PROJETOS

Projetos Parceiros

NOSSAS
PRODUÇÕES

MULTIMÍDIA

NAPI Paraná Faz Ciência dá início a curso voltado para professores clubistas

Por: Isabella Abrão

Os encontros irão abordar temáticas que se aproximam da vivência dos Clubes de Ciências na Educação Básica

A imagem mostra uma cena de estudo. Em primeiro plano, vemos uma mão segurando uma caneta preta e escrevendo em um caderno de folhas brancas com espiral lateral. O caderno está apoiado parcialmente sobre um notebook prateado, que está aberto.
O curso será dividido em duas etapas, realizadas entre 2025 e 2026 (Arte/Canva)

A Rede de Clubes NAPI – Paraná Faz Ciência deu início em setembro, ao novo curso de formação para professores clubistas: “Fundamentos, Práticas e Reflexões para a Cultura Científica na Educação Básica”. A iniciativa pretende aprofundar temas que se relacionam com a rotina dos Clubes de Ciências, promovidos em escolas de todo o estado, por meio do projeto.

Esta é a primeira fase do curso, que se estende até o dia 23 de novembro deste ano. A segunda etapa será em 2026, entre os dias 23 de fevereiro e 13 de julho. Os encontros serão no formato assíncrono, pela plataforma Moodle, da Universidade Virtual do Paraná (UVPR). Ao final, os participantes receberão um certificado de 60 horas, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Segundo a professora Gisele Côrrea, uma das pesquisadoras do NAPI PRFC e organizadoras do curso, trata-se de uma sequência da formação realizada em 2024. “Um ano depois da implementação dos clubes, entendemos que é o momento de aprofundar nas temáticas e apresentar novos conceitos”, destaca. “O curso vem com uma metodologia inovadora, tornando a experiência EAD mais dinâmica e interativa.”

A professora Mariana Andrade, coordenadora institucional do NAPI PRFC pela UEL e coordenadora estadual do NAPI PRFC Maker, reforça esse objetivo. De acordo com ela, que também está ajudando na elaboração das aulas, a ideia é realmente potencializar o trabalho que está sendo executado pelos docentes. “Esse curso é importante porque apresenta temáticas mais específicas, que estão sendo desenvolvidas pelos clubes.”

Para os professores da Rede de Clubes geral e Rede de Clubes Maker, a participação é obrigatória. Bolsistas Técnicos de Nível Superior (BNTS) pedagógicos das Instituições de Ensino Superior também devem comparecer às reuniões virtuais. Já a participação das docentes da Rede de Clubes Meninas é opcional.