Parte do braço de uma pessoa aparece no canto direito da imagem, sugerindo que alguém está manipulando ou observando as panelas. O ambiente parece improvisado, como um experimento ou preparo artesanal.
Bolo assado no forno de caixa construído pela turma (Foto/Isabella Abrão)

Segundo o professor Thiago Miashiro, coordenador do projeto, a temática é fundamental para reforçar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). “No clube de ciências, o aluno necessita aplicar vários conceitos que eles aprenderam – de física, matemática e na parte de química – dentro dos projetos. Então, os conceitos de calor, temperatura, radiação, toda essa parte teórica, ele vai ter que aplicar na parte prática”, destaca.

Durante as experiências, a equipe já aproveitou para fazer várias receitas, incluindo assar bolos e marshmallows. O docente explica que a turma tem usado materiais de baixo custo e que estejam disponíveis localmente, como reciclados e restos de antenas parabólicas. A partir desses testes, os alunos avaliam o desempenho dos fornos em diferentes condições ambientais.

Agora, o objetivo é continuar testando com outros tipos de fornos solares, utilizando o apoio de novos equipamentos. “Com os materiais chegando, a gente consegue melhorar a eficácia do forno solar e, assim, a gente consegue assar em menor tempo com diferentes ingredientes e receitas”, conta Miashiro. “A ideia é a gente conseguir juntar até a parte de robótica e da energia das placas solares, para que tenha um forno automatizado.”

Mais do que avançar nas pesquisas do clube, a expectativa para esse ano é apresentar os resultados do projeto. O clube pretende repetir o feito do ano passado, quando teve um trabalho aprovado na 1ª Feira de Cultura Científica (FECCI) do NAPI – Paraná Faz Ciência, realizada em Curitiba. “Alguns alunos conseguiram permanecer desde o clube passado, então eles já estão perguntando se vai ter a feira de ciências, a FECCI, novamente”, revela o professor.
Acompanhe mais notícias sobre os Clubes de Ciências na página de Notícias do NAPI Paraná Faz Ciência ou pela rede social Instagram @clubesparanafazciencia .

Apresentação reuniu estudantes, professores e conselheiros em torno das práticas desenvolvidas nos clubes de ciência

Imagem de uma apresentação em uma sala de reunião institucional. No centro, quatro estudantes adolescentes estão em pé, lado a lado, vestindo camisetas de equipe e calças esportivas, apresentando um projeto. Um deles segura um objeto e outro segura um boneco de pelúcia. Ao redor, em mesas dispostas em formato de “U”, estão diversos adultos sentados, acompanhando a apresentação. Sobre as mesas há microfones, copos de água, laptops e documentos. Ao fundo, um telão exibe um slide com o título “Clube de Ciências” e informações sobre um projeto relacionado à robótica e método científico. O ambiente é amplo, com iluminação interna, cadeiras de escritório e clima formal. A cena mostra um momento de apresentação e avaliação de projetos científicos desenvolvidos por estudantes.
Clubistas do Colégio Estadual do Paraná apresentam projetos durante reunião do Conselho Estadual de Educação (Foto/Arquivo do clube)

O Clube de Ciência e o Clube de Ciência Maker do Colégio Estadual do Paraná (CEP) participaram de uma reunião ordinária do Conselho Estadual de Educação do Paraná, realizada no dia 20 de março. Na ocasião, estudantes, professores e equipe gestora foram recebidos pelos conselheiros para apresentar as atividades dos clubes e compartilhar experiências construídas no ambiente escolar.

Os clubistas assumiram papel central ao apresentar projetos que articulam investigação científica, tecnologia e resolução de problemas. Entre as iniciativas destacadas estão o desenvolvimento de soluções sustentáveis, como um tijolo produzido a partir da casca de pinhão e propostas voltadas à acessibilidade, como um protótipo robótico para auxiliar na tradução em Libras.

Imagem de um grupo grande de pessoas em um ambiente institucional, posando para foto. Ao centro e ao fundo estão adolescentes e jovens, acompanhados por alguns adultos, formando várias fileiras. A maioria sorri e olha em direção à câmera. Na parte da frente, algumas pessoas estão agachadas ou sentadas no chão, próximas a projetos expostos, incluindo pequenos robôs, maquetes e protótipos tecnológicos. Alguns participantes seguram objetos, como um urso de pelúcia, placas e um banner. Há diversidade de idades, com estudantes e profissionais juntos. Muitos vestem camisetas de projetos ou equipes, algumas com cores escuras e detalhes em amarelo e verde. O espaço possui mesas laterais, cadeiras de escritório e iluminação interna, caracterizando uma sala de reunião ou auditório. A cena transmite um momento coletivo de apresentação e celebração de projetos educacionais e científicos.
Clubistas, coordenadores e equipe participaram do encontro e apresentaram projetos desenvolvidos nos clubes de ciência (Foto/Arquivo do clube)

O professor Tony Marcio Groch destacou o caráter investigativo e aplicado das atividades. Segundo ele, os projetos estão articulados a desafios reais e a competições científicas. “Os clubes trabalham com investigação científica dentro de competições como o Torneio Brasil de Robótica e a First Lego League, em que os estudantes desenvolvem soluções a partir de temas propostos, envolvendo tecnologia e resolução de problemas”, conta.

