PROJETOS

Projetos Parceiros

NOSSAS
PRODUÇÕES

MULTIMÍDIA

Estudantes de escolas públicas do Paraná apresentam seus projetos de pesquisa em feira de ciências

Por: Chananda Buss

Integrantes da Rede de Clubes Paraná Faz Ciência  exibem projetos de pesquisa na 3º edição de feira que promove a cultura científica em Curitiba e reúne estudantes de todo o estado

O interesse dos estudantes e as demandas das comunidades escolares estão se transformando em pesquisa nos quase trezentos Clubes de Ciência implantados em escolas públicas do Paraná no último ano. Os clubes, que integram a Rede de Clubes Paraná Faz Ciência, iniciativa do NAPI – Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação, têm como objetivo popularizar a ciência e aproximar escolas públicas e universidades por meio da investigação científica.

Pesquisar, testar, cuidar. É assim que a ciência acontece dentro do Lattes Clube, em Almirante Tamandaré.

Em Almirante Tamandaré, no Lattes Clube, estudantes do Ensino Médio, da Escola Estadual Floripa Teixeira de Faria desenvolvem pesquisas que vão da produção de bebidas fermentadas no estilo refrigerante à clonagem de plantas. “A gente criou um laço muito grande e quer ver o resultado crescer junto com a gente. Que dê novos clones”, diz Luiza Mariane de Souza, 16 anos, ao falar sobre o cuidado com a planta batizada de Felipe, em homenagem ao professor coordenador do clube.

“Ficamos muito felizes em ver a evolução dela e queremos que no futuro as próximas pessoas que verem essa planta grande possam ver o nosso esforço, o nosso resultado e o nosso carinho em todas as regas e preocupações, porque nós estamos cuidando com muito carinho, para que o projeto possa se desenvolver e para que outras pessoas possam aprender com isso”, conta.

No Colégio Estadual Isolda Schmid, em Curitiba, são os alunos do Ensino Fundamental II que dão vida ao Clube de Ciência ‘Futuro Cientistas’.

Essa dedicação aos experimentos revela o espírito dos clubes: aprender pesquisando, experimentar, cuidar e ver a ciência florescer no cotidiano. Histórias como essa se repetem em várias cidades do Paraná, onde estudantes transformam curiosidade em pesquisa e descobertas em aprendizado coletivo. 

De 4 a 6 de novembro, clubes de ciência de todo o Paraná estarão reunidos no Campus Neoville da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Curitiba, para participar da Feira de Ciência, Cultura e Inovação (FECCI 2025). O evento reunirá 1.000 participantes e aproximadamente 400 trabalhos, que serão apresentados por estudantes e professores. As iniciativas mostram como a ciência feita nos Clubes de Ciência e nas escolas tem se tornado uma ponte entre o ensino básico e o meio acadêmico, incentivando a curiosidade científica e o protagonismo dos estudantes.

O clube ‘Ciência Divertida’ de Ponta Grossa apresenta no Paraná Faz Ciência, em Guarapuava, pesquisa e produto desenvolvidos na busca por evitar a proliferação do mosquito da dengue em torno da escola.

A presença dos Clubes de Ciência do Paraná Faz Ciência na FECCI 2025 reafirma o potencial da educação pública em formar jovens pesquisadores comprometidos com a realidade local e com o futuro da ciência no estado. Além de divulgar resultados das pesquisas, a feira é um espaço de trocas, descobertas e inspiração, fortalecendo o vínculo entre escola pública e universidade.

Serviço – FECCI 2025

Local: Campus Neoville da UTFPR – Curitiba

Período: 4 a 6 de novembro de 2025

Participantes: cerca de 1.000 inscritos e 381 trabalhos apresentados

ENTRADA GRATUITA

Programação:

4 de novembro (terça-feira)

8h às 9h30 – Credenciamento

9h30 às 10h30 – Abertura oficial

10h30 às 11h30 – Montagem dos estandes

14h às 17h – Exposição e avaliação dos projetos

5 de novembro (quarta-feira)

9h às 17h – Exposição e avaliação dos projetos

6 de novembro (quinta-feira)

9h às 11h30 – Exposição e avaliação dos projetos

14h às 17h – Premiação e encerramento