Evento realizado junto à Feira de Profissões movimentou o campus da UNIOESTE com 34 trabalhos de diferentes áreas, aproximando jovens da ciência e da vida universitária
Na quinta-feira, 11 de setembro, a Unioeste (Universidade Estadual do oeste do Paraná) em Cascavel recebeu mais de 400 alunos para a 1ª UNIOCIÊNCIAS, a primeira Feira de Ciências da instituição. O evento – direcionado aos clubistas da Rede de Clubes Paraná Faz Ciência – ocorreu de maneira conjunta à UnioXP, a Feira de Profissões da Unioeste, o evento anual em que as portas da Unioeste se abrem para mais de 5mil alunos do Ensino Médio de toda Cascavel e região.
A Feira UNIOCIÊNCIAS recebeu, ao todo, mais de 400 alunos vindos de 20 escolas diferentes, além dos demais, público oriundo da UnioXP. A Feira dos Clubes contou com a apresentação de 34 trabalhos, divididos em várias temáticas. Confira a seguir:
Meio ambiente e sustentabilidade
- A contribuição ambiental do telhado verde;
- Jogos didático-pedagógicos e suas contribuições na aprendizagem sobre os telhados verdes;
- Óleo de cozinha residual: propostas aplicadas via comunidade escolar para reduzir impactos ambientais;
- Um futuro mais verde: O horto municipal como importante aliado na educação ambiental;
- A importância das abelhas sem ferrão para preservação da biodiversidade;
- Ecobarreira no córrego dos caçadores: Estratégias para o controle de resíduos em cursos d’água;
- Vasos autoirrigáveis: uma solução econômica e sustentável para manutenção das plantas;
- Compostagem com garrafa pet: uma ferramenta educativa para a sustentabilidade ambiental;
- Projeto fomentando a preservação ambiental em crianças das séries iniciais;
- Gestão de resíduos sólidos na escola: Práticas de educação ambiental em um clube de ciências;
- Proteção de nascente do Rio Cascavel: Uma ação educativa para preservação das águas;
- Observação de impactos ambientais antrópicos presentes no Parque Municipal Águas Claras;
- Plantas medicinais presentes no Parque Municipal Águas Claras;
- Reversatech: Tecnologia e ciência para um mundo mais sustentável;
- Eco Exploradores: Identificação e catalogação da fauna do Parque Municipal São Francisco de Assis
2. Agricultura e experimentação com plantas
- O desenvolvimento de plantas companheiras em diferentes tipos de solo.
- Analisando as variáveis: solo, iluminação e temperatura em um plantio de cenoura em vasos de jardim.
- A implementação de um herbário escolar como possibilidade de aproximação com o método científico.
- Horta inteligente: Tecnologia e sustentabilidade no contexto escolar.
3. Saúde, alimentação e biologia
- Padrões de beleza, da adolescência à vida adulta.
- Penicillium SPP. em alimentos: Riscos potenciais e alternativas naturais de controle.
- Ciência e aroma: Proteção natural contra insetos.
- Do prato à consciência: Investigando e transformando hábitos alimentares dos estudantes.
4. Educação e inovação científica
- Protocolo Araucária Hunters como estímulo para cultura científica.
- Impressão 3D para auxílio no ensino de química: Uma abordagem prática sobre geometria molecular e ligações iônicas em sala de aula.
- Geografia 3D: Inclusão e tecnologia, inovando o ensino.
5. História e sociedade
- Análise do movimento eugênico no Brasil entre as décadas de 1920 e 1930.
6. Arte, cultura e criatividade:
- Criando música com o que vai para o lixo.
Para a professora Liliam, do Colégio Estadual Antônio Maximiliano Ceretta,
de Marechal Cândido Rondon, cita que o evento é um desafio para os alunos. “É um evento muito grande, os alunos têm que apresentar para muitas pessoas. Eles se prepararam muito para isso, é um desafio importante, que irá acrescentar muito no desenvolvimento deles”.
Já o professor Paulo Santana, do Colégio Estadual Heitor Cavalcanti Alencar Furtado, de Tupãssi, considerou a Feira um momento ímpar. “Estou achando muito válido, um momento bastante importante especialmente para nossos alunos, mas também para todos que por aqui passaram, para os que estão expondo e visitando. Um momento ímpar que com certeza irá somar para o desenvolvimento”, diz.
Em meio a tantos trabalhos e temas, os clubistas apresentaram em dois turnos e receberam avaliações sobre as apresentações. Além de muito aprendizado, o evento também proporcionou aos clubistas um momento de descontração, já que eles puderam circular pelo campus e conhecer os cursos da Unioeste, além de conhecerem os trabalhos realizados por seus colegas de outras escolas.