Imagem de uma mesa de reunião institucional. Três pessoas estão sentadas lado a lado, atrás de uma mesa com microfones e copos de água. Ao fundo, há uma parede branca com o logotipo e o nome “Conselho Estadual de Educação do Paraná” em destaque, nas cores azul e verde. À esquerda, um homem de barba, com camisa social vermelha, olha em direção ao centro. No meio, uma mulher de cabelo curto, vestindo blusa vermelha, também está voltada para a direita, com expressão atenta. À direita, um homem de barba e óculos, usando camiseta preta e vermelha com detalhes, fala ao microfone, gesticulando com a mão. O ambiente é formal, com cadeiras de escritório e uma janela com persianas ao fundo.
Coordenador Tony apresentou aos conselheiros o papel dos clubes na formação dos adolescentes (Foto/Arquivo do clube)

A participação no Conselho apresentou os resultados dos projetos ao mesmo tempo em que expôs as práticas que sustentam essas iniciativas nos clubes. Os participantes destacaram que essas experiências contribuem para a formação acadêmica e pessoal, ampliando habilidades como trabalho em equipe, pensamento crítico e comunicação.

Para a professora e integrante do NAPI Paraná Faz Ciência Edinalva Oliveira, o momento também representa reconhecimento e pertencimento dentro de uma rede mais ampla de incentivo à ciência. “Foi uma grata satisfação participar desse momento no Conselho. Os estudantes foram protagonistas e, para nós do NAPI Paraná Faz Ciência, isso nos orgulha, pois mostra o quanto os clubes têm feito diferença no cenário paranaense.”

Imagem de uma reunião em ambiente institucional. Em primeiro plano, uma mulher de cabelos cacheados e escuros, usando óculos e uma blusa estampada com flores, fala ao microfone com as mãos apoiadas sobre a mesa. À sua frente, há uma caixa de papelão pequena, uma xícara de café, um pires e um copo de água. À esquerda, um homem idoso, de cabeça calva e usando óculos, camisa clara e suspensórios, está sentado e escreve em um caderno. O ambiente possui uma mesa de madeira, cadeiras de escritório e, ao fundo, uma parede de vidro com janelas que deixam entrar luz natural, mostrando o céu azul do lado de fora. Um microfone aparece em destaque no canto inferior da imagem, indicando que a fala está sendo registrada.
Representando o NPFC, a pesquisadora Edinalva destacou o impacto dos clubes da Rede no estado (Foto/Arquivo do clube)

Os conselheiros ressaltaram a qualidade das apresentações e a desenvoltura dos estudantes, reconhecendo o papel do Colégio Estadual do Paraná na promoção de uma educação pública comprometida com a formação integral. Destacaram ainda a importância do trabalho dos professores e da gestão escolar, que possibilitam a realização de projetos e a participação em atividades de alcance municipal, estadual e até internacional.

“Os clubes de ciência aproximam os alunos da ciência e despertam o interesse e o envolvimento. É possível perceber o entusiasmo dos estudantes e o papel fundamental dos professores e coordenadores para manter essas iniciativas vivas nas escolas”, destacou a conselheira Fátima Padoan, gerente de pesquisa da Fundação Araucária, durante a comemoração dos 180 anos do Colégio Estadual do Paraná, realizada no Teatro Guaíra.

Alunos do CEEBJA de Foz exploram criatividade e investigação científica com atividades mais dinâmicas

Esta imagem mostra uma atividade de estudo ou análise científica em uma mesa. Uma pessoa está escrevendo em um caderno com um lápis. O caderno tem muitas anotações e textos, provavelmente de uma atividade prática. Sobre a mesa há: Outro caderno aberto, Uma borracha, Post-its coloridos. Em frente ao caderno há uma caixa com divisões, contendo: pequenos fragmentos de plantas, folhas verdes, musgos ou material vegetal. A caixa tem compartimentos, indicando que os materiais estão organizados para observação ou classificação.
Os alunos usam arte para estudar ciência (Foto/Arquivo Pessoal)

Você já ouviu aquela frase “Nunca é tarde para aprender algo novo”? Ela sofre variações, claro, mas aqui o sentido é o mais importante. O clube Conexões Criativas, de Foz do Iguaçu, é a prova de que incentivar conhecimento nunca é demais, principalmente se for feito de forma lúdica e divertida. A equipe pertence ao Centro Estadual de Educação Básica de Jovens (CEEBJA) Adultos Ourides Balotin Guerra.

