Com onze projetos apresentados, os clubes conquistaram três premiações nas categorias Ciências Humanas, Comunicação e Saúde, destacando o talento e a dedicação dos jovens pesquisadores

Entre os dias 4 e 6 de novembro, os Clubes de Ciências vinculados à Unioeste participaram da FECCI – Feira de Cultura Científica Paraná Faz Ciência, realizada em Curitiba. O evento reuniu estudantes e professores da Rede de Clubes Paraná Faz Ciência e da Educação Básica de todo o estado, promovendo o compartilhamento de experiências e o reconhecimento de projetos científicos desenvolvidos nas escolas.
A Unioeste foi representada por três instituições: o Centro de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto e o Colégio Estadual Pacaembu, ambos de Cascavel, e o Colégio Estadual Jardim Porto Alegre, de Toledo. Juntas, elas levaram onze projetos que exploraram temas variados, como meio ambiente, saúde, comportamento e ciências humanas.
Durante o evento, os clubes se destacaram e conquistaram importantes premiações:
- 1º lugar na categoria Ciências Humanas com o trabalho “Análise do movimento eugênico no Brasil durante os primeiros anos da década de 1920” (Clube Observatório do mundo contemporâneo, do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre, em Toledo);
- 2º lugar na categoria Comunicação com o trabalho “Quando o bullying acontece? Uma análise sobre conhecer e vivenciar situações de bullying e cyberbullying na escola” (Clube Observatório do mundo contemporâneo, do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre, em Toledo);
3º lugar na categoria Saúde com o trabalho “Alimento seleto – panquecas nutritivas para crianças e adolescentes com seletividade alimentar” (Clube Ceepiências – Centro de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto, em Cascavel).

Além desses, outros projetos foram expostos nas categorias de meio ambiente, educação e tecnologia, como “Papel semente”, “Gestão de resíduos sólidos na escola” e “Macroinvertebrados bentônicos como bioindicadores da qualidade da água do Lago Municipal de Cascavel”.
Para a orientadora pedagógica Eduarda Rodrigues, da UNIOESTE, a participação neste evento foi de grande importância para todos, inclusive para a formação científica dos clubistas, que puderam interagir com visitantes, avaliadores e outros expositores. A premiação conquistada por esses clubes trouxe, além de reconhecimento e de muita alegria, visibilidade aos projetos que estão sendo desenvolvidos.
As conquistas dos clubes reforçam o papel da Unioeste no incentivo à iniciação científica e na formação de jovens pesquisadores comprometidos com a transformação social, com o pensamento crítico e com a construção do conhecimento de forma colaborativa e inovadora.