Evento acontece de 12 a 14 de agosto em Maringá, no Paraná, a primeira vez numa cidade do interior

O Museu Dinâmico Interdisciplinar (MUDI), vinculado à Universidade Estadual de Maringá (UEM), será o anfitrião dos mais de 170 inscritos para participar do V Encontro Nacional da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências (ABCMC), entre os dias 12 e 14 de agosto. Durante o evento, representantes de espaços museais de todas as regiões do Brasil estarão reunidos para aprimorar a gestão, trocar experiências e vivências, além de aprimorar sua formação e atuação na popularização e divulgação científica a partir dos centros e museus de ciências.
O V Encontro Nacional da ABCMC conta com a parceira do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação – NAPI Paraná Faz Ciência para a realização, primeira vez numa cidade do interior do Brasil, após edições remotas na pandemia e na cidade do Rio de Janeiro. As atividades vão ocorrer no MUDI e em outros espaços da UEM, que contam com palestras, mesas redondas e sessões temáticas, cerca de 150 apresentações de trabalhos e visitas técnicas, além de atividades culturais.
O tema central será “O papel dos Centros e Museus de Ciências na consolidação da interiorização da divulgação e popularização científica”. A ideia é fomentar reflexões, debates e ações inovadoras no campo da popularização da ciência em sua interface com os museus de ciências, além de reunir profissionais e pesquisadores de diversos centros e museus de ciência.
“Tenho grandes expectativas para o V Encontro Nacional de Centros e Museus de Ciências! Acredito que será uma oportunidade valiosa para fortalecer o diálogo entre centros e museus de ciências de todo o país, especialmente aqueles que vêm atuando de forma inovadora para a ampliação do alcance social de seu trabalho”, afirma a presidente da ABCMC, Andrea Fernandes Costa.
De acordo com a presidente da entidade, o tema desta edição, ao destacar a interiorização das ações e a valorização das iniciativas locais, ajuda a reforçar a importância de tornar a ciência mais próxima e acessível a diferentes públicos. “Vejo esse encontro como um espaço potente para compartilharmos experiências, construirmos coletivamente estratégias de enfrentamento à desinformação e ampliarmos o reconhecimento dos museus e centros de ciências como agentes fundamentais na promoção de uma ciência cidadã, crítica e comprometida com a pluralidade da sociedade brasileira”, avalia Andrea.
Troca de experiências
A articuladora do NAPI Paraná Faz Ciência e professora da UEM, Débora de Mello Gonçales Sant’Ana, conta que as expectativas para o evento são de intensa movimentação e troca de conhecimento entre pessoas de todo o país.
“Além de conhecer as experiências de outros centros e museus de ciências, esta será uma grande oportunidade para mostrarmos a integração em rede que construímos no Paraná, nossa força, organização e os belos espaços que temos por aqui”, afirma.
Para Rodrigo Arantes Reis, coordenador do NAPI Paraná Faz Ciência (PRFC) e do Laboratório Móvel de Divulgação Científica (LabMóvel), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), é preciso destacar a importância e o protagonismo da divulgação científica no Paraná, com reconhecida atuação no cenário nacional.
“Trazer ao nosso estado esse público para conhecer o desenho da rede que está sendo construída aqui e os movimentos que o Paraná Faz Ciência vem consolidando nos deixa orgulhosos e com grandes expectativas para o sucesso deste evento nacional”, reforça.
Para Reis, o NAPI Paraná Faz Ciência, que tem forte atuação na UFPR por meio de iniciativas como o Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola (PICCE), o Laboratório Móvel de Educação Científica (LabMóvel), o projeto de extensão ZikaBus e o Museu de Ciências Naturais (MCN), a participação no evento da ABCMC reforça a vocação paranaense para a popularização da ciência.
Também envolvida diretamente com os preparativos desde o início do ano integrando a comissão organizadora, a diretora do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da UEM e coordenadora do Teatro Anatômico, Ana Paula Vidotti, está positivamente otimista. “É a primeira vez que uma cidade do interior sedia um evento desta magnitude da ABCMC e acredito que será uma oportunidade fantástica para o MUDI/UEM se consolidar ainda mais como um importante centro de divulgação científica em nível nacional”, ressalta.
Vidotti está na coordenação do projeto Muditinerante, iniciativa que leva o universo da ciência para grandes eventos como a Expoingá, a Expo Ivaiporã, a Expo Umuarama, além de feiras de ciências, tudo para compartilhar partes do acervo com pessoas que não podem ir à sede, localizada na UEM.
Confira a programação completa do V Encontro Nacional da ABCMC no site do evento. O prazo para inscrição de trabalhos já se encerrou, mas é possível se inscrever para assistir palestras e mesa-redondas e as apresentações de trabalhos e pôsteres.
Serviço:
Evento – V Encontro Nacional da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências
Data – 12 a 14 de agosto de 2025
Local – Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Realização – Museu Dinâmico Interdisciplinar (MUDI)
Apoio – NAPI Paraná Faz Ciência