O CEEBJA oferece a conclusão do Ensino Fundamental e Médio de forma gratuita para pessoas que não finalizaram os estudos na idade regular. Porém, para que os alunos sintam-se engajados durante esse processo, é fundamental que as aulas valorizem o conhecimento prévio enquanto promovem o protagonismo e despertam a curiosidade.

Partindo desses princípios, o clube de ciências tem como objetivo estimular a participação dos estudantes com práticas artísticas. “Como no CEEBJA as turmas semestrais são de EAD [Educação a Distância], tenho uma grande rotatividade de alunos. Preciso trabalhar com os alunos de forma mais dinâmica em sala de aula”, explica Ana Claudia Seabra Freitas, professora coordenadora.

A imagem mostra uma atividade manual ou artesanal sendo realizada sobre uma mesa. No centro da imagem, uma pessoa usa uma jaqueta acolchoada rosa e segura um copo plástico transparente inclinado sobre uma forma de silicone roxa com vários compartimentos. Dentro desses compartimentos há peças decorativas coloridas, muitas em formato de corações, feitas com glitter e cores variadas, como dourado, verde, azul, vermelho e rosa. O copo parece estar sendo usado para despejar líquido, possivelmente resina ou outro material utilizado para moldagem. À esquerda, outra mão segura um utensílio semelhante a uma espátula, auxiliando no trabalho. Ao redor da mesa há diversos materiais de artesanato, como um furador de papel, tesoura, papéis decorativos e outros objetos de trabalho manual.
Atividade com folhas e flores em resina (Foto/Arquivo Pessoal)

O nome completo do projeto é Clube Conexões Criativas – integrando saberes entre Arte e Ciências. As atividades são realizadas na disciplina de Artes, que funciona como eixo articulador entre diferentes áreas do conhecimento (Biologia, Química e Português). Entre as ações desenvolvidas, estão o trabalho com folhas esqueletizadas e imersão na resina. A ideia é estudar elementos naturais, destacando padrões e explorando as propriedades de preservação.

A imagem mostra um painel artístico de uma árvore sobre um fundo branco. O tronco e os galhos da árvore são desenhados ou pintados em tom de cinza. Sobre os galhos estão coladas folhas secas reais, de cor bege ou amarelada. As folhas parecem estar secas e prensadas, algumas com marcas naturais e pequenas rasuras. A composição lembra um trabalho escolar ou artístico de botânica, misturando desenho com elementos naturais. O painel parece estar sobre uma superfície escura, visível nas bordas da imagem.
Atividade com folhas esqueletizadas (Foto/Arquivo Pessoal)

Na Rede de Clubes Paraná Faz Ciência, a equipe recebe apoio da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Segundo a professora Ana, os alunos têm feito coisas mais simples enquanto o clube aguarda receber as compras dos materiais. “Minha maior expectativa é que a resina, bandejas de silicone e demais utensílios cheguem para que eu consiga trabalhar de forma mais prática o projeto. Pretendo também participar de exposições”, revela.

Clubistas falam dos planos para os eventos, sobre novas pesquisas e aprofundamento de projetos

Foto em ambiente escolar mostrando um grupo de adolescentes e uma professora em uma sala clara, sentados ao redor de uma mesa. Todos usam jalecos brancos. Sobre a mesa há cadernos, folhas com atividades, estojo de lápis de cor, cola e garrafa térmica. A professora está ao centro, atrás dos estudantes, e todos olham para a câmera. Ao fundo, há janelas altas e pia, sugerindo um espaço de laboratório ou sala de projetos.
Clube de Ciências do Colégio Prefeito João Maria de Barros, em Campina Grande do Sul, coordenado por Taíza Klemba, inicia o ano com reorganização do grupo e novas perspectivas de pesquisa (Foto/Arquivo do Clube)

Com o início do ano letivo, os Clubes de Ciências do Paraná Faz Ciência entram em uma nova etapa de planejamento e aprofundamento das investigações desenvolvidas ao longo do tempo. Alguns projetos iniciados anteriormente seguem em expansão, enquanto experiências acumuladas em feiras e eventos científicos inspiram novas perguntas e orientam diferentes caminhos de pesquisa, consolidando um processo investigativo contínuo. A chegada de novos integrantes também amplia perspectivas e contribui para a diversidade de temas e interesses que mobilizam os clubes.

Nos diferentes clubes da rede, esse movimento já se traduz em ações concretas. Além da organização das pesquisas e do planejamento das atividades, várias unidades realizaram encontros de apresentação, divulgação interna e mobilização para integrar novos clubistas, iniciativas essas que ampliam a participação, fortalecem o sentido de pertencimento e garantem a continuidade das ações ao longo do ano.

No Colégio Prefeito João Maria de Barros, por exemplo, em Campina Grande do Sul, a professora coordenadora Taiza Klemba precisou reorganizar o grupo após a mudança de turno de parte dos estudantes com a passagem para o nono ano. “Eu passei de sala em sala convidando, fechei o número de 20 estudantes e tenho lista de espera”, relata. A docente destaca que a procura foi facilitada pela reputação já consolidada do projeto entre os alunos, que reconhecem as atividades diferenciadas, as aulas de campo e as pesquisas desenvolvidas.

