Cinco clubes estarão entre os dias 4 e 6 de novembro na FECCI, em Curitiba
Estudantes dos 4 clubes: Reciclagem Ativa, Show da Química, Entre o passado e o presente, o que fica é a memória da gente, Horta e Compostagem Escolar e por fim, Natureza em Perspectiva (Fotos: Anna J. Sbardelott/Ana C.Arenso/Isabella Abrão/Arquivo Pessoal) Estudantes dos 4 clubes: Reciclagem Ativa, Show da Química, Entre o passado e o presente, o que fica é a memória da gente, Horta e Compostagem Escolar e por fim, Natureza em Perspectiva (Fotos: Anna J. Sbardelott/Ana C.Arenso/Isabella Abrão/Arquivo Pessoal) Estudantes dos 4 clubes: Reciclagem Ativa, Show da Química, Entre o passado e o presente, o que fica é a memória da gente, Horta e Compostagem Escolar e por fim, Natureza em Perspectiva (Fotos: Anna J. Sbardelott/Ana C.Arenso/Isabella Abrão/Arquivo Pessoal) Estudantes dos 4 clubes: Reciclagem Ativa, Show da Química, Entre o passado e o presente, o que fica é a memória da gente, Horta e Compostagem Escolar e por fim, Natureza em Perspectiva (Fotos: Anna J. Sbardelott/Ana C.Arenso/Isabella Abrão/Arquivo Pessoal) Estudantes dos 4 clubes: Reciclagem Ativa, Show da Química, Entre o passado e o presente, o que fica é a memória da gente, Horta e Compostagem Escolar e por fim, Natureza em Perspectiva (Fotos: Anna J. Sbardelott/Ana C.Arenso/Isabella Abrão/Arquivo Pessoal)
Em Curitiba, entre os dias 4 e 6 de novembro acontece a Feira de Cultura Científica Paraná Faz Ciência (FECCI), na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – campus Neoville. A feira é direcionada a estudantes e professores da Rede de Clubes Paraná Faz Ciência e da Educação Básica. No evento existem três modalidades diferentes para escolas públicas e privadas.
A primeira é a FECCI Kids destinada a alunos do Ensino Fundamental I, de 4º e 5º anos. Em seguida, a FECCI Junior direcionada aos estudantes do Ensino Fundamental II. E para alunos do Ensino Médio, Educação Profissional Técnica de Nível Médio e Educação de Jovens e Adultos, a categoria é a FECCI Jovem.
Nos clubes do Núcleo Regional de Educação de Ivaiporã e Cianorte, cinco clubes tiveram projetos aceitos. Os trabalhos são dos clubes Reciclagem Ativa; Show da Química; Entre o passado e o presente, o que fica é a memória da gente; Horta e Compostagem Escolar e por fim, Natureza em Perspectiva.
NRE IVAIPORÃ
O grupo de Ivaiporã, Reciclagem Ativa, teve dois projetos aprovados. O ‘Reciclagem ativa: um estudo sobre a separação de materiais recicláveis na escola e na comunidade escolar’, coordenado pelo professor Lister Ricardo dos Santos, investiga e promove práticas mais eficazes na separação de materiais recicláveis. O objetivo é ampliar a conscientização e o conhecimento técnico sobre a coleta seletiva.
Os clubistas do Colégio Estadual Bento Mossurunga, também desenvolveram o ‘Reciclagem ativa: valorizando os coletores e a Copemari em Ivaiporã–Pr’. Esta é uma pesquisa investigativa sobre a profissão de coletor de materiais recicláveis no município, com um enfoque na organização e no funcionamento da Cooperativa de Coletores de Materiais Recicláveis de Ivaiporã (Copemari). A proposta busca desmistificar a figura do coletor.
No município de Jardim Alegre, o Clube Show da Química promove o aprendizado da química por meio do teatro. O grupo apresentará na Feira a experiência da montagem da primeira peça pelos estudantes do Colégio Estadual Cristóvão Colombo: ‘A Família Periódica’. Coordenado pelo professor Fernando José Rodrigues, os estudantes também demonstrarão no evento duas reações químicas que acontecem na encenação. Entre elas: a experiência da pasta de dente de elefante – reação do peróxido de hidrogênio com o iodeto de potássio – que libera muita espuma e um teste de substâncias que conduzem corrente elétrica em solução.
Na cidade de Lidianópolis, os clubistas do Colégio Estadual do Campo Dom Pedro I, também estarão presentes na FECCI. Os estudantes do Clube Entre o passado e o presente, o que fica é a memória da gente vão apresentar as memórias coletadas a partir de entrevistas a respeito da formação do município de Lidianópolis, com os pioneiros. Conforme a professora coordenadora, Vânia Inácio Costa Gomes, “a ideia é garantir que essas narrativas não sejam esquecidas e que as gerações futuras possam conhecer a história de sua cidade e seu município”.
O Clube Horta e Compostagem Escolar, do Colégio Estadual Arthur de Azevedo de São João do Ivaí, tem como foco principal transformar os resíduos orgânicos das refeições em adubo natural por meio da compostagem. Conforme o coordenador Ederson dos Santos Moretti, o trabalho propõe a comparação entre compostos produzidos com minhocas nativas e minhocas comerciais, a fim de identificar qual delas proporciona melhor qualidade do adubo resultante.
NRE CIANORTE
Em São Manoel do Paraná, no Colégio Estadual Duque de Caxias, o Clube Natureza em Perspectiva apresentará em Curitiba o trabalho “Imagens que impactam: meio ambiente em foco”. O objetivo do projeto, conforme a professora Maria Josefa da Silva Tamiozzo, é estimular reflexões sobre desafios ambientais, e oportunizar o conhecimento sobre os diversos gêneros fotográficos, além do olhar crítico com registros de imagens e cenas que inspirem e tragam emoção. A iniciativa busca manter os estudantes engajados em produções de vídeos de cunho sociais, ambientais, de saúde pública e hábitos escolares.




