PROJETOS

Projetos Parceiros

NOSSAS
PRODUÇÕES

MULTIMÍDIA

Clube Agrociência vivencia o estudo do solo na UENP

Por: Ana Caroline Amaral

Clube visita a UENP, conhece o projeto Solo na Escola e aprende sobre a importância e a diversidade dos solos

Grupo de estudantes observa fósseis e explicação da professora Jully G. Retzlaf (Foto/ Ana C. Amaral)

Os solos do Paraná são conhecidos pela sua produtividade agrícola, considerada a base da economia para a maioria dos municípios do Estado. Popularmente chamada de “terra roxa”, vinda do espanhol “tierra roja”, a terra vermelha do Norte Pioneiro é estudada por diversos projetos. Um deles é o Clube de Ciências Agrociência, que faz parte da Rede de Clubes Paraná Faz Ciência.

Localizado no município de Barra do Jacaré, o clube percorreu 63 km até a Universidade Estadual do Norte do Paraná – campus Cornélio Procópio. A instituição que abriga o clube é o Colégio Estadual Maria Francisca de Souza, pertencente ao Núcleo Regional de Educação (NRE) Jacarezinho.

Grupo de estudantes assiste à palestra (Foto/Ana C. Amaral)

Com o objetivo de realizar atividades científicas e conhecer mais sobre o tema, o clube visitou o projeto Solo na Escola da UENP, que também desenvolve pesquisas na área, porém no nível universitário. Esse projeto faz parte do curso de Geografia e se dedica a divulgar conhecimentos sobre a importância e a diversidade dos solos.

Na visita, os clubistas assistiram a uma palestra sobre a importância do solo e sua conservação, com destaque especial para o solo do município de Barra do Jacaré. O bolsista responsável pela palestra é estudante do curso de Geografia e natural da mesma cidade que os clubistas. Dessa forma, ele fez uma apresentação diferenciada: à medida que os tópicos avançavam, eram discutidos exemplos da própria cidade dos estudantes, o que aumentou ainda mais o engajamento do grupo com o assunto.

Professora Jully R. presenteia a professora Vagna M. com livro do projeto (Fotol/ Ana C. Amaral)

Ao final da palestra, a professora coordenadora do clube, Vagna Munhão, recebeu um livro de presente da coordenadora do projeto Solo na Escola, Jully Gabriela Retzlaf, docente da UENP e autora da obra.

A parte prática da visita ocorreu em seguida. Os clubistas exploraram o laboratório de geociências, onde estão expostas amostras de solos, rochas, fósseis, tintas e experimentos didáticos relacionados ao solo.

Grupo de estudantes conhecem amostras de solo (Foto/ Ana C. Amaral)

No Instagram do clube (@clube_agrociencia_c.e.m.f.s), os estudantes agradeceram a visita e reforçaram a importância de atividades como essa para a formação dos participantes. “Na visita técnica ao Laboratório de Solos, os estudantes puderam participar e apropriar-se de muitas informações sobre nossa região e a pedologia! Gratidão a todos os envolvidos nessa perspectiva de aprendizado e protagonismo estudantil”, publicou o clube na rede.