Já no Clube Bona, em Almirante Tamandaré, formado por alunos de Ensino Médio, a pesquisa sobre qualidade da água pode ganhar novos desdobramentos ao longo deste ano. Além da abordagem biológica já realizada pelos estudantes, há a possibilidade de incorporação da análise química, a partir do interesse demonstrado pela professora do curso técnico em Química do colégio em colaborar como coautora do trabalho, fortalecendo a perspectiva interdisciplinar e ampliando o alcance do estudo. Para os integrantes, essa ampliação dialoga com a própria trajetória do grupo. “É o mesmo tema, só que analisado de formas diferentes. Isso é interessante”, comenta Eduardo Fernando Ferreira da Silva, 17 anos. 

Além da continuidade dos estudos já desenvolvidos, o grupo também projeta novas áreas de interesse para o próximo período. Entre elas, a identificação de animais e o aprofundamento em estudos sobre plantas medicinais têm ganhado destaque, refletindo o amadurecimento das discussões e a ampliação do repertório científico dos estudantes.

No caso da identificação, o interesse integra o percurso de Gabriel Victor do Nascimento, 16 anos, no clube e ganhou novas referências após a participação na FECCI (Feira de Cultura Científica do Paraná Faz Ciência). “Na feira eu vi muita gente esforçada em pesquisa de identificação de animais e isso me motivou ainda mais”, relata. Dentro das atividades do grupo, uma iniciativa do estudante passou a integrar as práticas do clube: ele levou um aquário que estava sem uso em casa e iniciou uma experiência com a alga da espécie elódea. O experimento permitiu observações no microscópio e revelou a presença inesperada de duas espécies de caramujos de água doce, ampliando as possibilidades de análise e identificação.

No campo das plantas medicinais, a inspiração surgiu a partir da premiação conquistada na FECCI no ano anterior, que incluiu um livro sobre o tema. “Eu gostaria que neste ano, por exemplo, um trabalho que a gente fizesse fosse focado no livro que a gente ganhou. Sobre as plantas medicinais. Eu acho interessante”, afirma Maíra de Andrade Ribeiro, 16 anos. A proposta também desperta interesse em Suzanna Heliza Gonçalvez de Freitas, de mesma idade, que destaca a possibilidade de utilizar os conhecimentos sobre plantas medicinais em estudos voltados à área da cosmética, explorando o uso de bases naturais no desenvolvimento de produtos.

Com projetos voltados para a área de robótica educacional e engenharia aplicada, o Clube de Ciências Nautilus Robotics, de Pinhais, iniciou o ano letivo já envolvido em atividades externas. No último sábado, 21 de fevereiro, a equipe participou do Amistoso das Araucárias, realizado no Colégio Sesi Indústria, evento preparatório para as próximas etapas da FIRST Tech Challenge (FTC), competição internacional de robótica educacional. O encontro reuniu equipes para momentos de prática, testes e ajustes antes das disputas oficiais.

Para Samuel, 16 anos, a participação foi especialmente marcante. Integrante da equipe nas funções de programação e engenharia, ele assumiu, desta vez, a pilotagem do robô. “Foi algo muito emocionante. Dessa vez pude ter a chance de pilotar”, relata. 

Para 2026, a expectativa é avançar em relação ao ano anterior, com ajustes técnicos, ampliação dos conhecimentos e participação nos eventos previstos ao longo da temporada, fortalecendo a presença da equipe no Paraná e, possivelmente, em outros estados.

Rafael Lopes Virmond, 18 anos, também projeta o ano como uma oportunidade de aprimoramento técnico e integração com o grupo. A expectativa é desenvolver ainda mais suas habilidades como engenheiro e modelador 3D, além de fortalecer a convivência com os integrantes da Nautilus Robotics e com outras equipes da FTC. “Participar dos campeonatos, conhecer outras equipes e aprender como eles montam os robôs ajuda a melhorar o nosso trabalho em equipe”, afirma.

Já Hiran Silva dos Santos, 16 anos, destaca a necessidade de aperfeiçoamentos no desempenho do robô, especialmente em relação à precisão nos lançamentos. Segundo ele, o novo ciclo também demanda maior organização interna, com a definição de funções que permitam a cada integrante aprofundar-se em áreas como modelagem 3D, programação e pilotagem, sem perder o caráter colaborativo do grupo. A expectativa é que os próximos eventos, sejam amistosos ou oficiais, contribuam para um melhor desempenho no ranking e reforcem a motivação da equipe.

