PROJETOS

Projetos Parceiros

NOSSAS
PRODUÇÕES

MULTIMÍDIA

EVENTOS

Encontro na UEM reúne os bolsistas do núcleo Pedagógico e de Comunicação do NAPI PRFC

Por: Ana Elisa Frings

Na pauta a história e o funcionamento da Rede de Clubes Paraná Faz Ciência


A professora Débora Sant´Ana, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), é uma das articuladoras do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Paraná Faz Ciência, e foi responsável pela apresentação dos bolsistas integrantes da Rede de Clubes Paraná Faz Ciência, da região coordenada pela UEM. A palestra da professora ainda abarcou a origem dos NAPIs e o estágio atual de seus programas integrados para o fomento dos ecossistemas de inovação no Estado, a exemplo da Rede Clubes.

A reunião com os Bolsistas Técnicos de Nível Superior (BTNS) da UEM envolveu os integrantes do núcleo pedagógico e de comunicação do projeto. Os bolsistas pedagógicos são professores graduados selecionados para atuar como suporte no andamento das atividades junto aos professores que coordenam os Clubes de Ciências nas escolas da rede pública. Os atuais 245 Clubes de Ciência do Estado estão divididos entre os cerca de 150 bolsistas pedagógicos, alocados em diferentes universidades públicas, os quais terão a responsabilidade de acompanhar o trabalho nos Clubes, sanar dúvidas e ser ponto de contato entre professores clubistas e a gestão da Rede Clubes PRFC.

Já os BTNS de Comunicação foram selecionados por região do Estado e vão atuar produzindo conteúdo sobre os Clubes dessas regiões, seguindo a subdivisão regional dos Núcleos Regionais de Educação (NRE), da Secretaria Estadual de Educação (SEED). Sob a coordenação da jornalista Ana Paula Machado Velho, também da UEM, serão 12 bolsistas atuando em um grupo que funcionará como uma agência de informação sobre a Rede Clubes PRFC. A equipe terá como mestas apresentar ao público cada clube, os alunos e professores coordenadores, eventos relacionados à ciência, curiosidades e conteúdos pensados para ampliar a divulgação científica e a cultura da inovação pelo Estado.

A professota Debora Sant´ana apresentando a estrutura do NAPI PR Faz Ciência e da Rede de Clubes


Toda essa iniciativa em rede faz parte de um movimento pensado para articular de forma integrada a popularização da ciência do Paraná, como explica a professora Débora Sant´Ana. “Esse é um movimento social pela ciência, tendo como uma das metas fazer a diferença na formação profissional das novas gerações. Esses alunos [a partir do 5º ano do Fundamental] que estão participando dos Clubes de Ciência vão trazer retorno para o Estado futuramente, e uma das expectativas é atingir a marca de 40 mil doutores, superando os atuais 25 mil, em poucos anos.”

A iniciativa dos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação – NAPIs teve origem na Fundação Araucária. A ideia é fomentar a pesquisa e inovação no Paraná e já conta com mais de 40 Arranjos em todo o estado. O NAPI Paraná Faz Ciência engloba 12 universidades: UEM, UEL, UENP, UEPG, Unioeste, Unicentro, Unespar e mais as federais UFPR, UTFPR, Unila, UFFS e IFPR. O financiamento para as atividades planejadas vem aumentando desde 2020. Hoje, já chega ao valor total inédito de R$ 36 milhões em divulgação da ciência.

As atividades e comunicações relativas à Rede de Clubes Paraná Faz Ciência podem ser acompanhadas no Instagram: @clubesparanafazciencia