Primeira edição da Feira de Cultura Científica foi palco para projetos de jovens cientistas do Paraná todo

Os projetos de pesquisa dos clubes de ciências vinculados à Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) estão entre os trabalhos selecionados para a Feira de Cultura Científica (FECCI) 2025. A Feira integra o programa do NAPI – Paraná Faz Ciência e teve sua primeira edição realizada em Curitiba, no Campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR – Sede Neoville), entre 4 e 6 de novembro.
O evento traz grande relevância à Iniciação Científica produzida na Educação Básica e a aprovação dos projetos de Clubes de Ciências articulados pela UFFS é um importante reconhecimento das investigações realizadas nas escolas e das parcerias com professores e pesquisadores da Universidade. A Feira proporciona um espaço de aprendizado e visibilidade para o trabalho de campo e de laboratório desenvolvidos pelos clubistas. Além de o evento em si ser uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento pessoal dos participantes.
PROJETOS SELECIONADOS
A seguir, confira os cinco clubes de ciências ligados à UFFS e os títulos dos nove projetos de pesquisa selecionados para a Feira de Cultura Científica (FECCI) 2025:

O Clube de Ciências Heróis da Sustentabilidade, coordenado por Jeferson da Silva, do Colégio Estadual Presidente Vargas, em Pinhal de São Bento, teve 2 projetos aprovados:
- O herói desconhecido: a importância da presença de crustáceos Aegla parana Schimitt 1942, como bioindicadores na região sudoeste do Paraná;
- Processos erosivos: uma perspectiva sobre os fenômenos de desgaste do solo no Paraná.

De Nova Prata do Iguaçu, o projeto “Captação e reúso de água da chuva no Colégio Estadual José de Alencar’, do Clube de Ciências NPI, coordenado por Juraci de Maria Morais, no Colégio Estadual José de Alencar, foi premiado com o 1º lugar na categoria Década dos Oceanos – SNCT (Semana Nacional de Ciência e Tecnologia) – JOVEM, coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) entre os dias 21 e 26 de outubro.
O Clube de Ciências Aquavida, coordenado por Denice Beal, do Colégio Estadual Arnaldo Busato, em Verê, teve 3 projetos aprovados, são eles:
- Sistema automatizado de irrigação com controle individual de bombas d’água baseado em sensores de umidade – projeto que contou com a orientação do professor Samuel Moraes e obteve o 3º lugar na categoria Desenvolvimento de Produtos Junior);
- A qualidade da água do rio Tigre: um estudo avaliativo em Verê, Paraná;
- Nós propomos! O uso da maquete no estudo das áreas de alagamento em Verê/Pr.

Projeto ‘Quesc – Queijo Artesanal São Cristóvão’, do Clube de Ciências QUESC, coordenado por Maria Aparecida de Almeida Zanlucchi, do Colégio Estadual São Cristóvão, em Manfrinópolis;
Membros do Clube de Ciências Jovens Cientistas Cientistas (Foto/Diego Malahel) Membros do Clube de Ciências Jovens Cientistas Cientistas (Foto/Diego Malahel) Membros do Clube de Ciências Jovens Cientistas Cientistas (Foto/Diego Malahel) Membros do Clube de Ciências Jovens Cientistas Cientistas (Foto/Diego Malahel) Membros do Clube de Ciências Jovens Cientistas Cientistas (Foto/Diego Malahel)
O Clube de Ciências Jovens Cientistas, coordenado por Claudia Gonçalves Machado, do Colégio Estadual Dr. Eduardo Virmond Suplicy, em Francisco Beltrão, teve 2 projetos aprovados:
- Clubes de Ciência como Espaço de Formação: Qualidade do Leite e seus Derivados em Perspectiva – premiado com o 2º lugar na categoria Ciências da Saúde Junior;
- Reaproveitamento de rejeitos orgânicos para produção de adubo: uma experiência no colégio estadual Dr. Eduardo Virmond Suplicy de Francisco Beltrão/Pr.
A FECCI dá uma importante oportunidade de os clubistas submetam seus trabalhos ao crivo científico de uma banca avaliadora, como também os desafia a aprimorar suas habilidades de comunicação científica, explicando métodos e resultados para públicos diversos. O evento consolida o papel do clube de ciências como um motor no desenvolvimento da autonomia investigativa dos jovens e no fortalecimento da articulação entre as universidades e a educação básica do Paraná.
Parabenizamos todos os clubistas e seus professores pela dedicação e pelo excelente trabalho nos projetos!