Além das expectativas dos estudantes, o professor Guido Valmor Buss, coordenador do Clube de Ciências Nautilus Robotics no Colégio Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, projeta um ano de ampliação das atividades e presença em novos espaços. Segundo ele, a equipe foi convidada a apresentar o projeto do clube no evento Smart City, na Arena da Baixada, e também se prepara para o Off-Season das Araucárias, a próxima temporada da FTC.

O coordenador destaca ainda a incorporação de novos desafios técnicos ao cotidiano do grupo, como a montagem de uma máquina CNC a laser, iniciativa que amplia as possibilidades de aprendizagem prática dos estudantes. “As expectativas são as melhores possíveis. São vários projetos em andamento e outras oportunidades que podem surgir ao longo do ano”, afirma.

Em diferentes áreas do conhecimento, os Clubes de Ciências do Paraná Faz Ciência iniciam o ano letivo com pesquisas em andamento, novas perguntas e reorganizações internas. Seja no campo, no laboratório ou em competições, o que marca esse início de ciclo é a disposição para rever caminhos, ampliar investigações e transformar experiências anteriores em novos pontos de partida.

Clube de Ciências do Colégio Nilo Cairo une pesquisa, educação lúdica e parcerias locais para transformar estudantes em agentes de saúde pública

Um grupo de dezessete pessoas, entre adolescentes e adultos, posa em uma escadaria externa de um prédio claro, sob a luz do dia. Eles estão organizados em duas fileiras: alguns em pé nos degraus mais altos e outros sentados nos degraus da frente. Todos vestem camisetas brancas com um símbolo de proibição sobre o desenho de um mosquito, sugerindo uma campanha de combate à dengue. A maioria sorri para a câmera, transmitindo união e entusiasmo. O ambiente é simples, com paredes claras, uma janela lateral e piso cerâmico. A imagem passa a sensação de trabalho coletivo e engajamento em uma ação educativa ou comunitária.
Clubistas e professores unidos contra a dengue (Foto/Érica Castilho)

Desde setembro de 2024, o Colégio Estadual Nilo Cairo, em Apucarana (PR), tornou-se um polo de resistência e inovação em saúde pública. Através do clube de ciências“Unindo Forças no Combate à Dengue”, sob a coordenação da professora Érica Castilho, estudantes assumiram o papel de investigadores e agentes de mudança frente a um dos desafios mais críticos da região. O clube surgiu como uma resposta direta à necessidade de enfrentar a epidemia que assolou o estado, já que dados da Secretaria de Estado da Saúde em de 2024 já apontavam um cenário epidemiológico preocupante, reforçando a urgência de intervenções educativas e científicas no ambiente escolar.

O clube não atua de forma isolada. Ele é fruto de uma rede de colaboração que envolve o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Apucarana, representado por Hugo Augusto Costa, e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), representada por Enio Stanzani e Sabrina Klein, coordenadores do projeto Rede de Clubes Paraná Faz Ciência. Além disso, a parceria se estende ao setor de Endemias da Prefeitura de Apucarana, permitindo que os alunos fundamentem suas propostas em dados reais e orientações técnicas de especialistas para combater o mosquito Aedes aegypti de forma eficiente.

CIÊNCIA APLICADA E IMPACTO COMUNITÁRIO

A metodologia do clube vai além da teoria. Ao incorporar o estudo da dengue, os integrantes desenvolvem habilidades essenciais de pesquisa, pensamento crítico e resolução de problemas, aplicando-as em ações que beneficiam diretamente a comunidade. Entre as principais iniciativas desenvolvidas, destacam-se:

“O Clube de Ciências nasceu com o propósito de despertar nos estudantes a consciência científica, ambiental e social sobre um dos maiores desafios de saúde pública do Brasil. Mais do que um projeto escolar, o clube é um movimento educativo e cidadão, que une conhecimento, criatividade e ação para transformar a comunidade por meio da ciência.”, declarou a professora coordenadora do clube Érica Castilho.

HORIZONTES PARA 2026

O clube iniciou o ano de 2026 com fôlego renovado, recebendo novos membros e traçando planos de expansão. As metas para este ano incluem a presença em feiras com projetos inéditos, como a produção de materiais acessíveis para pessoas cegas e a distribuição do livro de colorir para as escolas de ensino infantil que desejam trabalhar a conscientização sobre a saúde. Ao aliar a educação científica à cidadania, o clube de ciências demonstra que o esforço coletivo é a ferramenta mais poderosa para reverter indicadores de saúde e proteger gerações futuras.

