Além do hotel de insetos, os estudantes instalaram placas de educação ambiental ao longo do percurso

Os alunos do Clube Raízes da Ciência, do Centro Estadual Florestal de Educação Profissional Presidente Costa e Silva, em Irati, instalaram o primeiro hotel de insetos – construído por eles mesmos – na área florestal do colégio, onde estão localizadas as trilhas. A atividade também incluiu a colocação de placas de educação ambiental ao longo do percurso.
Os hotéis de insetos são estruturas criadas para oferecer abrigo a espécies como abelhas solitárias, joaninhas, borboletas e besouros. Neles, os insetos podem formar ninhos, descansar e se proteger. Para a construção, os estudantes utilizaram materiais naturais coletados por eles, como madeira, bambu, pinhas, galhos e folhas secas.
A atividade foi acompanhada pela professora Mariana Mendes Mirkoski, responsável pelo clube Raízes da Ciência. Além do hotel foram instaladas placas educativas ao longo da trilha, como conta a professora. “As placas servem como uma forma de comunicação, transmitindo ideias, informações e até frases de conscientização. Assim, quando os alunos entram na trilha, e se deparam com as placas, isso faz com que eles leiam e reflitam sobre a mensagem que ela está passando. Todas as placas têm como principal objetivo o uso sustentável das florestas”, explicou.

Samara Porfírio da Luz, de 15 anos, integrante do clube de ciências do colégio, destacou que sua parte favorita da atividade foi a preparação das placas de educação ambiental. Para ela, a experiência prática de produzir as decorações foi o mais marcante. Além disso, a atividade trouxe novos aprendizados sobre o papel dos insetos na natureza. “Aprendi que os insetos têm papéis fundamentais, como a polinização, o controle de pragas e a decomposição da matéria orgânica”, contou a estudante.
Segundo Samara, ela espera que, ao visitarem as trilhas do colégio, as pessoas percebam a importância de respeitar e proteger os insetos e a natureza. “As placas e o hotel são formas de ensinar e mostrar que cada ser vivo tem um papel essencial no meio ambiente”, destacou. A professora Mariana também acredita que essa atividade pode contribuir para a preservação ambiental local.” Muitos insetos vivem solitariamente, outros perdem o seu habitat natural. Dessa forma, a instalação de hotéis de insetos faz com que estes invertebrados possam habitar ambientes com características próximas ao seu habitat natural”, explicou.

O projeto dos estudantes, intitulado “Elaboração de Trilhas Ecológicas para Educação Ambiental em Área de Floresta Nativa do CEFEP Presidente Costa e Silva”, inclusive foi um dos seis trabalhos do colégio selecionados para a Feira de Inovação de Ciências e Engenharias (Ficiencias), ocorrida de 21 a 25 de outubro, em Foz do Iguaçu.
A instalação realizada em setembro foi apenas a primeira etapa. Nos próximos meses, a professora e os alunos pretendem ampliar a atividade com a colocação de mais quatro hotéis de insetos e novas placas de educação ambiental ao longo da trilha do colégio.
Acompanhe mais atividades dos Clubes de Ciências pelo Instagram da Rede de Clubes Paraná Faz Ciência @clubesparanafazciencia e pelo site Paraná Faz Ciência.