PROJETOS

Projetos Parceiros

NOSSAS
PRODUÇÕES

MULTIMÍDIA

Plantas medicinais são tema central em clube de Foz do Iguaçu

Por: Isabella Abrão

Alunos têm analisado o uso e as propriedades terapêuticas de algumas espécies de plantas

A imagem mostra a horta feita pelo próprio “Estudo de Plantas Medicinais” (EPM), do Colégio Estadual Pioneiros. São plantas medicinais, plantadas para auxiliar as atividades do projeto. No canto direito, há uma aluna segurando uma mangueira, regando a horta da escola.
Os alunos realizaram o plantio de ervas medicinais na escola (Foto/Arquivo pessoal)

O difícil acesso a serviços médicos básicos e de qualidade é um problema comum em várias regiões do país. Foi pensando nisso que surgiu o clube “Estudo de Plantas Medicinais” (EPM), do Colégio Estadual Pioneiros, em Foz do Iguaçu. O objetivo principal é, como o próprio nome indica, resgatar e valorizar o conhecimento tradicional sobre o uso das ervas medicinais.

Os alunos têm investigado sobre a importância e propriedades terapêuticas dessas plantas, sobretudo como uma solução prática para tratar diversas condições de saúde. Além disso, aprenderam a organizar um mapa mental sobre algumas espécies, destacando suas indicações e contraindicações. Outra atividade foi o trabalho “O encanto das plantas medicinais”, um livro produzido pelos próprios estudantes.

De acordo com a professora Nair Dias, coordenadora do clube, o tema escolhido contribui para conhecimentos de botânica, ecologia e sustentabilidade. Os clubistas estão desenvolvendo técnicas de pesquisa e são constantemente incentivados a adotarem hábitos mais saudáveis. “Essa temática é uma forma interessante e interativa de ensinar conceitos científicos, desenvolver habilidades e promover a consciência ambiental e saúde”, destaca.

Recentemente, os alunos também precisaram elaborar materiais para a exposição da Culminância das Eletivas do colégio. O evento mostra aos visitantes e à comunidade escolar o que os estudantes desenvolveram ao longo do semestre. No NAPI – Paraná Faz Ciência, o clube é articulado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e o coordenador institucional, professor Ronaldo A. Ribeiro da Silva, esteve presente na apresentação.

A imagem mostra um grupo de pessoas, entre estudantes e professores, posando sorridentes em uma sala decorada para uma apresentação escolar. Ao fundo, há um grande cartaz marrom com o título "PLANTAS MEDICINAIS" escrito com letras verdes e amarelas. No canto direito do cartaz, há uma árvore feita com bexigas verdes e flores coloridas. A mesa ao centro está coberta com um tecido verde vivo e há algumas plantas e materiais de apresentação sobre ela.
Equipe do clube EPM ao lado do professor Ronaldo A. Ribeiro da Silva (Foto/Arquivo pessoal)

Refúgio Biológico de Itaipu

Para reforçar as ações do clube, os alunos fizeram uma visita técnica ao Refúgio Biológico Bela Vista, pertencente à Itaipu Binacional de Foz do Iguaçu. O objetivo foi aprender mais sobre a importância da conservação do meio ambiente e preservação da Mata Atlântica. A imersão pedagógica foi realizada no dia 14 de maio.

A imagem mostra um grupo de alunos caminhando por uma trilha dentro de uma floresta densa. Eles seguem por um caminho de terra batida, cercado por árvores altas e finas, com copas que filtram a luz do sol, criando uma iluminação suave e sombreada no ambiente. À esquerda da imagem, os estudantes estão andando em fila, muitos com mochilas nas costas.
Estudantes do clube durante visita ao Refúgio Biológico Bela Vista (Foto/Arquivo pessoal)

O clube já havia ido ao local no final do ano passado. Na ocasião, o intuito era conhecer o Horto e a variedade de plantas produzidas na área de Cultivo e Pesquisa de Plantas Medicinais. Os alunos aprenderam como fazer as mudas, como plantar e como funciona a estufa. Ao final na visita, também levaram mudas de plantas medicinais para distribuir entre a comunidade escolar e suas famílias.