A imagem mostra um grupo de cerca de quinze pessoas, entre adolescentes e adultos, está reunido ao ar livre em frente a uma parede clara com janelas altas. Eles se organizam atrás e ao lado de uma mesa grande de concreto, coberta com uma toalha vermelha estampada. Sobre a mesa há alimentos e bebidas, como garrafas de refrigerante, pratos e recipientes, sugerindo um lanche coletivo ou confraternização. A maioria veste uniforme escolar azul-escuro com detalhes claros. Duas mulheres adultas estão nas laterais do grupo, uma usando blusa vermelha e outra marrom. Todos sorriem ou olham para a câmera, transmitindo um clima de união e celebração.
Recepção de novos integrantes do clube (Foto/Érica Castilho)

A equipe de bolsistas e articuladoras iniciou o ano com uma reunião presencial

A foto mostra a equipe da Universidade Estadual de Ponta Grossa reunida em uma sala no campus. Todos estão sentados em um grande círculo ao redor de duas mesas. Ao fundo duas grandes janelas iluminam o ambiente. Uma articuladora da Rede tem a palavra, e os demais ouvem atentamente, parecendo reflexivos.
A equipe da UEPG se reuniu para dar continuidade aos trabalhos na Rede de Clubes Paraná Faz Ciência (Foto/Talula)

O dia 19 de fevereiro começou cedo para a equipe da Rede de Clubes de Ciência da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Reunidos em uma sala do Centro Tecnológico de Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais, o grupo de oito bolsistas e duas articuladoras conversaram sobre a retomada das atividades dos clubes após o recesso escolar. A reunião teve como objetivo alinhar ações, refletir sobre o funcionamento dos clubes e organizar os próximos passos do trabalho ao longo do ano.

Três membros da equipe dos clubes da UEPG estão sentados ao redor de uma mesa em uma sala de reunião. À esquerda, uma mulher de cabelo curto grisalho segura um caderno. No centro, uma mulher de cabelo cacheado e óculos sorri, com uma caneta na mão. À direita, um homem de barba curta escuta atentamente. Sobre a mesa há cadernos, uma garrafa de água e uma bolsa.
Da esquerda para a direita: a articuladora professora doutora Marilei Sandri, a articuladora e professora doutora Leila e o professor doutor Renan Sota, pós-doutorando (Foto/Talula)

Entre as pautas da reunião, mudanças comuns ao início do ano letivo, como a saída de estudantes da escola após a formatura, o que, em muitos casos, exige a seleção de novos clubistas. Essas reorganizações fazem parte da dinâmica dos clubes de ciência e demandam um acompanhamento atento para garantir a continuidade das atividades e o engajamento dos estudantes.

As atividades já desenvolvidas pelos clubes em 2025 também estiveram em pauta. Para compreender como os clubes têm atuado, foram apresentadas novas propostas de acompanhamento para este início de semestre, considerando as práticas desenvolvidas, a participação dos estudantes, a produção científica, os desafios e as perspectivas.

Dez membros da equipe dos clubes da UEPG posam para uma foto em um ambiente interno. Algumas estão sentadas em um banco e outras em pé atrás. Todos olham para a câmera e sorriem. Ao fundo, há uma parede clara com placas institucionais e um retrato de Paulo Freire.
Parte da atual equipe da Rede de Clubes pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (Fotos/Talula)

De acordo com a professora doutora Marilei Sandri, uma das articuladoras da Rede de Clubes pela UEPG, estão previstas para as próximas semanas visitas aos clubes – especialmente aqueles que tiveram mudanças mais significativas, como a necessidade de substituição de professores. As visitas possibilitam um olhar mais próximo sobre a situação atual dos clubes,  contribuindo para compreender suas demandas e apoiar o desenvolvimento das atividades ao longo do ano.

Os encontros discutem questões que envolvem a cultura científica e os clubes de ciência na Educação Básica

A imagem mostra duas pessoas sentadas lado a lado em uma mesa escura, envolvidas em uma atividade de estudo ou trabalho. A cena foca principalmente nas mãos e nos materiais sobre a mesa. Uma das pessoas está escrevendo com uma caneta em uma folha de papel que contém exercícios ou anotações. A outra segura uma caneta marca-texto, como se estivesse explicando ou revisando o conteúdo. Sobre a mesa há um notebook aberto, um caderno espiral, folhas soltas, um marca-texto com tampa rosa e um smartphone com a tela voltada para cima. A organização dos materiais e a postura das mãos sugerem um momento de colaboração, revisão de conteúdo ou realização de tarefas escolares. O ambiente transmite concentração e trabalho em equipe.
O curso para professores será válido para progressão de carreira (Foto/Canva)

As atividades do curso “Fundamentos, Práticas e Reflexões para a Cultura Científica na Educação Básica” voltaram. Desde 23 de fevereiro, professores que participam da Rede de Clubes do NAPI – Paraná Faz Ciência deram início à segunda parte da formação, uma sequência de um curso realizado anteriormente, em 2024.

Os encontros estão sendo promovidos no formato remoto assíncrono, pela plataforma Moodle, da Universidade Virtual do Paraná (UVPR). No total, são 15 módulos de 4 horas cada, com duração de duas semanas não prorrogáveis. A primeira etapa ocorreu entre 15 de setembro e 23 de novembro de 2025. Agora, as aulas estão previstas para serem finalizadas em 13 de agosto deste ano.

O objetivo é aprofundar temáticas sobre os clubes de ciência em escolas da Educação Básica. Assim, espera-se trazer maior domínio de diferentes aspectos educacionais, além de potencializar o trabalho com os alunos clubistas e com o próprio clube. A participação é obrigatória para docentes das escolas e BTNS (Bolsistas Técnicos de Nível Superior) pedagógicos das Instituições de Ensino Superior parceiras do NAPI PRFC.

Professores que assumiram clubes recentemente também devem se juntar ao curso e, em breve, terão acesso às atividades anteriores da formação. No final, será disponibilizado um certificado com 60 horas, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Serviço

Curso: “Fundamentos, Práticas e Reflexões para a Cultura Científica na Educação Básica”

Formato: remoto assíncrono

Período: 15/9/2025 a 23/2/2026

Clube de Ciências CCT une saberes ancestrais e pesquisa acadêmica para promover a agroecologia e o resgate de sementes crioulas

A imagem mostra sete mulheres, entre jovens e uma adulta, posam lado a lado em um gramado ensolarado com árvores ao fundo. Elas sorriem levemente, vestindo roupas casuais e uniformes escolares. A foto captura o grupo da cintura para cima em um ambiente natural e acolhedor.
Integrantes do Clube de Ciências CCT (Foto/Silvia Zamboni)

Com pouco mais de um ano de trajetória consolidada, o Clube de Ciências CCT (Conhecimento Científico Tradicional), do Colégio Estadual Bom Jesus, em Bom Jesus do Sul (PR), tornou-se um modelo com sua horta escolar agroecológica. Sob a coordenação da professora Silvia Zamboni Maria, o projeto utiliza a horta como um laboratório vivo para investigar formas sustentáveis de agricultura, resgatando conhecimentos tradicionais em contraponto à artificialização das relações com o ambiente herdadas da Revolução Verde e da industrialização dos alimentos. 

O trabalho, que conta com a parceria estratégica da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e do Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão, propõe uma imersão prática onde a ciência acadêmica valida o saber popular em prol de uma vida mais saudável para toda a comunidade.

A essência do Clube de Ciências CCT reside no resgate de sementes crioulas e práticas de cultivo que aproximam diferentes gerações. Ao trazer para o cenário atual técnicas que eram utilizadas por pais e avós, os alunos aplicam teorias em investigações que resultam em benefícios reais. Exemplo disso é a produção de velas repelentes e o fornecimento de alimentos para a cantina do colégio, como alface, rabanete e cenoura, além de plantas medicinais essenciais à pesquisa do grupo, como a artemísia, a catinga-de-mulata, a pulmonária e a mil-em-folhas. Todo esse processo de observação e pesquisa permite que os alunos desenvolvam pensamento crítico, comunicação e resolução de problemas através de uma vivência direta com a natureza.

A imagem mostra o close das mãos de um estudante despejando um líquido verde-escuro de um recipiente de vidro em pequenos copos brancos. Os copos possuem pavios sustentados por palitos de madeira. A cena ocorre sobre uma bancada de laboratório clara, mostrando o processo de fabricação das velas repelentes.
Produção de velas no laboratório da UFFS (Foto/Silvia Zamboni)

Com uma bagagem rica de aprendizado e colaboração, o clube ultrapassou os muros da escola: reforçou as conexões familiares e compartilhou seus projetos na 1ª Mostra Feira de Clubes de Ciências, em Guarapuava, onde os clubistas apresentaram resultados e trocaram experiências com outros grupos. Para os membros do CCT, o clube proporciona um ambiente valioso para aprender, pesquisar e se aperfeiçoar nas práticas científicas, enquanto fortalecem laços de amizade e cooperação. Ao aliar preservação do patrimônio cultural e defesa do meio ambiente, o CCT demonstra ser mais que um espaço de cultivo; é um espaço que estimula a cultura científica nos alunos, preparando-os para proporem soluções reais para o mundo atual.

Com 290 clubes e cerca de 6 mil estudantes, iniciativa incentiva a investigação científica nas escolas do estado

Duas mulheres estão em pé lado a lado, sorrindo para a câmera, atrás de uma bancada de exposição em um evento de ciência. A mulher à esquerda tem cabelos curtos e grisalhos, usa óculos e camiseta azul com logotipo institucional, além de um crachá pendurado no pescoço. A mulher à direita tem cabelos pretos e cacheados, usa óculos, blusa bege e também um crachá com cordão.
Débora Sant’Ana, articuladora do NAPI Paraná Faz Ciência, e a pesquisadora Edinalva Oliveira, no estande do NAPI Paraná Faz Ciência na Semana Araucária de CT&I, em Curitiba, junto de pesquisas desenvolvidas por clubes da rede (Foto/Marilaine Martins)

O primeiro dia da Semana Araucária de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), que começou nesta terça-feira, dia 10, no Campus da Indústria, em Curitiba, destacou o papel da Rede de Clubes do NAPI Paraná Faz Ciência na promoção da cultura científica nas escolas do estado. Durante a apresentação d abertura, foi evidenciado o investimento de R$ 23,5 mi, realizado pela Fundação Araucária na Rede. Recurso que, hoje, se traduz em 290 clubes ativos em escolas de diferentes regiões do Paraná.

Atualmente, o NAPI Paraná Faz Ciência reúne cerca de 6 mil estudantes participantes, conhecidos como clubistas. Nos encontros semanais, crianças, adolescentes e jovens desenvolvem projetos de investigação orientados por coordenadores e articuladores vinculados a universidades e instituições de pesquisa.

A articuladora do NAPI Paraná Faz Ciência, Débora Sant’Ana, observa que o recurso financeiro é um elemento necessário para viabilizar a política pública, mas o principal resultado aparece nas oportunidades que se abrem para os estudantes e para as comunidades onde os clubes estão inseridos. “A implantação dos clubes amplia horizontes para os estudantes e fortalece o sentimento de pertencimento ao mundo da ciência”, afirma.

Segundo Débora, quando o investimento chega às escolas por meio dos clubes, seus efeitos ultrapassam os participantes diretos da iniciativa. “Quando pensamos em um clube de ciência, não impactamos apenas o clubista. Impactamos também a escola, a família e o entorno. Recurso público bem aplicado significa multiplicação de ações. Esse movimento se espalha como uma onda, alcançando áreas cada vez mais distantes e beneficiando também quem não participa diretamente do clube”, explica.

Essa transformação se torna visível no modo como os estudantes passam a se relacionar com o conhecimento científico dentro dos clubes, das escolas e também em seu cotidiano. Na avaliação de Josiane Figueiredo, coordenadora dos clubes vinculados à Universidade Estadual do Paraná (Unespar), a experiência permite que os jovens compreendam a pesquisa como algo próximo da realidade deles. “Mais importante que o recurso em si é o capital científico que vai sendo construído. Os estudantes começam a entender o que significa fazer pesquisa e percebem que podem transformar perguntas do cotidiano em investigação”.

Josiane Figueiredo e Rodrigo Reis, articuladores da Rede de Clubes do NAPI Paraná Faz Ciência, durante a Semana Araucária de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), em Curitiba (Foto/Marilaine Martins)

Josiane acrescenta que os clubes também contribuem para aproximar a escola do ambiente acadêmico e ampliar o acesso dos estudantes à produção científica. “Antes, a pesquisa ficava muito concentrada dentro da universidade. Quando ela chega à escola, o estudante percebe que também pode produzir conhecimento e que a universidade pode fazer parte do caminho dele”, explica a professora.

A presença dos clubes em escolas distribuídas por diferentes regiões do Paraná também amplia o acesso à ciência em territórios diversos. Edinalva Oliveira, pesquisadora do NAPI Paraná Faz Ciência, destaca que essa capilaridade é um dos elementos centrais da iniciativa. “O Paraná tem um território amplo e quando essas ações chegam às escolas, inclusive às que estão em regiões periféricas, elas abrem horizontes muito significativos para os estudantes”, afirma.

Edinalva observa que o projeto também inclui formação continuada para professores, fortalecendo o desenvolvimento de atividades investigativas nas escolas. “O professor se apropria de novos saberes e, junto com os estudantes, consegue olhar para o território onde a escola está inserida e identificar questões que podem ser investigadas pela ciência”, destaca.

Segundo a pesquisadora, esse processo contribui para fortalecer a produção de conhecimento nas próprias comunidades. “Quem ganha não é apenas o grande centro. O território também passa a articular saberes, compartilhar experiências e construir conhecimento”, comemora.

Clubes apresentam pesquisas durante o evento

Atividade interativa no estande do NAPI Paraná Faz Ciência destaca reflexões propostas em projetos desenvolvidos por clubistas da rede (Foto/Marilaine Martins)

Ao longo da programação da Semana Araucária, o público poderá conhecer alguns projetos desenvolvidos em clubes de ciência expostos nos estandes do NAPI Paraná Faz Ciência. Além disso, na quinta, dia 12, clubistas e coordenadores de clubes vão compartilhar suas experiências com participantes do evento.

Para Edinalva Oliveira, esse momento funciona como uma espécie de culminância das atividades desenvolvidas ao longo do ano. “Os clubes mostram o que fizeram, como fizeram e dialogam com outras escolas. Esse compartilhamento de experiências torna a caminhada ainda mais produtiva”, afirma. Segundo ela, a troca entre estudantes e professores é parte fundamental do processo de produção científica. “Conhecimento não é para ficar guardado. Conhecimento é para ser compartilhado.”

A Semana Araucária de Ciência, Tecnologia e Inovação segue até quinta-feira, dia 12, no Campus da Indústria, reunindo pesquisadores, professores, estudantes e instituições para apresentar projetos e discutir iniciativas voltadas ao fortalecimento da ciência no Paraná.